Política

Temer se apresenta à Polícia Federal em São Paulo

No julgamento, foram analisados a liminar concedida por Athié em março e o pedido, feito pelo Ministério Público Federal, para que a prisão fosse restabelecida.
09/05/2019, 15h50

O ex-presidente Michel Temer (MDB) se entregou na tarde desta quinta-feira, 9, na superintendência da Polícia Federal em São Paulo, para o cumprimento da prisão preventiva no âmbito da Operação Descontaminação, braço da Lava Jato no Rio. O emedebista partiu em um carro, de sua residência, no bairro de Alto de Pinheiros, zona oeste, e seguiu rumo à sede da PF em São Paulo, na Lapa. Pouco antes da partida, chegou à casa o advogado do ex-presidente, Eduardo Carnelós.

Seus advogados pediram para que ele fique em uma Sala de Estado Maior no Quartel General da Polícia Militar, em São Paulo. A juíza substituta da 7ª Vara do Rio de Janeiro, Caroline Figueiredo, havia dado até 17h horas para que o emedebista se entregasse e encaminhou o pleito sobre o local da prisão à PF e ao Tribunal Regional Federal da 2ª Região.

A defesa do ex-presidente apresentou hoje um pedido de habeas corpus no Superior Tribunal de Justiça. A relatoria do processo no STJ ainda não foi definida, mas há uma expectativa de que o habeas corpus seja encaminhado para o ministro Antonio Saldanha, segundo apurou o Broadcast Político, sistema de notícias em tempo real do Grupo Estado.

A revogação da liminar que havia suspendido a prisão preventiva foi definida por 2 votos a 1 da turma de desembargadores. No julgamento, foram analisados a liminar concedida por Athié em março e o pedido, feito pelo Ministério Público Federal, para que a prisão fosse restabelecida. Athié, o relator, votou pela manutenção da liberdade dos dois, mas o desembargador Abel Gomes, que é o presidente da turma, votou pela prisão. Paulo Espírito Santo acompanhou o voto de Gomes.

“Tudo aqui, desde o início, tem rabo de jacaré, pele de jacaré e boca de jacaré. Não pode ser um coelho branco”, disse o desembargador Abel Gomes, ao votar pelo retorno de Temer e do coronel Lima à prisão da Lava Jato.

“Concedo a oportunidade de se apresentarem espontaneamente à Autoridade Policial Federal mais próxima dos seus domicílios até às 17:00 horas de hoje. Decorrido in albis esse prazo, determino que os mandados de prisão sejam imediatamente cumpridos pela Polícia Federal, atentando-se, quanto ao uso de algemas, para o disposto na Súmula Vinculante 11 do Supremo Tribunal Federal”, escreveu.

A juíza pede ainda em seu despacho uma consulta ao TRF2 e à Polícia Federal em São Paulo acerca da possibilidade de manter o ex-presidente preso em São Paulo, local de sua residência, com base no que dispõe o artigo 103 da Lei de Execução Penal, que trata da permanência do preso em local próximo ao seu meio social e familiar. O emedebista pediu para ficar em uma Sala de Estado Maior no Quartel General da Polícia Militar em São Paulo.

“Caso haja autorização por parte da 1ª Turma Especializada do Eg. Tribunal Regional Federal da 2ª Região para o cumprimento da prisão preventiva no Estado de São Paulo, oficie-se à Superintendência da Polícia Federal de São Paulo para que informe se tem condições de custodiá-lo”, anotou.

No mesmo despacho, a juíza pede também a prisão de João Baptista Lima Filho, o coronel Lima, que seria o operador do esquema.

Operação Descontaminação

Temer e coronel Lima foram presos preventivamente em 21 de março, na Operação Descontaminação, por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7.ª Vara Federal Criminal do Rio. Ambos foram libertados no dia 25 daquele mês por decisão liminar (provisória) do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF-2. A Descontaminação é desdobramento da Operação Lava Jato no Rio.

A investigação envolve obras na usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear, em que teria havido desvios de R$ 1,8 bilhão, de acordo com o Ministério Público Federal.

A acusação teve como base depoimento do engenheiro José Antunes Sobrinho, dono da Engevix, que firmou acordo de delação premiada, e investigações sobre Angra 3. Temer é acusado de chefiar uma organização criminosa que teria negociado R$ 1,8 bilhão em propinas relacionadas às obras. As acusações são dos crimes de corrupção, peculato e lavagem de dinheiro. O emedebista é réu neste caso – em 2 de abril, Bretas abriu ações penais contra acusados na Descontaminação.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

"Preta gorda!", xinga mulher em briga de bar no Setor Bueno, em Goiânia; veja vídeo

Na confusão, que ocorreu na madrugada de hoje (9/5) no Tainá-Kan Bar, no Setor Bueno, uma mulher tenta agredir outra com uma cadeira, enquanto grita ofensas racistas.

Por Ton Paulo
09/05/2019, 16h27

Um desentendimento ocorrido na madrugada desta quinta-feira (9/5) num badalado bar localizado no Setor Bueno, em Goiânia, terminou numa briga com ofensas racistas e tentativa de agressão física. A confusão, registrada em vídeo por um dos presentes no bar no Setor Bueno, mostra uma das mulheres envolvidas gritando “Preta gorda! Sua gorda escrota!” enquanto tenta pegar uma cadeira para agredí-la.

A confusão ocorreu no Tainá-Kan Bar, localizado na Avenida T-1, no Setor Bueno. Conforme visto no vídeo, uma das mulheres parte para cima da outra, e tenta por duas vezes pegar uma cadeira para, aparentemente, agredir o desafeto com ela. Entretanto, enquanto um dos homens no meio da confusão segura a mulher, os outros dois tentam separar a briga.

A mulher continua gritando diversas ofensas e ameaças. Entre elas, é possível ouvir ela proferindo injúrias raciais contra a outra mulher, como “preta gorda” e “gorda escrota”.

Ao Dia Online, o proprietário do Tainá-Kan Bar contou como tudo ocorreu. Segundo ele, a confusão começou por volta de 1h da manhã de hoje, quinta-feira (9/5). Ele conta que eram dois casais sentados na mesma mesma, o que indica que eles já se conheciam. Num determinado momento, as duas mulheres se desentendem e começam a discutir.

É nesse momento que elas levantam e partem pra briga. O dono do bar contou ainda que logo depois eles saíram e foram para o outro lado da rua, onde a briga continuou.

Questionado se havia funcionários no momento que pudessem intervir, ele respondeu: “Como?! Eram quatro brigando!”.

A polícia não chegou a ser acionada e os brigões foram embora logo depois.

Vídeo registra a briga de bar no Setor Bueno

Um vídeo feito por um dos presentes no bar no momento da briga foi feito. Enquanto ele filma, é possível ouvi-lo dizer: “Racismo é crime, o negão ta certo!”.

Veja abaixo o momento da briga:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Contratações irregulares geram mais uma ação contra ex-governador Marconi Perillo

Governo permitiu a contratação de funcionários temporários com processo simplificado, cargos que precisam de concurso público para o preenchimento das vagas.
09/05/2019, 16h54

O ex-governador Marconi Perillo (PSDB) e os ex-secretários estaduais de Gestão e Planejamento, Leonardo Moura Vilela e Thiago Mello Peixoto da Silveira e de Segurança Pública, Joaquim Cláudio Figueireido Mesquita foram acionados pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO) por improbidade administrativa. A ação movida contra os quatros é em razão da promoção de processos seletivos simplificados para o preenchimento de vagas na saúde e no sistema carcerário, sem concurso público e efetuar contratações irregulares.

Autor da ação, o promotor de Justiça Fernando Krebs, afirmou que em setembro de 2012, a atinga Agência Goiana do Sistema de Execução Penal recebeu autorização para contratar 297 funcionários temporários para vários cargos. Na ocasião, as vagas para serem ocupadas eram destinadas a odontólogos, técnicos de enfermagem e radiologia, clínico geral, psiquiatra, ginecologista, radiologista, enfermeiro psicólogo, assistente social, odontologia, nutricionista, farmacêutico, terapeuta ocupacional, fisioterapeuta e educador físico.

Entretanto mesmo com a autorização para as 297 vagas, com um ano de contrato para os servidores temporários, outros dois processos simplificados para compor o quadro de profissionais foram feitos na gestão do ex-governador, baseado no primeiro processo elaborado para o preenchimento das vagas.

Além das contratações para o sistema penal, outras irregularidades do mesmo modelo foram encontradas na gestão do ex-secretário Leonardo Vilela, ao propor um processo simplificado para o provimento de 88 vagas para analistas e 23 para técnicos do sistema de saúde penitenciário. Na época o governo estadual afirmou que não existiam candidatos concursados para atuar nas funções e foi estipulado um prazo de três anos de contrato.

Ex-secretários promoveram processos simplificados para contratações irregulares

Em 2015 foi a vez do ex-secretário de Segurança Pública e Administração Penitenciária, pediu através de decreto a autorização para contratação de aproximadamente 297 servidores da saúde em caráter de substituição. E ainda requereu que a Superintendência da Escola de Governo autorizasse quantos processos seletivos fossem necessários para o preenchimento das vagas.

O ex-secretário Thiago Peixoto também foi acionado pelo Ministério Público do Estado de Goiás (MPGO), autorizou a contratação de servidores irregulares, mesmo após ser informado que os termos não atendiam o requisito relativa à necessidade temporária, pois o objetivo era apenas para substituir os temporários sem a existência de concurso público.

A ex-Agência Goiana do Sistema de Execução Penal pediu em 2013 a abertura de concurso público para substituir 297 funcionários, mas declarou um deficit de 381 vagas para analista de saúde e 158 para técnico de saúde, que permitiu abrir um processo administrativo por desinteresse do executivo estadual em promover um concurso público, que até a data de hoje não foi concluído.

Em razão da negligência e da omissão da gestão anterior, o MPGO solicitou uma liminar para bloquear os bens de todos os envolvidos, além de estabelecer multa e outras sanções por improbidade administrativa no valor de R$ 1.277.174,00 e do ex-governador no valor de R$ 2.505.250,00.

Via: MPGO 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Policial militar de folga impede assalto a posto de gasolina, em Trindade

Após comparsa ser baleado, o outro fugiu na moto utilizada durante a tentativa de assalto.
09/05/2019, 17h02

Uma tentativa de assalto a um posto de gasolina na GO-060,  foi frustrada na hora do almoço nesta quinta-feira (9/5) no Setor Pontakayna, em Trindade, região metropolitana da capital, por um policial militar de folga.

De acordo com a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), os suspeitos chegaram em uma motocicleta e anunciaram o assalto ao estabelecimento comercial. O que os rapazes não suspeitavam era que no estabelecimento comercial tivesse um policial militar de folga, que ao ver a ação dos indivíduos reagiu ao roubo.

O pm de folga sacou a arma e atirou contra um dos suspeitos que foi atingido na região do tórax. Após balear um dos suspeitos da tentativa de assalto, o comparsa dele fugiu do local. O rapaz baleado foi socorrido pelas equipes do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CBMGO) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (Samu) que levou o ferido para o Hospital de Urgências da Região Noroeste Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol).

O jovem baleado foi identificado como Joab Nunes Ribeiro dos Santos, de 19 anos. A reportagem entrou em contato com o Hugol em busca de informações sobre o estado de saúde do rapaz e aguarda uma resposta por parte do hospital.

Vídeo mostra o momento em que o suspeito é baleado pelo policial militar na tentativa de assalto

Dia Online teve acesso a um vídeo que mostra o momento que o dois indivíduos chegam para roubar o estabelecimento comercial. Nas imagens mostram os dois suspeitos quando chegam na moto e vão em direção a um frentista que está abastecendo uma caminhonete de cor preta.

Enquanto Joab tenta pegar os pertences e dinheiro com o frentista, o policial militar de folga reage e atira contra o rapaz, que cai no chão. Assista o vídeo da ação dos suspeitos e o momento que o pm de folga atinge um deles: 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

Restaurantes românticos em Brasília: lugares para um jantar a dois

Em busca de um programinha diferente para fazer a dois? Brasília conta com restaurantes acolhedores e intimistas que garantem um bom jantarzinho romântico.
09/05/2019, 17h45

Está em busca dos melhores restaurantes românticos em Brasília? Então podemos dar aquela ajudinha! Seja para um primeiro encontro, um pedido de casamento ou simplesmente para fugir da rotina, os casais brasilienses podem contar com lugarzinhos bastante especiais e que oferecem experiências incríveis, tanto no que tange a culinária quanto no que abrange o visual.

Isso porque, além de cardápios da mais alta gastronomia, muitos restaurantes ainda contam com ambientes sofisticados e que inspiram ares internacionais. Os detalhes são apaixonantes e capazes de transformar um simples jantar a dois em uma experiência ainda melhor!

Apesar desse climinha mais romântico, vale mencionar que os restaurantes aqui listados acolhem todos os tipos de públicos, desde grupos de amigos até famílias! O que vale é aproveitar! Dá uma olhada!

Conheça os melhores restaurantes românticos de Brasília:

1 – Villa Tevere

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

O Villa Tevere é um dos mais belos restaurantes românticos em Brasília, oferecendo um espaço sofisticado e aconchegante, dispondo ainda de uma adega variada e muita arte espalhada por seus ambientes.

Presente na capital federal desde 1999, nasceu com o nome de Trastevere Ristorante, no entanto, foi preciso mudar para o nome atual em 2001. Os chefs da casa possuem experiência de mais de 22 anos na gastronomia, liderando a culinária italiana servida no restaurante.

Apenas para se ter ideia, o lugar é dividido em quatro ambientes lindos e confortáveis. No térreo há um espacinho cheio de flores e com um belo chafariz antigo. Enquanto isso, o andar superior conta com duas salas de jantar, sendo uma mais reservada para até 22 pessoas. Cores quentes, obras de arte e tranquilidade compõem o ambiente! Perfeito para ir a dois! Clique aqui e confira o cardápio.

Horário de atendimento: segunda, das 19h30 às 23h30 / terça a quinta, das 12h às 15h e das 19h30 às 23h45 / sexta e sábado, das 12h às 15h e das 19h30 às 00h45 / domingo, das 12h às 15h

Telefone: (61) 3345-5513

Endereço: Asa Sul Comércio Local Sul 115 Bloco A – Asa Sul, Brasília – DF, 70385-510

2 – Restaurante Santé 13

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Mais uma excelente opção entre os restaurantes românticos em Brasília, o lugar é bastante agradável e aconchegante. Por ali é possível encontrar uma boa fusão de sabores internacionais, com pratos sofisticados e que atendem até aos paladares mais exigentes.

Além disso, ainda é possível desfrutar de uma carta de vinhos e drinques selecionados que são verdadeiras delícias. No que tange o ambiente, é possível encontrar uma decoração rústica-contemporânea e durante a noite, a iluminação fica mais baixa e pode ser feita por velas. Caso seja de sua preferência, também há possibilidade de escolher mesinhas ao ar livre, em meio a árvores e plantas.

Destaque também para o atendimento da casa, que é sempre bastante cordial e pronto para bem atender, ajudando os clientes no momento da escolha de seus pratos. Vale a pena conhecer! Confira o cardápio clicando aqui.

Horário de atendimento: segunda a quarta, das 12h às 23h / quinta, das 12h às 00h / sexta e sábado, das 12h à 1h / domingo, das 12h às 17h

Telefone: (61) 3037-2132

Endereço: Asa Norte Comércio Local Norte 413 – Brasília, DF, 70876-510

3 – Limoncello Ristorante

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Com um ambiente perfeito para ir a dois, este é um restaurante italiano em Brasília, com temas clássicos europeus que o transformam em um lugarzinho sofisticado e único. A decoração é linda e capaz de encantar a qualquer um.

Com climinha romântico, é possível viver uma verdadeira experiência gastronômica, já que a cozinha da casa serve pratos requintados e com receitas tradicionais. Para deixar tudo ainda melhor, pedir um vinho pode ser a escolha perfeita!

A casa oferece uma carta com vinhos seletos, de rótulos nacionais e internacionais. Destaque também para o menu executivo, que conta com opções deliciosas no prato principal e sobremesas surpreendentes! Confira o cardápio.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h / domingo, das 12h às 16h

Telefone: (61) 3226-3208

Endereço: Asa Sul Comércio Local Sul 402 Lj 33 – Asa Sul, Brasília – DF, 70236-510

4 – La Tambouille

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

O La Tambouille é um dos verdadeiros ícones da gastronomia paulistana, combinando charme e muita elegância a uma cozinha única e que apresenta linha franco-italiana. Inaugurado em 1971, os clientes encontram pratos bem elaborados e criativos, em combinações inusitadas e que agradam a todos os gostos.

O ambiente é simplesmente impecável, com atendimento cordial e mesas aconchegantes. É possível encontrar dois espacinhos diferentes, com decorações que lembram as famosas vilas italianas. Sem dúvida, um dos melhores restaurantes românticos em Brasília! Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 11h às 23h / sexta e sábado, das 12h às 00h / domingo, das 12h às 18h

Telefone: (61) 3047-5925

Endereço: SAI/SO Área 6580, Loja 249 R – Guará, Brasília – DF, 71219-900

5 – Restaurante La Chaumière

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Restaurante francês, conta com cozinha clássica que serve pratos preparados sempre com ingredientes frescos e da mais alta qualidade, garantindo o sabor! O cardápio é variado e apresenta pratos para todos os gostos.

O lugar também é bastante agradável e conta com decoração encantadora, com um climinha mais romântico, embora atenda a todos os públicos. Vale mencionar ainda o atendimento da casa, sendo possível ser atendido pelo próprio chef que está sempre disposto a ajudar na escolha de seu pedido.

Horário de atendimento: segunda a sexta, das 12h às 15h e das 19h às 00h / sábado, das 19h às 00h / domingo, das 12h às 15h

Telefone: (61) 3244-3875

Endereço: Comércio Local Sul 408, s/n, Asa Sul Comércio Local Sul 408 Loja 13 – Asa Sul, Brasília – DF, 70257-510

6 – Cantucci Bistrô

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Também considerado como um dos melhores restaurantes românticos em Brasília, o Cantucci traz em seu cardápio o que há de melhor da culinária mediterrânea, com massas, risotos e queijos para todos os gostos, carregando ainda aquele delicioso toque italiano em seus pratos.

O ambiente é incrível, com iluminação clara e decoração de encher os olhos, com plantinhas por todos os lados, sem falar no som ambiente de jazz, responsável por deixar a experiência mais agradável. Contemporâneo, o restaurante oferece um climinha bem intimista, representando a escolha perfeita para um jantar a dois. Clique aqui e confira o cardápio.

Horário de atendimento: segunda, das 12h às 15h / terça a sábado, das 12h às 15h e das 18h às 23h / domingo, das 11h30 às 17h

Telefone: (61) 3328-5242

Endereço: Setor Comercioal Norte Quadra 403 Bloco E, Loja 03, Asa Norte Comércio Local Norte 403 – Brasília, DF, 70835-550

7 – Trattoria da Rosario

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Presente em Brasília desde 2003, a Trattoria do Rosario conta com uma cozinha que combina sabor e simplicidade, características que se transformaram na marca da casa. Representando atualmente um dos restaurantes mais premiados da capital federal, o local oferece um ambiente único, com todo o requinte e elegância.

O menu é formado pelo que há de melhor da culinária italiana, com pratos bem elaborados e que atendem a todos os gostos. Com um climinha romântico, os casais podem aproveitar para desfrutarem de momentos mais juntos, onde o ambiente viabiliza boas conversas e uma experiência gastronômica incrível!

Horário de atendimento: terça a sexta, das 12h às 15h e das 19h30 às 00h / sábado, das 12h às 16h e das 19h30 às 00h / domingo, das 12h às 17h

Telefone: (61) 3248-1672

Endereço: 213/215 Edifíci Fashion Park Bl. H, s/n, SHIS QI 17, Brasília – DF, 71645-000

8 – Grand Cru

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Outra excelente opção entre os restaurantes românticos em Brasília, o Grand Cru é uma rede requintada que oferece vinhos. São diversos rótulos e safras sugeridos por especialistas e clubes do vinho. Além disso, os clientes ainda encontram um cardápio com boas comidas para harmonizar, sem falar que a casa ainda serve um café da manhã divino! O ambiente é aconchegante e perfeito para ir a dois.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 00h30 (os horários podem ser diferentes de acordo com a unidade)

Telefones: 

  • (61) 3368-6868
  • (61) 3541-6991

Endereços: 

  • SHIS QI 09/11 Bloco L Loja 06, St. de Habitações Individuais Sul – Lago Sul, Brasília – DF, 71625-205
  • SCLS 412 Bloco B loja 6, Asa Sul Comércio Local Sul 412 – Asa Sul, Brasília – DF, 70278-520

9 – Oliver

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

O Oliver é uma boa escolha para quem pretende fugir um pouquinho da rotina. Encontrado no tradicional Clube de Golfe de Brasília, oferece uma vista pra lá de charmosa, com um clima campestre e ambiente em meio a pinheiros e grama verde, deixando qualquer jantar à luz de velas ainda mais encantador.

Embora se encaixe no grupo de restaurantes românticos, além de casais, o ar descontraído do restaurante ainda atrai grupos de amigos, famílias e reuniões de negócios. No cardápio é possível encontrar variedade, apresentando ainda algumas iguarias como carne de avestruz e lagosta grelhada, além de antepastos e paella. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda, das 12h às 16h / terça a sábado, das 12h às 00h / domingo, das 12h às 17h

Telefone: (61) 3323-5961

Endereço: St. de Clubes Esportivos Sul Trecho 2 Clube de Golfe de Brasília Lote 02 – Asa Sul, Trecho – DF, 70200-002

10 – Gero

restaurantes românticos em Brasília
Foto: Reprodução

Restaurante italiano, é um dos mais tradicionais de Brasília, oferecendo um ambiente moderno e bastante sofisticado. A decoração lembra os bistrôs italianos, com quadros espalhados pelas paredes. Um verdadeiro clássico, oferece uma das melhores experiências gastronômicas da capital, com pratos deliciosos e que atendem a todos os gostos.

Destaque também para a carta de vinhos da casa, que conta com rótulos variados e de diferentes origens. Entra para a lista de restaurantes românticos e é uma boa alternativa para quem está em busca de um jantarzinho a dois. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 12h às 15h e das 19h às 23h / sexta, das 12h às 15h30 e das 19h à 1h / sábado, das 12h às 17h e das 19h à 1h / domingo, das 12h às 17h e das 19h às 22h

Telefone: (61) 3577-5520

Endereço: Lote A, Shin Ca 4 Ca 5, 22 – Lago Norte, Brasília – DF, 71503-504

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.