Goiás

Prefeito de Aparecida de Goiânia e comitiva de vereadores vão a Brasília atrás de recursos

A visita oficial aconteceu nos dias 13 e 14 deste mês. Em janeiro deste ano, Gustavo Mendanha viajou a Israel.

Por Ton Paulo
15/02/2019, 14h58

O prefeito Gustavo Mendanha (MDB) juntamente com uma comitiva formada por 20 vereadores de Aparecida de Goiânia estiveram essa semana no Congresso Nacional, em Brasília, com o objetivo de reivindicar dos parlamentares goianos emendas que destinem recursos para o município. A visita oficial aconteceu nos dias 13 e 14.

Além do presidente da Casa, vereador Vilmar Mariano (MDB), a viagem contou com a participação dos vereadores Almeidinha (MDB), André Fortaleza (PRTB), Arnaldo Leite (MDB), Ataídes Neguinho (PSDB), Bira Contador (DC), Edílson Ferreira (MDB), Edinho (DC), Elias Júnior (PDT), Erivelton Contador (DC), Fábio Ideal (PSC), Gleison Flávio (MDB), Hilário Giacomet (PSB), Leandro da Pamonharia (PV), Lélis Pereira (DEM), Mazinho (SD), Manoel Nascimento (DEM), João Santana (PRP), Rosildo Manoel (PP) e William Panda (PCdoB).

Fez parte da agenda visitas aos gabinetes de quase todos os deputados da bancada goiana, entre eles Rubens Otoni, Alcides Rodrigues, Glaustim da Fokus, Magda Mofatto, João Campos, Major Vitor Hugo, Adriano do Baldy, Professor Alcides, Zacarias Calil, Flávia Moraes, José Mario Scheiner, Elias Vaz e Delegado Waldir. Na ocasião, foram entregues ofícios a todos os parlamentares, solicitando que eles defendessem emendas orçamentárias para o município.

Conforme disse o vereador Vilmar Mariano, esse primeiro momento “é importante, com intuito de estabelecer uma maior aproximação, apresentar as demandas de Aparecida, para, no futuro, haver as emendas parlamentares”.

A caravana aparecidense  também foi recebida pelos senadores Jorge Kajuru, Luiz Carlos do Carmo e Vanderlan Cardoso.

Prefeito de Aparecida de Goiânia também viajou a Israel

O prefeito Gustavo Mendanha vai a Brasília logo depois de ter ido a Israel. Mendanha embarcou para o estrangeiro em janeiro do ano passado.. Ele participou, com o Ministro da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações, Marcos Pontes, de vários eventos governamentais e de instituições de pesquisa, envolvendo inovação hídrica, industrial e cibernética.

Gustavo também se encontrou com o embaixador de Israel, Yossi Shelley, de quem se tornou amigo pessoal do prefeito.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Caiado diz que não se pode confundir "professores com militância do PSTU"

"Na realidade os professores estão exatamente trabalhando, educando e lutando para que Goiás seja referência no cenário nacional, então não podemos ai confundir os sinais", afirmou Caiado.
15/02/2019, 15h09

O governador Ronaldo Caiado (DEM) participou na manhã desta sexta-feira (15/2) da abertura da primeira sessão da 19ª legislatura da Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego). A abertura dos trabalhos foi marcada por polêmica, uma delas envolve a declaração de Caiado ao deixar a Alego, ao afirmar que não se pode “confundir professores com militância do PSTU.”

O democrata falou com a imprensa na saída da Assembleia e respondeu ao questionamento sobre o protesto dos professores que acompanharam a abertura dos trabalhos na Casa. “Olha, existe uma diferença entre professores e o PSTU, são coisas distintas, então não vamos confundir os sinais. Na realidade os professores estão exatamente trabalhando, educando e lutando para que Goiás seja referência no cenário nacional, então não podemos ai confundir os sinais. Uma coisa é professor e outra coisa é militância do PSTU”, afirmou Caiado.

O protesto dos professores na Alego foi para cobrar o pagamento dos salários atrasados, e o governador também respondeu ao questionamento dos Jornalistas sobre a previsão de pagamento dos salários em atraso dos servidores do governo estadual.

Ronaldo Caiado lembrou que parte dos professores foi paga com dinheiro do FUNDEB

O gestor voltou a afirmar que está apresentando o que o governo tem em caixa, e que no momento que o Estado tiver condições vai pagar os salários. “Nós estamos pagando parte do salários dos aposentados, parte dos salários dos professores com o fundo que é específico do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação FUNDEB”, completou o governador.

Caiado lembrou também que o caixa do Estado não teve condições de saldar todos os seus compromisso, que são de uma dívida acumulada do ano anterior. O democrata lembrou que com o esforço da Secretaria de Educação para quitar a folha de dezembro dos servidores da educação, 46% foi liquidada e que restabeleceu o auxílio-alimentação aos trabalhadores da pasta.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Jovem suspeito de matar rival e fugir algemado em Caldas Novas é preso em Anápolis

Lucas chegou a ser preso no dia do crime e fugiu algemado dos polícias.
15/02/2019, 16h18

O jovem Lucas Rezende da Silva, de 18 anos, foi preso na noite da última quinta-feira (14/2) em Anápolis, suspeito dos crimes de homicídio e tentativa de homicídio registrados no dia 27 de outubro de 2018, em Caldas Novas. Lucas chegou a ser preso no mesmo dia do ato criminoso, mas conseguiu fugir da polícia mesmo algemado.

Na ocasião o Lucas saiu de Anápolis e foi a cidade das águas quentes conversar com a ex-namorada. O jovem encontrou a moça na companhia de outros dois rapazes, no centro de Caldas Novas e depois de uma confusão esfaqueou Júlio César, de 26 anos, que chegou a ser socorrido e levado para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) mas não resistiu aos ferimentos e morreu.

Além da vítima fatal o outro rapaz que estava junto com a ex-namorada de Lucas também foi esfaqueado e socorrido. Após esfaquear os dois Lucas fugiu da cena do crime, mas foi preso horas depois pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO).

Mesmo algemado o jovem conseguiu fugir da polícia

Após sua prisão no dia do crime, Lucas foi levado para uma sala da PM anexa a delegacia da cidade. Além do jovem, outras duas pessoas estavam na sala com Lucas e com os policiais. Em um momento de distração dos policiais, mesmo algemado o jovem conseguiu fugir e pular o portão.

O Jornalista Alan Cássio estava cobrindo o caso e afirmou que tinha terminado de gravar o material. Segundo Alan Cássio, assim que sua equipe terminou de gravar o material e tinha guardado os equipamentos, percebeu o jovem pulando dois metros à frente dos policiais e mesmo algemado o rapaz correu e pulou um portão em direção a um matagal.

Depois da fuga os policias fizeram busca para encontrar Lucas, mas o jovem não foi encontrado. Com a fuga do jovem após o crime, Lucas era foragido da polícia até a noite da última quinta-feira, quando a polícia cumpriu o mando de prisão contra ele. O jovem foi levado para o antigo Presídio de Anápolis e esta à disposição da Justiça.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Fim de semana em Goiânia tem Jorge e Mateus e Sorriso Maroto

O fim de semana em Goiânia promete ser bastante movimentado!
15/02/2019, 16h33

O fim de semana em Goiânia promete! Fevereiro ainda nem acabou mas a cidade já recebe alguns bloquinhos de pré-carnaval para agitar os foliões! No entanto, se você ainda não pretende cair na folia, é possível encontrar aquele evento que mais combina com você!

Se teatro é a sua praia, vai rolar um show lindo no Teatro Sesc, sem contar que ainda apresentarão uma peça necessária sobre a valorização da cultura indígena. Mas, se você prefere participar de algo maior, Goiânia recebe neste domingo a dupla Jorge e Mateus e o grupo Sorriso Maroto. Confira mais detalhes abaixo!

Procurando o que fazer neste fim de semana em Goiânia?

1 – Ir ao show Do Amor e da Liberdade, no Teatro Sesc Centro

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

O show, com Gilberto Correia e Banda Flor da Pele, tem o objetivo de dar sequência ao trabalho de divulgação do CD e DVD “Do Amor e da Liberdade”, tendo como base as músicas autorais desses dois trabalhos mesclados com hits da MPB.

O CD conta com um repertório mais autoral e inédito, já o DVD é um registro dos maiores sucessos do artista, tais como, “Vida Cigana”, “Pé de Flor”, “Nós Dois”, “Recado para um Amigo Solitário”, “De Dois”, dentre outras.

Portanto, se seu fim de semana em Goiânia começa hoje, aproveite! O Show tem início às 20h no Teatro Sesc!

2 – Ir ao espetáculo Era Uma Vez, no Teatro Sesc Centro

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

A peça faz um mergulho no universo dos mitos e das lendas da cultura indígena brasileira, com o intuito de mostrar valores culturais do índio, de modo a valorizar o imaginário, as crenças populares e a importância da preservação da natureza. O espetáculo é recortado com músicas folclóricas indígenas e apresenta uma cultura rica em beleza e conhecimento.

Acontece neste sábado (16/02) em duas sessões, uma às 15h e outra às 17h, no Teatro Sesc Centro.

3 – Ir aos bloquinhos de pré-carnaval

Fim de semana em Goiânia
Foto? Reprodução/ O Regional

O carnaval é apenas no início de março mas a folia já começa desde já! A partir deste sábado (16/02) a cidade já recebe alguns bloquinhos de pré carnaval, embalando os foliões em festas simplesmente lindas.

Vai rolar o Cabide especial de Carnaval, que faz parte da pré-festa do Bloco do Mancha, no StudiArtista (Setor Sul) a partir das 16h. Também vai ter o Bloquinho da Bruxinha, que rola na Casa da Bruxa (Setor Campinas), neste sábado, a partir das 10h.

Para este sábado também tem o Clarnaval, que acontece na rua e tem show ao vivo de axé em trio elétrico. Ah, e ainda vão premiar quem estiver com a melhor fantasia! Vale a pena conferir! Acontece na Rua C-197, nº 130, no Jardim América, a partir das 13h. Sim amigos, o fim de semana em Goiânia promete!

4 – Ir ao show único de Jorge e Mateus

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

E para fechar o fim de semana em Goiânia com chave de ouro, o público pediu e eles estão de volta!  Uma das maiores duplas sertanejas do país se apresenta em um show único: Jorge e Mateus em Goiânia! Isso mesmo! O evento está previsto para acontecer no dia 17 de fevereiro (domingo) a partir das 15 horas. A dupla retorna para a cidade, que foi onde tudo começou, para apresentar seu novo projeto.

O público poderá esperar por uma festa cheia de alegria e fortes emoções. A dupla irá cantar vários de seus maiores sucessos e ainda apresentar trabalhos mais recentes. Não vai perder essa, hein? É uma oportunidade única!

Para mais detalhes, acesse o evento em nossa agenda cultural!

5 – Ir ao show do Sorriso Maroto

Fim de semana em Goiânia
Foto: Reprodução

Goiânia poderá aproveitar o melhor do pagode com a volta do grupo Sorriso Maroto, que se apresenta na capital no dia 17 de fevereiro (domingo). O show está previsto para ter início às 16 horas, no Atlanta Music Hall, e a tarde promete ser bastante animada para o público, que poderá contar com os maiores sucessos do grupo em um domingo cheio de emoções.

O show ganhou o nome de “Sorriso, voltei”, comemorando o retorno de Bruno Cardoso, já que o vocalista precisou se afastar devido a alguns problemas de saúde. Além do Sorriso Maroto o público ainda poderá contar outras atrações como Marquynhos SP, Grupo Karisma, Sandes Marques, Pagode dos 30 e DJ Daniel Marks, que ajudam a movimentar Goiânia.

Para mais detalhes, acesse o evento em nossa agenda cultural!

Imagens: O Regional 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Deputado Amauri Ribeiro diz "se a carapuça serviu, então veste"

Deputado afirmou que não tem que se retratar de nada.
15/02/2019, 17h28

Além do protesto de um grupo de professores que estavam na galeria da Assembleia Legislativa de Goiás (Alego), para acompanhar a primeira sessão da casa de 2019, cobrando os salários atrasados dos educadores. Outro protesto foi o das servidoras da casa contra as declarações do deputado estadual Amauri Ribeiro (PRP) que afirmou que muitas funcionárias que trabalham na Alego, estão lá à disposição dos deputados.

O protesto teve apoio das deputadas Lêda Borges (PSDB) e delegada Adriana Acoorsi (PT). Em sua manifestação contra as declarações do deputado, as servidoras da casa usaram camisetas com a frase “sou servidora da Alego, me respeite”.

O deputado conforme um Jonal local foi o primeiro a deixar o plenário após o fim da sessão, procurando para responder sobre o protesto das colegas e das servidoras contra suas declarações. Amauri no entanto afirmou que não precisa pedir desculpas, e que a repercussão das suas declarações são mimi de corredor.

Amauri Ribeiro afirmou que não precisa se retratar

O deputado afirmou também que não tem que se retratar de nada, e que as pessoas que assistiram o vídeo, inclusive algumas funcionárias com as quais ele conversou, não se sentiram ofendidas pelos comentários. Questionado sobre as pessoas que se sentiram ofendidas com as declarações, o deputado foi direto “Me desculpa, se a carapuça serviu, veste ela”, disse o parlamentar.

As declarações sobre algumas servidoras da Alego foram feitas durante uma entrevista ao Jornal O Popular no dia 7 de fevereiro deste ano, quando o deputado afirmou que a Assembleia era uma casa de mulheres. Além disto o parlamentar afirmou durante a entrevista que muitas funcionárias eram escolhidas pela beleza e não tinham qualquer função.

O deputado do PRF concluiu a entrevista ao veículo de comunicação afirmando que muitas servidoras da Alego estão na Casa como comissionadas à disposição de deputados.

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.