Goiás

Com playground e pista de caminhada, praça é entregue à população do Parque Atalaia

“Toda semana estamos entregando ou lançando uma nova obra em nossa cidade”, destacou o prefeito Gustavo Mendanha.
12/06/2019, 09h50

Moradores do Parque Atalaia foram beneficiados com mais uma opção de lazer. Nesta terça-feira (11/6) a Prefeitura de Aparecida de Goiânia, por meio da secretaria de Desenvolvimento Urbano, realizou a entrega da Praça Dona Nedina Silvestre Siqueira que a partir de agora poderá ser utilizada para a prática de atividades físicas e convivência.

O prefeito Gustavo Mendanha destacou o trabalho que a prefeitura tem realizado em prol da comunidade. “Toda semana estamos entregando ou lançando uma nova obra em nossa cidade”, disse. Segundo ele, Dona Nedina deixou um exemplo. “Feliz por essa homenagem”.

“Estamos trabalhando contra a crise e entregando obras. Vamos reconstruir ou construir mais de 100 praças até o final da nossa gestão. E por isso temos lutado em busca de recursos, seja próprios ou por meio de emendas para que possamos melhorar cada vez mais a qualidade de vida dos moradores de Aparecida”, disse o prefeito.

Presente na solenidade, o atual secretário estadual de indústria e comércio Wilder Morais destinou recursos para obra enquanto senador da república. “Tenho uma história com Aparecida de Goiânia. Aqui tive a honra de também participar da revitalização da Praça da Matriz. Estou feliz de estar ao lado deste jovem prefeito que tem realizado um excelente trabalho no município”, declarou.

Nova praça em Aparecida de Goiânia dispõe de 2,4 mil metros quadrados

O espaço recebeu o nome de uma importante moradora da região. Nascida em Aparecida de Goiânia, Dona Nedina desenvolveu durante muitos anos trabalho social importante na região, além de ser uma das fundadoras da Comunidade Nossa Senhora da Guia, que hoje é Paróquia São José. Ana Amélia Siqueira é filha de Dona Nedina e não esconde a emoção de ter o nome da mãe imortalizado no setor onde ela deixou a marca da solidariedade. “Ficamos muito orgulhosos porque participamos da história dela e sabemos o quanto esse lugar foi importante para ela. O meu avô nasceu aqui, minha mãe nasceu aqui e todos os 15 filhos também. É uma grande honra para todos nós”, declara.

A praça conta com pista de caminhada, playground, academia aberta e paisagismo que foram divididos em 2,4 mil metros quadrados. O secretário de Desenvolvimento Urbano, Max Menezes, destacou que a SDU tem trabalhado em diversos projetos para ampliar o número de praças na cidade e também embelezar as principais vias do município, que já estão sendo contempladas com moderno projeto paisagístico. “Somos cerca de mil servidores à disposição para cuidar da cidade, construindo praças, fazendo a roçagem, limpando terrenos baldios e executando outros serviços. Temos uma equipe completamente comprometida com a comunidade. Isso é ter responsabilidade com a administração”, disse.

Participaram da inauguração, vereadores, secretários, familiares de Dona Nedina e moradores da região que aproveitaram o momento para lazer.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Próximos dias no Centro-Oeste serão de manhãs frias e tardes de muito calor 

Segundo os meteorologistas, não há previsão de chuva para a região pelo menos até a próxima segunda-feira (17/6).
12/06/2019, 11h21

A previsão para os próximos dias em todo o Centro-Oeste é de manhãs e noites frias e tardes de muito calor, devido a predominância de uma massa de ar seco na região. Esta quarta-feira (12/6), segundo previsão do site ClimaTempo, será de sol forte e tempo seco. Como a temperatura na região está em elevação, o começo da manhã e a noite serão frios, mas a tarde deve ser quente.

Segundo a previsão, a tendência para os próximos dias é de sol, tempo seco e com subsidência do ar. Nas horas mais quentes dos dias a umidade relativa do ar fica entre 25% e 35% em quase todas as áreas da região. Meteorologistas explicam que, com o tempo aberto, com poucas nuvens e a umidade no ar baixa, o sol esquenta a superfície mais rápido, elevando a temperatura.

Já durante a noite, devido a falta de nuvens, a superfície perde calor mais rápido e perde a temperatura rapidamente, resultando em frio. Ainda de acordo com o ClimaTempo, não há previsão de chuva para o Centro-Oeste pelo menos até a próxima segunda-feira (17/6).

Ar seco e frio no Centro-Oeste

No início de junho, os goianos foram surpreendidos com as temperaturas baixas, principalmente pelas manhãs, onde foram registrados de 9ºC a 15ºC. Na última semana, Goiás e Mato Grosso registraram os menores índices de umidade relativa, que ficaram perto dos 25% no sul destes estados. No mesmo período, as manhãs em Goiânia e Brasília foram as mais frias do ano. Foram registradas temperaturas abaixo dos 10°C em áreas do sul de Goiás.

Veja abaixo outras cidades que bateram recorde de frio no Centro-Oeste:

  • Maracaju (MS): 6,0°C
  • Rio Brilhante (MS): 6,7°C
  • Água Clara (MS): 7,1°C
  • Jataí (GO): 7,6°C
  • Cassilândia (MS): 7,7°C

Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília já bateram seus recordes de frio para 2019.

Via: Climatempo 
Imagens: A Cidade ON 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Trânsito

Carro invade drogaria no Setor Coimbra, em Goiânia, e deixa local destruído

Apesar do grande susto, não há informações de feridos.

Por Ton Paulo
12/06/2019, 11h31

Um drogaria no Setor Coimbra, em Goiânia, ficou com o interior destruído depois que um carro desgovernado invadiu o recinto no início da manhã desta quarta-feira (12/6). Apesar do grande susto, ainda não há informações de feridos.

O caso aconteceu nesta manhã em uma unidade da Drogasil localizada na Avenida Castelo Branco, próximo à Praça Ciro Lisita, no Setor Coimbra. Em informações levantadas pela reportagem do Dia Online, a condutora do veículo modelo Golf teria perdido o controle da direção e entrado no estabelecimento. Não há registro de feridos.

Conforme a Secretaria Municipal de Trânsito Transporte e Mobilidade (SMT), nenhuma equipe chegou a ser deslocada, uma vez que não houve nenhum dano ou desequilíbrio da via pública ou do tráfego no local. A reportagem tentou contato com a drogaria, mas até o fechamento desta matéria, as ligações não foram atendidas.

Veja as fotos de como ficou a drogaria após a invasão do carro desgovernado:

Além de carro que invadiu drogaria no Setor Coimbra, outro matou uma pessoa em Anápolis

Em fevereiro deste ano, um entregador de uma farmácia de Anápolis, a cerca de 58 quilômetros de Goiânia, morreu depois de ser atingido por uma caminhonete desgovernada. Com o impacto, Marlon Régis Santana de Souza, de 43 anos, que estava na porta do estabelecimento, foi arremessado para dentro da loja. O acidente ocorreu na noite de domingo (24/2), quando o homem entrava no carro para ir embora após o expediente.

Imagens das câmeras de segurança da farmácia na época (veja aqui) registraram o exato momento em que o homem, que saía do trabalho, é atingido pelo carro. No vídeo é possível ver uma caminhonete preta desgovernada pela Avenida Brasil, local do acidente, que em seguida atinge o carro que Marlon Régis entraria.

Além de Marlon, uma cliente da farmácia também foi atingida, mas não se feriu com gravidade. Já a mulher do entregador, que o aguardava dentro do carro, precisou ser levada ao hospital, mas não teve risco de morrer, de acordo com a família.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Selecionados no Sisu podem fazer matrícula a partir de hoje

Prazo vai até o dia 17. Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.
12/06/2019, 11h35

Os estudantes selecionados na chamada regular do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) podem, a partir de hoje (12/6), fazer matrícula nas instituições de ensino para as quais foram selecionados. O prazo vai até o dia 17. Cabe aos candidatos verificar os dias, horários e locais de atendimento definidos por cada instituição em edital próprio.

O resultado da chamada única do Sisu foi divulgado segunda-feira (10/6) e está disponível no site do programa.

Os estudantes selecionados podem pleitear auxílio para pagar transporte, moradia e outras despesas nas próprias instituições de ensino superior, de acordo com determinados critérios, como renda familiar. Os programas de assistência estudantil são implementados diretamente pelas instituições.

Lista de espera

As vagas que não forem preenchidas serão ofertadas para os estudantes em lista de espera. Quem não foi selecionado em nenhuma das duas opções de curso feitas na hora da inscrição na chamada única e quiser integrar a lista tem até o dia 17 para fazer a adesão, no site do Sisu.

O candidato deve acessar o sistema e, em seu boletim, clicar no botão que corresponde à confirmação de interesse em participar da lista de espera do Sisu. O estudante poderá manifestar interesse para a primeira ou segunda opção de curso. Ao finalizar a manifestação, o sistema emitirá uma mensagem de confirmação.

Esses estudantes serão convocados a partir do dia 19. A convocação para a matrícula será feita pelas próprias instituições de ensino. Nessa etapa caberá aos próprios candidatos acompanhar a convocação na instituição na qual estiverem pleiteando uma vaga.

Sisu 2019

Nesta edição, o Sisu oferece 59.028 vagas em 76 instituições públicas de ensino em todo o país. A seleção é feita com base no desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2018. Para participar é preciso ter obtido nota acima de zero na redação do exame. Ao todo, 640.205 estudantes se inscreveram no programa, de acordo com balanço divulgado pelo MEC.

Imagens: Rede Tiradentes 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Operário morre após cair de andaime em 5º andar de prédio, em Águas Claras

Dois homens trabalhavam no andaime no quinto andar de um prédio, e sofreram queda de uma altura de 15 metros.

Por Ton Paulo
12/06/2019, 12h31

Dois operários caíram de um andaime e um deles morreu na manhã desta quarta-feira (12/6), em Águas Claras, região do Distrito Federal (DF). Os homens trabalhavam no andaime no quinto andar de um prédio, e a queda foi de uma altura de 15 metros.

Conforme adiantado por um veículo local, um dos operários conseguiu se segurar na estrutura do 4º andar e foi levado para o Hospital Regional de Taguatinga (HRT) consciente, orientado, com suspeita de fratura no braço esquerdo. Já o outro não teve a mesma sorte.

Um encarregado no prédio ao lado da obra, Rodrigo Figueiredo, conta que a situação foi de pânico no momento da queda dos operários. Segundo ele, alguns colegas da obra choravam e gritavam frases como “Eu avisei!”.

Uma mulher que mora no prédio em frente relatou ter visto um dos cabos de aço do andaime onde os operários estavam se romper. De acordo com ela, o trabalhador que estava na esquerda passou por cima do da direita e caiu. “Eles estavam com o cinto de segurança, mas se soltou. Isso foi no 5º andar e o andaime desceu até o 4º andar”, conta.

Além de caso de Águas Claras, queda de elevador com 16 pessoas dentro foi registrado este ano, em Brasília

No dia 13 de março deste ano, um grupo de pessoas que utilizava o elevador do Hospital Santa Lúcia Norte, localizado em Brasília, levou uma baita susto. Isso porque o elevador, com 16 pessoas dentro, despencou cinco andares do hospital, e só parou quando atingiu, com impacto, o chão. Felizmente, as pessoas sofreram apenas ferimentos leves.

Conforme informações de um jornal local na época, 16 operários ficaram presos no elevador do Hospital Santa Lúcia, na Asa Norte, que despencou cinco andares, do terceiro até o -2. O Corpo de Bombeiros não chegou a ser acionado. A assessoria de imprensa da unidade de saúde relatou que as pessoas sofreram ferimentos leves, receberam atendimento e foram rapidamente liberadas.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.