Política

Debate: sobre apoio do PSB a Haddad, França diz que sempre foi independente

23/10/2018, 19h44

O candidato à reeleição pelo governo de São Paulo, Márcio França, afirmou na noite desta terça-feira, 23, durante o debate SBT/Folha/UOL que sempre foi independente em relação à posição nacional do partido.

Esquivando-se de revelar em quem vai votar no domingo para presidente, apesar do apoio do PSB a Fernando Haddad (PT), França afirmou que “sempre tive divergência nacional”. “Derrotei Eduardo Campos (ex-governador de Pernambuco, morto em 2014) duas vezes durante o governo Lula. As posições de São Paulo sempre foram independentes”, afirmou.

Apesar destas divergências pontuais, França disse que se preparou para fazer Eduardo Campos presidente e que, por causa da morte dele, desde o início se colocou em “posição neutra” em relação à disputa ao Planalto.

Propostas

Em um debate marcado pela apresentação de propostas, Doria afirmou que vai diminuir o valor dos pedágios caso eleito no domingo.

A promessa, segundo o tucano, será possível por meio da criação da tarifa de pedágio flexível, com valores reduzidos em horário alternativo. Ele disse seguir o exemplo “internacional” e buscar o exemplo de gestão do setor privado.

França aproveitou para alfinetar o candidato e disse que quer, a exemplo do que fez em cidades do interior, recapear estradas. “Eu não vou citar exemplo de fora”, afirmou. França também disse que vai disponibilizar Wi-Fi nas rodovias estaduais.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Vereadores derrubam veto e município deve instalar e melhorar iluminação nos pontos de ônibus de Goiânia

Prefeitura também deve informar, semestralmente, as ações realizadas para melhorias do transporte público.
23/10/2018, 19h46

Nesta terça-feira (23/10) os vereadores da Câmara Municipal de Goiânia derrubaram, por 19 votos unânimes, o veto do prefeito Iris Rezende (MDB) e agora o município é obrigado a instalar e melhorar a iluminação pública nos pontos de ônibus da capital. De acordo com o projeto, a Prefeitura deve informar ainda, semestralmente, as ações realizadas nesse sentido.

A proposta, de autoria da vereadora Tatiana Lemos (PC do B), aponta que as ações não aumentarão os gastos do Executivo, já que a população paga taxa de iluminação, instituída em Lei em dezembro de 2002. “Todo contribuinte paga mensalmente taxas para a manutenção da iluminação pública, por isso é uma obrigação e não um favor garantir que qualquer cidadão possa estar em um ponto de ônibus, contando com iluminação e segurança”, lembra a vereadora.

Segundo Tatiana, a matéria é fundamental para garantir a segurança da população, sobretudo no horário de verão, em que muitas pessoas chegam aos pontos de ônibus antes de o dia clarear. “Sem falar na segurança das mulheres, que ficam mais desprotegidas em pontos sem iluminação”, completa.

Tempo de espera nos pontos de ônibus em Goiânia

No dia 20 de setembro de 2018, o plenário também vetou, por 18 votos a um, a decisão do prefeito Iris Rezende ao projeto do vereador Alysson Lima (PRB) que estabelece tempo de espera de ônibus para usuários do transporte coletivo de Goiânia.

De acordo com a lei, ficam estabelecidos os seguintes prazos de espera: até 20 minutos em dias normais; 30 minutos nas finais de semana e feriados; 40 minutos em dias de fortes chuvas e alagamentos. As empresas terão 90 dias para adaptarem se às novas regras.

“Temos o pior sistema de transporte público do País. Não temos pontualidade de horário. O usuário, em certos casos, espera até duas horas para embarcar. Essa nossa proposta fará justiça e modernidade ao sistema de transporte”, comentou o autor do projeto.

Imagens: O que rola 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Assassino de Leonardo Pareja é morto em presídio de Aparecida de Goiânia

Eduardo Rodrigues Siqueira, de 46 anos, foi agredido por outros três detentos com um objeto perfurante improvisado.
23/10/2018, 20h45

Eduardo Rodrigues Siqueira, de 46 anos, que cumpria pena na Penitenciária Odenir Guimarães (POG) em Aparecida de Goiânia, pela morte do também preso Leonardo Rodrigues Pareja, foi morto nesta terça-feira (23/10) dentro do presídio. De acordo com a Diretoria-Geral de Administração Penitenciária (DGAP), ele voltava do banho de sol quando foi agredido por outros três detentos com um objeto perfurante improvisado, conhecido como ‘chucho’.

Os presos que mataram Eduardo já foram identificados. Em nota, a DGAP informou que ele foi atacado “pelos presos Diego Martins da Silva, Cleyber Antonio Nicolau e Antonio Camargo dos Santos”. Logo após o ocorrido, Eduardo chegou a ser socorrido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e lavado para o Hospital de Urgências de Aparecida de Goiânia (Huapa), “mas não resistiu aos ferimentos e foi a óbito”. A diretoria esclareceu ainda que “foi determinada abertura de sindicância para apuração dos fatos e a Polícia Civil vai instaurar inquérito policial para investigar o homicídio”.

Morte de Leonardo Pareja

Eduardo cumpria pena pela morte de Leonardo Pareja, conhecido por comandar uma rebelião no antigo Centro Penitenciário de Goiás  (Cepaigo) que teve a duração de seis dias. Pareja ainda conseguiu fugir do presídio com seis reféns, mas foi recapturado um dia após o motim, no interior de Goiás. Antes disso, em 1995, Leonardo havia sequestrado uma adolescente de 16 anos, sobrinha do então senador Antônio Carlos Magalhães, em Salvador, na Bahia. Um mês depois, após passar por três estados, ele se entregou à polícia.

Pareja, conhecido por debochar e se esconder facilmente da polícia, foi assassinado em 1996, também por outros detentos, após comunicar à polícia um possível plano de fuga por um túnel cavado na unidade prisional. Eduardo, Eurípedes Dutra Siqueira, José Carlos dos Santos, Ivan Cassiano da Costa e Raimundo Pereira do Carmo Filho foram condenados pelo crime. Juntas as penas somavam mais de 40 anos de prisão.

Via: G1 O Popular 
Imagens: O Popular 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Outubro Rosa Pet: saiba como prevenir e identificar o câncer de mama nos animais

Amor e cuidado!
24/10/2018, 08h23

A campanha Outubro Rosa, que ocorre todo mês de outubro e tem como objetivo conscientizar sobre a prevenção do câncer de mama, está chegando ao fim. Mas nunca é tarde para alertar sobre os cuidados a serem tomados também com os animais. De acordo com o Conselho Federal de Medicina Veterinária (CFMV), cerca de 45% das cadelas e 30% das gatas desenvolvem algum tipo tumor, sendo 85% deles malignos.

O risco entre os felinos é ainda maior do que nos cães, pois a incidência de tumores malignos nas gatas é de 80% a 90%, já nas cadelas, de 50% a 60%. Mas você sabe o que pode salvar o bichinho? O diagnóstico precoce. Quanto mais cedo o problema for detectado, mais fácil é o tratamento.

Como prevenir o câncer de mama nos pets

Segundo o CFMV, fatores relacionados à idade, tratamento com progestágenos, obesidade nos primeiros anos de vida e dieta baseada em comida caseira, são apontados como principais razões para a crescente incidência deste tipo de doença.

Uma das formas mais eficazes de prevenir o câncer, e recomendada pelos veterinários, é a castração do animal, que deve ser feita ainda nos primeiros meses, antes do primeiro cio. Mesmo se tratando de um procedimento cirúrgico, o método é eficaz e causa menos danos às fêmeas do que uso de contraceptivos.

Atualmente, cerca de 17% dos diagnósticos, principalmente em cadelas, são realizados de forma tardia, o que reduz as chances de cura. Durante o processo de diagnóstico, a atenção do dono é essencial. Para isso, basta fazer, regularmente, apalpação nas mamas para verificar qualquer alteração, além de observar o aparecimento de lesões. Caso observe mudanças significativas, o animalzinho deve ser levado médico veterinário para as providências necessárias.

Tratamento contra o câncer de mama

No Brasil, já existem diversos tipos de tratamento contra o câncer de mama. Caso o animal seja identificado com a doença, o mais indicado é a cirurgia para a retirada dos tumores ou das mamas. Em casos mais extremos, além do procedimento cirúrgico, o bichinho pode passar por sessões de quimioterapia antineoplásica.

Imagens: E+ Estadão 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Refis de Aparecida de Goiânia oferece até 90% de desconto na regularização de impostos

Negociação começa dia 1º e segue até 17 de novembro.
24/10/2018, 09h03

O programa de Recuperação Fiscal 2018 (Refis) da Prefeitura de Aparecida de Goiânia oferece aos contribuintes e empresas inadimplentes condições especiais para a regularização de impostos e tributos. As dívidas, tanto de Pessoas físicas quanto jurídicas, podem ser pagas à vista ou parceladas, mas em caso de pagamento à vista, o contribuinte pode receber descontos de até 90%. A ação ocorre de 1º a 17 de novembro. Para participar, é necessário procurar uma das sete unidades do Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC) ou os postos de atendimento nos Vapt Vupts.

De acordo com o decreto 289, o desconto de 90% será aplicado sobre juros e multas para quitação à vista, até o dia 4 de dezembro, de Imposto de Transmissão de Bens Imóveis (ITBI), Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU), Imposto Territorial Urbano (ITU), Imposto Sobre Serviço (ISS) e outras taxas. O Refis prevê ainda redução de 60% para multas formais decorrentes de infrações ambientais, consumeristas, obras e edificações, posturas, tributárias e vigilância sanitária também à vista.

Descontos para parcelamento no Refis

Segundo a Prefeitura de Aparecida, quem optar pelo pagamento parcelado de ITBI, IPTU, ITU e ISS também terá redução sobre juros e multas. Já quem dividir os débitos em até seis vezes, terá 70% de desconto. Em caso de pagamentos divididos de sete a 12 vezes, o desconto será de 60% e para quitação de multas formais, os percentuais serão de 50 e 40%, respectivamente.

Para as empresas que estão inadimplentes, a negociação de ISS em até 36 vezes gera desconto de 60% sobre juros e multa moratória. Mas para tanto, a parcela mínima deve corresponder ao valor do referido tributo vencido no mês da adesão ao Programa de Recuperação Fiscal.

Como participar do Refis 2018

Podem aderir ao Refis 2018 pessoas físicas ou jurídicas, de direito público ou privado, inclusive aquelas que se encontrarem em recuperação judicial. O atendimento será feito nas unidades dos SAC’s, de segunda a sexta-feira das 8h às 17h30, nos Vapt Vupt’s Buriti, das 8h às 20h, e no Araguaia Shopping, das 8h às 19h30.

O decreto que estabelece o Refis 2018 esclarece que os débitos fiscais parcelados, quando não pagos na forma e na data dos respectivos vencimentos, serão acrescidos de juros de mora e multa, nos termos do Código Tributário Municipal.

Locais de atendimento para adesão ao Refis 2018

SAC Centro

  • Rua João Batista de Toledo nº 16 – Centro de Aparecida – Telefone: 3545-5828 / 3545-5829
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

SAC Garavelo

  • Av. Igualdade s/nº Praça da Igualdade – Setor Garavelo – Telefone: 3545-6032
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

SAC Mansões Paraíso

  • Rua J-6 Q.76 lt.22 – sala 26 – Mansões Paraiso – Telefone: 3545-6086
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

SAC Polo Empresarial

  • Rua 01 esquina c/eixo primário Qd. 3 Lt 13 e 14  – Polo Empresarial – Telefone: 3545-9191
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

SAC Parque Flamboyant

  • Praça céus – Parque Flamboyant – Telefone: 3545-4700
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

SAC Cidade Livre

  • Av. Independência Qd. 2 Lt. 3 – Cidade Livre – Telefone: 3283-8076
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

SAC Vila Brasília

  • Rua Fortaleza Qd. 48 Lt. 10 – Jardim das Esmeraldas – Telefone: 3545-5802
  • Horário de Atendimento: 8h às 17h30

Vapt Vupt Admar Otto – Buriti Shopping

  • Av. Rio Verde quadras 102 lote A– Vila São Tomás – Telefone: 3545-5840
  • Horário de Atendimento: 8h às 20h

Vapt Vupt  Araguaia Shopping

  • Rua 44 nº 399 Setor Ferroviário – Telefone: 3225-5559
  • Horário de Atendimento: 8h às 19h30
Imagens: Revista Zap 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.