Política

"Faremos o que tiver ao nosso alcance para atender Caiado", diz Bolsonaro em Goiânia

Presidente desembarcou nesta sexta-feira (31/5), em Goiânia, onde participa de um evento religioso.
31/05/2019, 11h41

O presidente Jair Bolsonaro (PSL) desembarcou nesta sexta-feira (31/5), em Goiânia, onde participa da Convenção Nacional das Assembleias de Deus Madureira (Conamad). Ele foi recebido pelo governador de Goiás, Ronaldo Caiado (DEM), pelo prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), e outras autoridades. Na recepção, ocorrida no Palácio das Esmeraldas, antes se seguir para a convenção, o presidente concedeu entrevista a alguns jornalistas e declarou que fará o que tiver ao alcance do Governo Federal para atender Caiado frente à gestão do Estado de Goiás. “O estado tem seus problemas, como o Brasil todo, o que tiver ao nosso alcance estaremos prontos para atender Caiado”, declarou Bolsonaro.

Em seguida, o governador de Goiás também enfatizou que expos aos presidente a real necessidade do acesso aos fundos constitucionais. “O presidente foi sensível. No mesmo momento chamou assessoria jurídica, chamou o ministro Onyx Lorenzoni e mandou que realmente elaborasse a medida provisória. Se Deus quiser seremos presenteados com ela aqui na próxima semana pra que a gente comece essa discussão na Câmara dos Deputados, dando aí uma condição para o Estado poder atender todas as demandas de infraestrutura”, comemorou Caiado.

Bolsonaro também agradeceu a “gentileza e hospitalidade” do governo goiano e diz estar “entre amigos”. O presidente também agradeceu ao apoio de Caiado a seu governo e ressaltou que isso o fortalece. Assista abaixo um trecho do pronunciamento:

Também participaram da recepção a primeira-dama e presidente de honra da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), Gracinha Caiado; o arcebispo de Goiânia, Dom Washington Cruz; os deputados estaduais Amauri Ribeiro, Bruno Peixoto, Rafael Gouveia, Amilton Filho, Cairo Salim, Charles Bento, Delegado Eduardo Prado, Delegado Humberto Teófilo, Diego Sorgatto, Henrique César, Iso Moreira, Jefferson Rodrigues, Júlio Pina, Major Araújo, Paulo Trabalho, Rubens Marques e Zé Carapô; além do prefeito de Rio Verde, Paulo do Vale.

O evento contou ainda com a presença do presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Goiás (TJ-GO), Walter Carlos Lemes, procurador-Geral de Justiça, Aylton Flávio Vechi, do ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes, e dos deputados federais Zacharias Calil, Vitor Hugo, Glaustin da Fokus, José Nelto e Professor Alcides, senador Luiz Carlos do Carmo e presidente do Tribunal de Contas dos Municípios, conselheiro Joaquim de Castro.

Bolsonaro assinará concessão da Ferrovia Norte-Sul, anuncia Caiado

Em outro momento da solenidade, Caiado anunciou que Bolsonaro assinará a concessão da Ferrovia Norte-Sul, em Anápolis. A oficialização deve ser feita com a presença do prefeito da cidade, Roberto Naves. “É importante que a gente possa desenvolver esse país, esse Centro-Oeste, e o senhor, presidente, nos deu de presente, uma Ferrovia, que deverá ser assinada a partir do mês de julho, onde ela ligará a região do Mato Grosso, de Água Boa, até a região entre Mara Rosa e Campinorte, fazendo um eixo transversal, a Ferrovia Norte-Sul. Será exatamente a ressurreição do Vale do Araguaia, do Norte goiano, do oeste também e do leste do Mato Grosso”, destacou o governador.

Com a conclusão das obras da ferrovia, Caiado afirma que as regiões do Vale do Araguaia, do Norte e do Nordeste de Goiás passarão a ter perspectiva de crescimento. A construção da FNS teve início em 1987, com objetivo de cortar os estados do Maranhão, Tocantins e Goiás. Inicialmente era prevista extensão de aproximadamente 1.550 quilômetros, de Açailândia, no Maranhão, a Anápolis, Região Metropolitana de Goiânia.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Inscrições do Encceja 2019 terminam nesta sexta-feira

Exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a formação no tempo padrão e querem obter um certificado.
31/05/2019, 11h57

Terminam nesta sexta-feira, 31, as inscrições para o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). A prova aplicada pelo Ministério da Educação (MEC) é gratuita e as inscrições devem ser feitas pela internet, no Sistema Encceja.

O exame é destinado a jovens e adultos que não tiveram oportunidade de concluir a formação no tempo padrão e querem obter um certificado. A prova será realizada no dia 25 de agosto, nos turnos da manhã e da tarde, em 611 municípios brasileiros.

Os interessados no certificado do ensino fundamental precisam ter, pelo menos, 15 anos completos na data da prova. Para o certificado do ensino médio, a idade mínima exigida é de 18 anos.

Provas

O Encceja tem quatro provas objetivas, cada uma com 30 questões de múltipla escolha, e uma redação. No nível Fundamental, a avaliação é feita nestas áreas: Ciências Naturais, Matemática, Língua Portuguesa, Língua Estrangeira Moderna, Artes, Educação Física, Redação, História e Geografia. No nível médio, os exames são: Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens, Redação e Ciências Humanas.

Novidades

Pela primeira vez, o exame terá uma versão em Língua Brasileira de Sinais (Libras). Quem já teve laudo médico aprovado em outras edições não precisa apresentar novo laudo durante a inscrição. Participantes surdos, deficientes auditivos e surdocegos devem indicar, durante a inscrição, se usam aparelho auditivo ou implante coclear. Outra mudança é a necessidade de justificar o motivo da ausência na edição passada.

Imagens: Correio do Estado 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

MEC divulga regras para o Fies do segundo semestre de 2019

Os estudantes interessados no auxílio devem se inscrever no processo seletivo a partir do dia 25 de junho até 1º de julho, exclusivamente na página do Fies.
31/05/2019, 14h00

O Ministério da Educação (MEC) divulgou nesta sexta-feira, dia 31, o regulamento do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies) e do Programa de Financiamento Estudantil (P-Fies) referente ao segundo semestre de 2019. O edital foi publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Os estudantes interessados no auxílio devem se inscrever no processo seletivo a partir do dia 25 de junho até 1º de julho, exclusivamente na página do Fies.

O resultado da pré-seleção na modalidade Fies ou na P-Fies será divulgado em 9 de julho. No primeiro caso, o resultado será constituído de chamada única e de lista de espera. Já o P-Fies terá apenas a primeira chamada.

Os candidatos pré-selecionados na modalidade Fies deverão acessar o FiesSeleção e complementar sua inscrição para contratação do financiamento no referido sistema, no período de 10 a 12 de julho de 2019. A pré-seleção dos participantes da lista de espera ocorrerá no período de 15 a 23 de julho.

Regras

Para concorrer a uma vaga é necessário que o estudante tenha feito uma das edições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), a partir de 2010, com média igual ou superior a 450 pontos, e obtido nota acima de zero na redação.

Para obter o financiamento, o interessado deve possuir renda familiar mensal bruta per capta de, no máximo, três salários mínimos por membro, além de estar matriculado em um curso superior cadastrado no programa e que seja reconhecido pelo MEC. Candidatos inadimplentes com o programa ou que já tenham sido contemplados anteriormente não podem participar.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Fim de semana em Goiânia tem Jota Quest e muito mais

Para quem ainda não sabe o que fazer nestes dias de folga, o fim de semana em Goiânia tem Jota Quest, Sérgio Brito, Fenasul e mais!
31/05/2019, 14h15

Em busca de um bom rolê para curtir neste fim de semana em Goiânia? Então podemos ajudar! Nós aqui do Portal Dia Online preparamos uma listinha com os principais eventos que acontecem na cidade entre os dias 31 de maio e 2 de junho. Marcando o início do mês, a banda Jota Quest se apresenta no Centro de Convenções da PUC.

Ainda rola um showzinho intimista de Sérgio Britto, integrante do Titãs, no Bolshoi Pub. E para quem adora um bom churrasco e a cultura sulista, a Fenasul pode ser uma boa alternativa, já que é considerada a maior feira gaúcha do país e está em seu último fim de semana na capital. Ainda há outras opções para aproveitar! Confira mais detalhes a seguir.

Confira os principais eventos deste fim de semana em Goiânia:

1 – Fenasul, no Master Hall

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

A maior e mais tradicional feira gaúcha do Brasil está de volta para a capital! É a Fenasul Goiânia 2019, que retorna com sua 13ª edição. Ocorrendo entre os dias 23 de maio a 2 de junho, o evento acontece no Master Hall, contando este ano com o inédito Tombo da Polenta, considerado como uma das maiores atrações da cultura italiana e do Rio Grande do Sul. Com isso, a intenção é resgatar um pouquinho da tradição da Itália.

Além disso, a Fenasul Goiânia ainda traz muita gastronomia, artesanato e cultura gaúcha para o público goianiense e todos os interessados. Apenas para se ter ideia, serão mais de 50 expositores, reunindo comerciantes de produtos como queijos, vinhos, salames e erva-mate. Sem contar que ainda serão apresentadas diversas novidades em artesanato, decoração e moda couro. Este é o último fim de semana em Goiânia parra aproveitar o evento!

Clique aqui e confira mais detalhes em nossa agenda cultural.

2 – Sol’Arte Festival, no Teatro Sesc Centro

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução/ Sol’Art Festival

Com realização nesta sexta, 31 de maio, o festival promete ser um evento bem bacana para curtir. O público poderá contar com uma palestra gratuita de Carlos Maltz, com o tema “Massificação, redes sociais, cultura e espiritualidade”. Ainda rola showzinhos com Flor Djá e Santa Rima.

Flor Djá traz um show dançante para celebrar músicas autorais e os grandes sucessos do reggae brasileiro e internacional, com clássicos de Bob Marley, O Rappa, Cidade Negra, Skank, Gilberto Gil, Paralamas, Natiruts e Chimaruts.

Enquanto isso, Santa Rima leva ao palco um espetáculo único! Vozes e rimas se misturam a instrumentais incríveis e criam algo sem igual para os amantes da boa música, incluindo sucessos como o hit A praia, que está tocando em várias rádios do país.

A palestra acontece às 18h e possui vagas limitadas. Flor Djá se apresenta às 19h e Santa Rima, às 20h30. Os ingressos para os shows custam R$ 11,50 (meia) e R$ 23 (inteira), com preços especiais para conveniados ou trabalhadores do comércio. Clique aqui e compre o seu.

3 – Legião Urbana com a banda Quatro Estações, no Bolshoi Pub

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução/ Bolshoi Pub

A banda Quatro Estações se apresenta nesta sexta, 31 de maio, no palco do Bolshoi Pub. A banda promete reviver os maiores clássicos de Renato Russo e banda, em um show empolgante e cheio de energia! Não dá para perder essa!

Os ingressos antecipados custam R$ 30 (meia) e R$ 60 (meia). Na portaria, no dia do evento, por R$ 50 (meia) e R$ 100. Para comprar online, basta clicar aqui.

4 – Show da banda Jota Quest, no Centro de Convenções da PUC

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

E aí, já sabe o que vai fazer neste fim de semana em Goiânia? Se ainda está em dúvida, aqui vai mais uma uma boa dica! A banda Jota Quest, um dos maiores nomes do pop rock nacional, se apresenta em Goiânia no dia 1º de junho (sábado), trazendo o show “Acústico Jota Quest – Músicas Para Cantar Junto”, em sua Tour 2019.

O show acontece no Centro de Convenções da PUC a partir das 22 horas. O público poderá esperar pelos maiores clássicos do grupo em uma versão “desplugada”, sem contar que ainda existem faixas que foram compostas especialmente para o projeto.

Clique aqui e confira mais detalhes em nossa agenda cultural.

5 – Show de Sérgio Britto, no Bolshoi Pub

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

Se você ainda não se organizou mas não pretende ficar em casa neste fim de semana em Goiânia, temos aqui outra excelente opção! O cantor, compositor e instrumentista Sérgio Britto, integrante da banda Titãs, se apresenta em Goiânia no dia 1º de junho, no palco do Bolshoi Pub.

Trazendo clássicos do rock, estará acompanhado de banda e interpretará sucessos do rock nacional e internacional, passando por Legião Urbana, Paralamas do Sucesso, The Beatles, The Clash, Ramones e, é claro, tudo isso sem deixar de lado os maiores sucessos dos Titãs.

Clique aqui e confira mais detalhes em nossa agenda cultural.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Corpo é encontrado com perfurações, em Rio Verde

Não há até o momento informações sobre a autoria e motivação do crime.
31/05/2019, 14h21

O corpo de um homem de 32 anos foi encontrado com perfurações nas costas na manhã desta sexta-feira (31/5) por moradores do bairro Promissão, em Rio Verde. O delegado titular do Grupo de Investigação de Homicídios (GIH) de Rio Verde, Adelson Candeo Júnior, afirmou que a vítima foi identificada como Thiago Garcia Duarte.

De acordo com o delegado, por volta das 6h desta sexta-feira, moradores da região encontraram o corpo da vítima e chamaram a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO). “A polícia militar foi a primeira a chegar, nossa equipe chegou no local por volta das 7h para levantar as informações sobre o homicídio”, explica Adelson Candeo.

O titular do GIH afirmou que a vítima era usuária de drogas e estava na companhia de outros usuários no momento que foi assassinado. “Nosso agente que fez a perícia identificou duas perfurações, não são cortes, são perfurações mesmo nas costas do Thiago, feitas por uma faca”, conta o delegado. Após a perícia no local, o Instituto Médico Legal (IML) de Rio Verde fez a remoção do cadáver do local.

Morte de Thiago é terceira registrada na cidade com as mesmas características de outras duas

Adelson Candeo informou que esse não foi o primeiro homicídio com essas características ocorridos na cidade nos últimos dias e em locais usados geralmente pelos usuários dos entorpecentes. “Esse é o terceiro caso que nós registramos onde usuários de drogas estão reunidos e que acabaram em mortes na cidade com o uso de arma branca. Então acredito que o autor destes crimes esteja entre eles”, narra o investigador.

O delegado acredita que Thiago teve um desentendimento com o suspeito e acabou esfaqueado pelo indivíduo. Conforme o titular do GIH, a polícia investiga o caso e ainda não há informações sobre a autoria e a motivação do crime.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.