Goiás

Após dar filha, mãe se arrepende e tenta recuperar criança, em Goiás

Criança está com sete dias de vida e foi levada para um abrigo pelo juizado que vai determinar com quem a menina vai ficar.
16/05/2019, 16h24

Diferente de outros casos noticiados recentemente por esse portal de notícias, uma mulher ao invés de abandonar ou matar a filha recém-nascida, optou por dar a criança a um casal para adoção. Entretanto a mãe da menina após dar o bebê para os pais adotivos se arrependeu e tentou ter a guarda recém-nascida novamente, porém o casal não quis devolver a menina e na última terça-feira (14/5) a mãe do bebê procurou a Delegacia Estadual de Proteção à Criança ao Adolescente (DPCA) para recuperar a filha.

Dia Online conversou sobre essa situação com a delegada Ana Elisa Martins responsável pela DPCA, que afirmou que foi um caso bem delicado, pois conforme a investigadora a ação é considera crime no Código Penal Brasileiro (CPB) com pena prevista de dois a seis anos de reclusão.

“Segundo a mãe da criança nos contou, ela tem outros três filhos e estava em dificuldades financeiras e por isso resolveu dar a filha para adoção”, explica Ana Elisa Martins. De acordo com a delegada, a irmã da mulher foi quem intermediou as conversas com o casal que estava interessado na bebezinha, que acompanhou o final da gestação.

“Ela teve a menina no dia 9 de maio e no dia 10 recebeu alta do hospital. Na maternidade, o homem do casal interessado na menina, registrou a criança no nome da mãe biológica e ele como pai da menina”, conta a delegada.

Casal que adotou recém-nascida deu carona para a mãe biológica da criança e depois foi embora com a criança

Ana Elisa Martins afirmou que no dia que recebeu alta, o casal deu carona para a mãe biológica da menina até sua residência, e depois foram embora com a menina. Todavia, apesar das dificuldades, a mãe da recém-nascida se arrependeu e tentou reaver a filha, mas o casal que a adotou se negou a entregar a menina e afirmou que “não tinha volta”.

“Ela esteve na delegacia anteontem, ou seja terça-feira dia 14 e relatou a história. Nós descobrimos o endereço do casal e estivemos na casa deles hoje e convidamos eles para vir à delegacia prestar depoimento”, relata a delegada.

A investigadora afirmou que o casal confirmou a história contada pela mãe da criança e diante da situação o Conselho Tutelar e o Juizado da Infância e Juventude foram chamados para acompanhar o caso e tentar encontrar uma solução.

Ana Elisa Martins afirmou que a menina estava bem cuidada pelo casal e que diante da situação, o juizado levou a recém-nascida para um abrigo. “Ela foi levada para um abrigo pelo juizado que agora vai decidir com quem a recém-nascida deve ficar”, conclui a delegada.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Travesti é morta espancada, em Mineiros

Travesti estava presa há um mês por furto e tinha acabado de deixar a prisão.
16/05/2019, 16h47

Uma travesti foi morta espancada na madrugada desta quinta-feira (16/5) na rua 01 no Setor Oeste, em Mineiros, a 420 quilômetros de Goiânia. Inicialmente vizinhos do local onde o homicídio ocorreu relataram que ouviram disparos de arma de fogo e viram três homens suspeitos fugindo do local.

Uma equipe da delegacia regional da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) de Mineiros esteve no local para levantar informações e tentar identificar a razão por traz do assassinato da travesti e os responsáveis pelo crime.

Segundo foi relatado no Registro de Atendimento Integrado (RAI) das forças policiais, a Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) foi acionada durante a madrugada para atender a ocorrência. Ao chegar ao local, encontraram o corpo da vítima caído próximo a uma calçada e fizeram o isolamento da área.

Vizinhos ouviram tiros e ao sair de casa encontraram o corpo do travesti no chão

Após fazer o isolamento da área para preservar a cena do crime, os policiais ouviram os vizinhos do local. Conforme relatado pelos vizinhos, eles ouviram barulhos de arma de fogo e saíram para ver o que estava ocorrendo. De acordo com a polícia uma senhora chegou a ver três homens de bermuda e um com camisa preta em atitude suspeita.

A polícia afirmou que após ouvir o depoimento da senhora passou as características dos suspeitos as outras viaturas da região, porém nenhum dos indivíduos foi encontrado pela polícia. O Instituto Médico Legal (IML) da cidade esteve no local para fazer a perícia e recolher o corpo e, segundo a polícia após a perícia identificou que a vítima foi morta por espancamento e não a tiros.

Conforme divulgado pela polícia, uma pessoa da região identificou a vítima apenas pelo primeiro nome Ailton. Segundo a pc, a travesti estava presa há um mês por furto e tinha acabado de deixar a prisão.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Vale informa ao MP-MG risco de rompimento na mina de Gongo Soco

No documento, a empresa estimou que se as condições se mantiverem, a ruptura da estrutura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio.
16/05/2019, 16h57

A Vale informou ao Ministério Público de Minas Gerais e outros órgãos do Estado sobre uma deformação na estrutura na Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais, “passível de provocar a sua ruptura”, apontou o MP-MG, em nota, publicada no site do órgão. No documento, a empresa estimou que se as condições se mantiverem, a ruptura da estrutura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio.

Documento obtido pelo MPMG, produzido pela própria Vale, estima que, permanecendo a velocidade de aceleração de movimentação do talude norte da Cava da Mina de Gongo Soco, sua ruptura poderá ocorrer no período de 19 a 25 de maio.

Segundo o MP, conforme informado pela empresa, foi verificada uma deformação no talude norte da Cava de Gongo Soco, na Mina de Gongo Soco, capaz de ocasionar a “liquefação da Barragem Sul Superior, levando ao rompimento da estrutura e, por conseguinte, danos sociais e humanos imensuráveis para a região”.

O MP de Minas Gerais expediu, nesta quinta-feira, recomendação à mineradora para que a empresa adote imediatamente medidas para “deixar claro à população local os riscos a que ela está sujeita”. No documento, o MPMG requer que a Vale comunique, por meio de carros de som, jornais e rádios, informações “claras, completas e verídicas” sobre a atual condição estrutural da Barragem Sul Superior.

“Além disso, a Recomendação quer que a empresa forneça imediatamente às pessoas eventualmente atingidas total apoio logístico, psicológico, médico, bem como insumos, alimentação, medicação, transporte e tudo que for necessário, mantendo posto de atendimento 24 horas nas proximidades dos centros das cidades de Barão de Cocais, Santa Bárbara e São Gonçalo do Rio Abaixo”.

A recomendação estipula prazo de seis horas para que a Vale responda ao MP-MG, fornecendo informações específicas e detalhadas sobre as ações adotadas ou planejadas para seu cumprimento.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Nathalia Arcuri, do Me Poupe!, lança iniciativa em prol da educação financeira

Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, lança iniciativa para promover maior acesso à educação financeira no Brasil.
16/05/2019, 17h48

Lidar com o dinheiro é um hábito diário e comum a todos, mas já percebeu que mesmo sendo algo tão presente na vida dos brasileiros, o uso planejado e consciente ainda continua sendo uma incógnita para muitos? O grande problema está na falta da educação financeira, que deveria ser introduzida na vida das pessoas ainda cedo, para evitar que os problemas e a desigualdade se tornassem tão gritantes em nosso país. Este sempre foi o propósito do trabalho de Nathalia Arcuri, fundadora do Me Poupe!, um canal multiplataforma que aborda diversos temas relacionados e ainda dá dicas sobre finanças pessoais.

Nathalia Arcuri é uma jornalista e educadora, natural de São Paulo. Seu canal é conhecido por ser o pioneiro na criação de entretenimento financeiro, falando, atualmente, com milhões de pessoas que acompanham o canal do YouTube, o blog, o podcast e os perfis das redes sociais. Apenas para se ter ideia, o Me Poupe! é considerado o maior canal sobre finanças do mundo!

Foto: Reprodução/ Exame

Sempre interessada por este mundo cheio de mistérios e segredos, Nathalia (mais conhecida pelo apelido “Nath”) especializou-se em educação financeira e planejamento financeiro, possuindo ainda três certificações pela Sociedade Brasileira de Coaching. Foi no ano de 2015 que decidiu compartilhar com todo mundo o conhecimento que havia adquirido. Assim nasceu o canal do YouTube, que foi originado de seu blog que já atuava desde 2013.

Ela sempre acreditou que seria capaz de mudar o Brasil de alguma forma, mesmo sozinha. Esse foi o principal motivo para ter dado início ao projeto, trabalhando incansavelmente durante anos para levar a educação financeira para todos, falando a linguagem do povo e fazendo com que o conteúdo fosse completamente acessível e gratuito.

Nathalia Arcuri lança iniciativa inédita e Me Poupe! se torna porta-voz da educação financeira no país

Foto: Reprodução/ StartSe

Embora seu trabalho tenha ajudado inúmeras pessoas a organizarem a própria vida financeira, Nath sentia que poderia ir mais além. Segundo ela: “A pergunta que me vinha era: como eu posso mudar mais a vida das pessoas? Como posso impactar mais a vida delas? Como eu posso colocar a educação financeira na rotina de todo mundo?”. A intenção era atingir mesmo aqueles que não seguem o Me Poupe!.

Partindo dessas questões, a startup deu início a uma nova fase na educação financeira do país. Em uma iniciativa nunca vista antes, foi desenvolvido o Movimento MPAEF – Me Poupe! Amigos da Educação Financeira, com o objetivo de unir o mercado em prol desse tipo de educação, fazendo com que seja mais acessível para quem realmente precisa.

Em uma ação inaugural, o MPAEF abraça a 6ª Semana ENEF – Semana Nacional da Educação Financeira – organizado pelo Comitê Nacional de Educação Financeira (Conef), que está prevista para acontecer do dia 20 a 26 de maio (segunda a domingo). O evento vai concentrar as principais ações de educação financeira de entidades públicas e privadas, promovendo ações de incentivo no país.

Foto: Reprodução/ Revista 29 horas

Dessa forma, a proposta da iniciativa liderada por Nathalia Arcuri é pressionar as instituições públicas e privadas a colaborarem com a divulgação da Semana ENEF, fazendo com que mais pessoas saibam da existência do evento, expandindo seu alcance.

Para isso, as instituições precisam divulgar o link e o logo dessa causa em suas homepages, que deverão ficar disponíveis durante os dias da mobilização, que conforme mencionado acima, acontece entre 20 e 26 de maio. As maiores instituições financeiras do país estão sendo convidadas para esta ação inaugural. É possível encontrar no site da iniciativa, aqueles que já aderiram à causa e estão divulgando a Semana ENEF.

Confira o que você também pode fazer!

Você pode ajudar o Me Poupe! a pressionar as instituições e fazer com que o movimento esteja ao alcance de todos. Para isso, basta ir até o último post da rede social de seu banco ou qualquer instituição financeira e comentar utilizando a tag #VEMPROMPAEF, incentivando que se junte ao movimento. Você também pode marcar a Nathali Arcuri para dar ainda mais força à iniciativa.

Outra forma de ajudar é compartilhando o Movimento MPAEF em suas redes sociais, também utilizando a tag. Você ainda pode desafiar seus amigos a compartilharem o mesmo, ou ainda as ações da Semana INEF. Quanto mais gente ficar sabendo, maior será o interesse no assunto e mais pessoas irão se beneficiar!

“Eu acredito na educação financeira porque eu acho que sem ela nós nunca seremos um país de primeiro mundo. Pode ter gente que não acredite que a gente é capaz de chegar lá. Eu acredito! E é por isso que vou fazer o que vou fazer hoje!”, afirma Nathalia.

Confira as ações do Me Poupe! durante a Semana ENEF

Além de atuarem como porta-vozes da Semana ENEF, o Me Poupe!, por meio da iniciativa do Movimento MPAEF, realizará lives entre os dias 20 e 24 de maio no canal do YouTube, que você pode acessar clicando aqui.

O macrotema abordado será “Educação Financeira para Jovens”, onde Nathalia Arcuri ainda estará tirando dúvidas de quem estiver assistindo. Confira abaixo a agenda das lives:

  • Dia 20/05: Educação financeira é coisa de criança?
  • Dia 21/05: O BE-A-BA do Tesouro Direto: você precisa entender isso agora!
  • Dia 22/05: NATH NA ESCOLA: como juntar o primeiro milhão começando hoje?
  • Dia 23/05: Lições sobre Educação Financeira: o que elas estão fazendo?
  • Dia 24/05: O que uma menina de 13 anos sabe sobre dinheiro que você também tem de saber?

Faça parte do movimento e compartilhe! #VEMPROMPAEF

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros: conheça as 11 mais bonitas

Quer conhecer as cachoeiras da Chapada dos Veadeiros mas não sabe por onde começar? Aqui você encontrará as melhores dicas para curtir!
16/05/2019, 17h51

Considerada como um dos principais atrativos turísticos de Goiás, a Chapada dos Veadeiros é um dos destinos preferidos pelos aventureiros e amantes da natureza não apenas do estado, mas também de todo o Brasil. Se estende por diversos municípios do interior, como Alto Paraíso, Cavalcante e Colinas do Sul. Um passeio pelo local pode ser recheado de aventuras ou de muita tranquilidade pelas cachoeiras mais bonitas de Goiás.

Além do Parque Nacional, responsável por abrigar boa parcela do cerrado e animais silvestres, a região ainda reserva diversos vales, jardins naturais e claro, as cachoeiras, que são os principais destaques e motivo maior do turismo na região.

Embora o local ofereça um roteiro completo para todos os gostos e idades, é de extrema importância que os visitantes tenham responsabilidade ambiental. Portanto, se porventura produzir lixo durante a visita, não deixe no local. O recomendado é levar mochilas e sacolas, guardando todo o lixo no interior destes para que seja descartado assim que possível. Todos merecem visitar estes paraísos naturais, mas claro, de forma consciente! Dito isso, confira abaixo as maiores belezas resguardadas na Chapada dos Veadeiros!

Encontre as cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros:

1 – Cachoeira Santa Bárbara

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Sem dúvida, uma das maiores maravilhas da Chapada dos Veadeiros. Não há como sair de lá sem se encantar com o verdadeiro paraíso formado pela Cachoeira Santa Bárbara. Por ali os visitantes encontram águas cristalinas que formam lindas piscinas naturais, sem falar de suas formações rochosas por todos os lados.

Apenas para se ter ideia, conta com 30 metros de altura e  a trilha para chegar até lá possui dificuldade média, com cerca de 2 km. Para ter acesso é preciso desembolsar R$ 20, sendo ainda obrigatória a presença de um guia.

Vale destacar ainda que, por ser um dos destinos mais procurados da Chapada, é preciso se planejar com antecedência para conseguir fazer uma visita. Isso porque o local pode receber apenas 300 visitantes por dia, então o ideal é também chegar cedinho! Em todo caso, é um lugar que vale a visita e é extremamente bonito!

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h

2 – Catarata dos Couros

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Se você está em busca das melhores cachoeiras na Chapada dos Veadeiros, não pode deixar de visitar a Catarata dos Couros. Um verdadeiro tesouro da região, concentra uma beleza inexplicável, com diversos paredões e quedas d’água, sem falar da série de corredeiras que também podem ser encontradas por ali.

A experiência que o lugar proporciona é incrível, garantindo cenários deslumbrantes, perfeitos para quem está procurando por momentos de conexão com a natureza. Vale destacar que é preciso percorrer por 35 km de estrada de terra até chegar no lugar, claro, boa parte do percurso pode ser feito de carro.

É interessante ter o apoio de um guia, já que o caminho não conta com uma sinalização satisfatória. A entrada é gratuita! Vale muito a pena conhecer essa maravilha!

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h

3 – Cachoeiras Almécegas I e II

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Situadas na Fazenda São Bento, em Alto Paraíso, as cachoeiras Almécegas I e II entram para a lista das mais queridas da Chapada dos Veadeiros. Também vale considerar que estão entre as mais famosas, recebendo diversos visitantes diariamente.

Embora a trilha não seja difícil, não é recomendada para crianças muito pequenas, idosos ou pessoas com problemas de locomoção. São aproximadamente 800 metros de caminhada e o percurso conta com pequenos obstáculos. Vale ponderar ainda que o valor para ter acesso às cachoeiras é de R$ 25.

O local é incrível e constitui visões belíssimas. A cacheira I possui queda d’água de nada menos que 45 metros, enquanto a II possui 8 metros. Vale a pena conhecer!

Horário de visitação: todos os dias, das 8h às 17h

Telefone para mais informações: (62) 3459-3000

4 – Loquinhas

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Também considerada como uma das cachoeiras mais bonitas da Chapada dos Veadeiros, a  Loquinhas é capaz de despertar paixões. Por ali você encontra paredões rochosos, muita vegetação e poços naturais formados por águas de tom esverdeado. Já imaginou? É realmente lindo, perfeito para relaxar e encontrar paz interior.

Como se não bastasse, é possível contemplar uma sequência de cachoeiras e poços, sendo uma mais impressionante que o outro. Um verdadeiro paraíso natural! Para ter acesso é preciso pagar uma taxa de R$ 20. O melhor ainda é que o local possui uma das trilhas mais fáceis da região, sendo quase toda suspensa e feita em madeira.

Portanto, também é o destino certo para quem estiver acompanhado de crianças, idosos ou ainda para quem tem dificuldades de locomoção.

5 – Cachoeira Poço Encantado

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

A Cachoeira Poço Encantado se encontra dentro da Fazendo Rio de Pedra, na Chapada dos Veadeiros. É um dos lugares mais deslumbrantes que você poderá conhecer, com quedas d’água de encher os olhos e águas cristalinas, cercadas por uma vegetação densa e típica do cerrado.

Conta com 38 metros de altura, divididos entre a parte de baixo da cachoeira, que possui 20 metros, e a de cima, com 18 metros. Enquanto isso, o poço ali presente mede nada menos que 50 metros de diâmetro, formando uma deliciosa piscina natural.

Como se não bastasse, os visitantes ainda encontram uma pequena praia de areias brancas na borda, que muda de formatos a cada cheia do poço. Um lugar lindo para conhecer e levar a família! O acesso é bem tranquilo. Clique aqui e confira mais detalhes.

Telefone para mais informações: (61) 99936-0160

6 – Cachoeira Carioquinhas

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Um lugarzinho mágico, representando uma das melhores cachoeiras na Chapada dos Veadeiros. Com trilha fácil de fazer e bem sinalizada, é possível levar os amigos e toda a família para curtirem com você.

Por ali é possível apreciar as quedas d’água e dar aquele mergulho que traz paz. No entanto, vale lembrar que durante o período de chuva o poço fica muito cheio e o lugar se torna perigoso. No mais, vale muito a pena fazer uma visita!

7 – Cachoeira dos Cristais

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Aqui temos mais uma excelente opção para quem pretende fazer um passeio em família, já que a trilha de acesso também não conta com grandes dificuldades. Apenas para se ter ideia, são apenas 400 metros de caminhada super tranquila.

A cachoeira é formanda por várias menores, sendo que o Poço da Vovó é um dos ambientes preferidos pelos visitantes. Ainda é possível encontrar o Paraíso, Recanto da Paz, Massagem, Corredeiras, Segredo e Véu de Noiva, formando a Cachoeira dos Cristais.

O lugar é maravilhoso e conta com águas cristalinas, muita vegetação e inspira aquele ar de paz e tranquilidade que todo mundo precisa!

Telefone para mais informações: (62) 98414-9054

8 – Macaquinhos

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

A Macaquinhos é formada por um complexo de cachoeiras, também um excelente destino na Chapada dos Veadeiros. Por ali é possível encontrar águas cristalinas, com muita vegetação e poços para banho incríveis.

No entanto, é válido mencionar que o acesso ao local é um dos mais difíceis da Chapada, com descidas e subidas bastante íngremes. São cerca de 30 km para chegar até lá e se o carro for menos potente, certamente irá sofrer um pouquinho. Neste caso o ideal é parar antes de chegar na portaria. A entrada custa R$ 30.

9 – Cachoeira dos Anjos e Arcanjos

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Se você busca por cachoeiras na Chapada dos Veadeiros que contem com um fluxo menor de pessoas, esta é uma das melhores opções. Por não ser muito conhecida e estar longe de ser uma das mais frequentadas, aqui é possível encontrar um verdadeiro refúgio, com muita paz e tranquilidade.

Com cenários deslumbrantes, se encontra no Povoado do Moinho e o acesso não é difícil, embora a estrada seja de terra. A entrada para o lugar custa R$ 15. Vale muito a pena conhecer!

Horário de visitação: todos os dias, das 8h30 às 17h30

Telefone para mais informações: (62) 99926-1706

10 – Cachoeira de São Bento

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

Aqui é possível encontrar um lugarzinho perfeito para todas as idades. Com uma trilha fácil, que pode ser percorrida em 5 minutinhos, os visitantes encontram um cenário deslumbrante, perfeito para renovar as energias com um bom banho no poço da cachoeira. Para ter acesso é preciso pagar a taxa de R$ 15. É nas proximidades que se encontram ainda as cachoeiras Almécegas I e II. Vale a pena conhecer!

Horário de visitação: todos os dias, das 9h às 17h

Telefone para mais informações: (62) 3459-3000

11 – Cachoeira Morada do Sol

Cachoeiras na Chapada dos Veadeiros
Foto: Reprodução

E para fechar com chave de ouro, nada melhor do que falar sobre este lugarzinho especial da Chapada dos Veadeiros. Para ter acesso é possível pegar uma trilha bem tranquila, podendo contar ainda com um guia próprio do lugar. O caminho até a cachoeira, por si só, já é incrível. Ao chegar no lugar os visitantes são recompensados por uma paisagem ainda mais exuberante.

Além da cachoeira, ainda é possível contar com as piscinas naturais do local e avistar um lindo cânion. O lugar perfeito para quem pretende divertir e relaxar! Vale a pena conhecer! Para ter acesso é preciso desembolsar R$ 20.

Horário de visitação: todos os dias, das 7h às 17h

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.