Goiás

Vídeo mostra desespero em posto de combustível de Luziânia

Um homem, que estaria em situação de rua, tira a mangueira da boca do tanque e espalha etanol pelo local.
20/09/2018, 15h23

Por pouco uma tragédia. Um homem tentou atear fogo em posto de combustível de Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, a 197 km de Goiânia e causa pânico nos clientes e frentistas por volta das 18h de quarta-feira (19/9).

O incidente ocorreu no Posto Sertanejo, que fica próximo à igreja Nossa Senhora Aparecida, na saída para o município de Caldas Novas.

Um homem, que estaria em situação de rua, tira a mangueira da boca do tanque e espalha etanol pelo local. O mesmo frentista que atendia o cliente tenta conter o homem, mas o fogo se inicia.

O fogo dura alguns segundos, enquanto os clientes aceleram os carros e outros abandonam os veículos e correm para longe do estabelecimento.

Outro frentista, no entanto, pega um extintor e apaga o fogo, bem ao lado da bomba. Ao perceber que o frentista se afasta do carro que estava sendo abastecido, o homem pega a mangueira e derrama combustível da bomba.

O frentista que lutou contra o homem, que teve queimaduras leves, engatinha, se desfazendo das chamas.

Para a TV Anhanguera, os frentistas informaram que o homem sofre de problemas mentais. A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Luziânia informa que o homem foi encaminhado a um hospital de Luziânia. Sem documentos, ele não foi identificado.

Já o frentista que conseguiu evitar a tragédia, já voltou ao trabalho.

Como evitar fogo como em posto de combustível de Luziânia

Não são raros os casos de acidentes em postos de combustíveis, diferentemente do caso acima, que foi proposital. Mas é sempre bom entender e praticar algumas regras que evitem casos semelhantes.

Preste atenção ao entrar no posto, sinalizando e em baixa velocidade e tome cuidado com veículos próximos – qualquer colisão pode ser catastrófica. É preciso lembrar, também, que, além de material inflamável, por ali transitam pedestres, sobretudo os frentistas.

Nunca cigarros podem ser acesos em postos de combustíveis. Bom lembrar. É preciso desligar o carro também e não mexer no celular, porque aparelhos liberam eletricidade estática, ou seja, que inflama gases.

E, claro, acender cigarro – com fósforos e isqueiros que produzem fogo – pode ocasionar tragédias.

Veja vídeo:

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Confira os 401 postos de vacinação contra raiva em Goiânia; campanha ocorre neste sábado

A imunização é gratuita e 160 mil animais devem ser vacinados.
20/09/2018, 16h27

Goiânia recebe no próximo sábado, dia 22, a campanha de vacinação contra raiva animal. Mais de 400 postos oferecerão a vacina antirrábica para cães e gatos que tenham três meses de vida ou mais. A ação é realizada pela Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

A meta da campanha é vacinar 160 mil animais, o que corresponde a 80% de uma população estimada em 200 mil cães e gatos. Goiânia recebeu 200 mil doses para a mobilização deste sábado. Durante a campanha antirrábica de 2017, foram vacinados 153.900 cães e 18.896 em gatos, um total de 172.796 doses aplicadas.

De acordo com o diretor de Vigilância em Zoonoses da SMS Goiânia, Gildo Felipe de Paula, a campanha é de extrema importância e visa garantir o controle da raiva nos cães e gatos e evitar que a doença atinja a população humana.

Os pets a partir dos três meses de idade devem ser vacinados e precisam estar saudáveis. É importante que os bichos sejam conduzidos aos postos por pessoas com idade e porte adequados para o manejo durante a vacinação.

Postos de vacinação contra raiva

Para este sábado, a Prefeitura disponibiliza 401 postos de vacinação contra raiva, que estarão abertos das 8h às 17h. Confira abaixo a lista completa dos postos distribuídos em todas as regiões de Goiânia e escolha o mais próximo de você.

Raiva Animal

A raiva é uma doença viral que atinge animais e também humanos. O contágio ocorre por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. A vacina é gratuita e considerada a forma mais eficaz de evitar que o vírus se espalhe.

Se a pessoas for agredida por um animal, a SMS orienta para que a vítima procure imediatamente uma unidade de urgência 24 horas. Os profissionais de saúde vão avaliar o caso e orientar qual a melhor conduta em relação ao ferimento e ao animal.

De acordo com boletim do Ministério da Saúde, a vacinação antirrábica no país resulta em ganhos positivos para a saúde pública, e já fez com que “o Brasil saísse de um cenário de mais de 1.200 cães positivos para raiva e uma taxa de mortalidade de raiva humana por cães de 0,014/100 mil habitantes em 1999, para um cenário de 13 casos de raiva canina e nenhum caso de raiva humana por cães em 2017.”

Imagens: Sim Notícias 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Willian marca e Chelsea vence na estreia da Liga Europa

Brasileiro anota único gol da partida e Blues arrancam vitória sobre PAOK na Grécia.
20/09/2018, 16h31

Uma das sensações deste início de temporada no futebol europeu, o Chelsea largou com vitória na edição 2018/2019 da Liga Europa. Nesta quinta-feira, mesmo com uma escalação alternativa, a equipe inglesa visitou o PAOK na Grécia e levou a melhor por 1 a 0, com gol solitário do brasileiro Willian ainda nos primeiros minutos.

Esta foi a sexta vitória consecutiva do Chelsea, que parece ter se encontrado sob o comando do técnico Maurizio Sarri e lidera o Campeonato Inglês com 100% de aproveitamento. Nesta quinta, o italiano poupou algumas peças do time titular, como Azpilicueta, David Luiz, Kovacic e, principalmente, Hazard.

Mesmo sem estes nomes, o Chelsea se lançou ao ataque e não demorou para chegar ao gol da vitória. Logo aos seis minutos, Barkley driblou no meio de campo e arrancou, antes de dar enfiada perfeita para Willian. O brasileiro bateu de primeira, o goleiro ainda desviou, mas a bola morreu na rede.

O gol mudou o panorama do jogo e deixou o Chelsea meio preguiçoso, sem manter o ímpeto dos primeiros minutos. Mesmo assim, o time inglês dominava as ações e chegou a ter grande chance pelo alto com Morata, que jogou rente à trave.

Na etapa final, o time inglês manteve-se no controle, sem pressionar. Willian teve grande chance mas jogou para fora, assim como Marcos Alonso. Na base do esforço, o PAOK ainda tentou nos últimos minutos e ameaçou o gol de Kepa pela primeira vez, mas o Chelsea manteve o placar sem grandes sustos.

Na outra partida do Grupo L da Liga Europa, o BATE Borisov, da Bielo-Rússia, visitou o Videoton na Hungria e também levou a melhor. Com gols de Tuominen e Filipenko, a equipe venceu por 2 a 0 e assumiu a liderança da chave graças ao saldo de gols.

Outros resultados pela Liga Europa

Pelo Grupo I, o Besiktas recebeu o Sarpsborg 08, da Noruega, e venceu por 3 a 1 na Turquia, com gols de Ryan Babel, Enzo Roco e Lens. No outro jogo da chave, o Genk encarou o sueco Malmö na Bélgica e também levou a melhor, por 2 a 0.

Já no Grupo K, o Rennes passou pelo Jablonec, da República Checa, por 2 a 1. Por este mesmo placar, o Dínamo de Kiev batia o casaque Astana até os acréscimos, mas sofreu o empate e teve que se contentar com o 2 a 2 mesmo atuando na Ucrânia.

Imagens: carta capital 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Educação

Museus em Goiânia mantêm viva a história do estado

Se você pretende conhecer um pouquinho mais sobre a história de nosso estado, precisa conhecer os museus em Goiânia que, sem dúvida, são capazes de nos fazer voltar no tempo e reviver o passado.
20/09/2018, 16h53

Memória, tradição, cultura, geografia, culinária e tantas outras características, são elementos primordiais para a formação da história de um povo. Infelizmente, não é todo mundo que tem consciência do quão importante é manter viva a história. A partir de um olhar mais sensível, podemos identificar acontecimentos do passado que foram fundamentais para construir a sociedade em que vivemos hoje. Portanto, se você pretende saber um pouquinho mais sobre o povo goiano, especificamente, precisa conhecer estes museus em Goiânia.

Com acervos repletos de documentos, imagens, gravuras e objetos, são capazes de nos transportar, mesmo que em memória, para diferentes momentos vividos por nossos antepassados. Vale a pena fazer uma visita!

Conheça agora alguns museus em Goiânia

1 – Museu de Arte de Goiânia

museus em Goiânia

Também conhecido pela sigla MAG (Museu de Arte de Goiânia), fica localizado no Bosque dos Buritis e está prestes a completar seus 49 anos de existência, uma vez que foi inaugurado em 20 de outubro de 1970. É um dos mais antigos museus em Goiânia, mas também guarda consigo muito da história de nosso povo.

Inicialmente, funcionava no Palácio da Cultura, na Praça Universitária. No entanto, seu acervo acabou sendo transferido para o prédio do Bosque dos Buritis, que ainda é seu endereço atual. É composto por mais de 700 obras de arte, que podem ser divididas nas categorias desenho, pintura, gravura, escultura, arte popular e objeto. A administração do museu é de responsabilidade da Secretaria de Cultura (SECULT), levando em consideração que é uma obra municipal. Vale lembrar que ainda possui um departamento de ação educativa, que coordena visitas orientadas para escolas e grupos em geral.

Funcionamento: terça a sexta das 9h00 às 12h00 , 13h00 às 17h00 / sábado, domingo e feriados das 10h00 às 16h00

Telefones para agendamento: (62) 3524 – 1196 e 3524 – 1189

Endereço: Rua 1, 605 – St. Oeste, Goiânia – GO, 74115-040

2 – Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga

museus em Goiânia

Também compondo um dos mais antigos museus em Goiânia, foi fundado no ano de 1946. O Museu Goiano Professor Zoroastro Artiaga possui acervo formado por antigos utensílios, documentos históricos, peças antigas, objetos relacionados aos índios do Brasil Central, com destaque também para sua estrutura arquitetônica feita em art déco, que por sinal, foi o estilo que marcou as construções desenvolvidas naquele período.

O nome do museu é uma homenagem para o professor Zoroastro Artiaga, que foi seu primeiro diretor permanecendo no cargo até o ano de 1957, e mais tarde, entre os anos de 1964 a 1971. Entre o público do museu, estão estudantes, turistas, pesquisadores e a comunidade de forma geral, que acaba se interessando em conhecer um pouco mais sobre a história regional.

Funcionamento: terça a sexta das 9h00 às 17h00 / sábado e domingo das 9h00 às 15h00

Telefones para agendamento: (62) 3201-4675

Endereço: Praça Dr. Pedro Ludovico Teixeira, 13 – St. Central, Goiânia – GO, 74083-010

3 – Museu Antropológico da UFG

Museus em Goiânia mantêm viva a história do estado

A ideia de construir o Museu Antropológico (MA) nasceu em 1969, sendo que sua inauguração se deu em 5 de setembro de 1970. Foi desenvolvido a partir da iniciativa de professores que integravam o Departamento de Antropologia e Sociologia (DAS) da UFG, com vínculo ao antigo Instituto de Ciências Humanas e Letras (ICHL), onde atualmente funciona a Faculdade de Ciências Sociais (FCS).

O museu tem vínculo com a Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI), funcionando como um órgão suplementar da UFG. A partir do projeto inicialmente construído pelos professores Acary de Passos Oliveira, Vivaldo Vieira da Silva, Antônio Theodoro da Silva Neiva e o Pe. José Pereira de Maria (já falecidos), o órgão se tornou um espaço cultual de preservação à cultura material indígena da região Centro-Oeste do país.

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 18h

Telefones para agendamento: (62) 3209-6010

Endereço: Av. Universitária, 1166 – Setor Universitário, Goiânia – GO, 74605-010

4 – Museu de Arte Contemporânea de Goiás

museus em Goiânia

Bastante conhecido por se localizar no Centro Cultural Oscar Niemeyer, é um dos mais visitados museus em Goiânia. Com certa frequência, recebe algumas exposições de sucesso que permanecem temporadas no museu. O MAC fica na saída para Bela Vista, km 0, GO-020, no setor Fazenda Gameleira.

Funcionamento: terça a sexta das 9h00 às 17h00 / sábado e domingo das 11h00 às 17h00

Telefones para agendamento: (62) 3201-4933

Endereço: Chácaras Alto da Glória, Goiânia – GO, 74884-801

5 – Museu Pedro Ludovico

museus em Goiânia

O Museu Pedro Ludovico nasceu como um marco para a história arquitetônica de Goiânia, representando o início de uma era moderna, o que simbolizou a ruptura com o passado colonial que ainda perpetuava pela capital. Seu projeto foi estruturado em art déco e foi construído entre os anos de 1934 e 1937, sob o comando de Atílio Corrêa Lima, que foi um renomado arquiteto e urbanista responsável pelo projeto da nova capital do estado.

O museu apresenta para seus visitantes um acervo diferente e diverso, mas que remete à vida pública e familiar daquele, responsável pela fundação de Goiânia: Pedro Ludovico Teixeira. Não é à toa que o lugar ganha seu nome. Mesmo após um período recente, onde permaneceu fechado, o museu retomou suas atividades e recebe eventuais exposições.

Funcionamento: segunda a sexta das 9h00 às 17h00 / sábado e domingo das 9h00 às 15h00

Telefones para agendamento: (62) 3201-4678

Endereço: R. 25, 66 – St. Sul, Goiânia – GO, 74015-100

6 – Memorial do Cerrado

museus em Goiânia

E este é, sem dúvida, um dos mais bonitos museus em Goiânia, Com diversas exposições sobre o cerrado e sua ocupação, possui cenários naturais com animais, plantas e habitações primitivas, trazendo para os visitantes um pouquinho de toda a cultura do Centro-Oeste, contemplando também seu clima e vegetação.

É um dos projetos do Instituto do Trópico Subúmido e representa as diversas formas e ocupação do bioma. É possível encontrar diversos espaços que tratam de diferentes temáticas. São eles: Museu de História Natural, a Vila Cenográfica de Santa Luzia, a Aldeia Indígena, o Quilombo, o Espaço de Educação Ambiental Dalila Coelho Barbosa e Trilhas Ecológicas.

Funcionamento: terça a sábado das 8h00 às 12h00 , 13h00 às 17h00

Telefones para agendamento: (62) 3946-1723

Endereço: Avenida Engler, s/n – Jardim Mariliza, Goiânia – GO, 74885-460

7 – Museu da Imagem e do Som

museus em Goiânia

Nem toda a história de Goiás pode ser tocada e percebida pelos olhos. E é exatamente por isso que o Museu da Arte e do Som existe, para que possamos também escutar o que nosso passado tem a nos dizer. Fundado em 1988, possui um enorme acervo de discos, fitas, gravações e filmes que são capazes de contar um pouquinho mais sobre a história da televisão do estado de Goiás. Vale lembrar que o local também guarda uma rica coleção, que possui todas as edições do Festival Internacional de Cinema e Vídeo (FICA).

Funcionamento: segunda a sexta, das 8h às 17h

Telefones para agendamento: (62) 3201-4644

Endereço: Praça Cívica, 2 – St. Central, Goiânia – GO, 74003-010

8 – Beco da Codorna

museus em Goiânia

Se você ainda não conhece o lugar, não sabe o que está perdendo. Diferente dos museus em Goiânia apresentados acima, este é caracterizado por ser o primeiro museu de arte urbana da cidade, funcionando a céu aberto. Localizado no centro de Goiânia, foi idealizado por alunos de Publicidade e Peopaganda da PUC, abrindo espaço para artistas plásticos de toda a região, que transformaram o beco, antes conhecido como ponto de distribuição de drogas e prostituição, em uma verdadeira obra de arte aberta à visitação.

Funcionamento: terça das 10h às 19h / quarta a sábado das 10h às 23h / domingo das 14h às 23h

Endereço: Av. Anhanguera, 5331 – St. Central, Goiânia – GO, 74040-010

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Del Nero entra com recurso na Fifa

Ex-dirigente tenta derrubar suspensão que o baniu de todas as atividades relacionadas ao futebol.
20/09/2018, 16h57

O ex-presidente da CBF, Marco Polo Del Nero, entrou com um recurso na Fifa para tentar derrubar sua suspensão do futebol. Banido em abril de todas as atividades relacionados ao futebol por toda a sua vida, o ex-dirigente apresentou o recurso no início deste mês, só depois que a Fifa finalmente completou a fundamentação da decisão original.

Três anos depois de ter sua imagem atingida pela prisão de vários cartolas, em Zurique, a entidade ainda aplicou uma multa de 1 milhão de francos suíços (cerca de R$ 4 milhões) ao ex-dirigente. A suspensão permanente veio em 27 de abril, por decisão do Comitê de Ética.

A decisão levou Del Nero a deixar a CBF, ainda que nos bastidores ele continuou a determinar os rumos do futebol nacional. Ele foi punido por corrupção, por aceitar presentes de forma indevida e gestão desleal, entre outros crimes.

A base do processo contra o ex-cartola foi o dossiê colhido nos Estados Unidos, pelo FBI, contra o brasileiro. No total, nove mil páginas de documentos foram enviados para a Fifa. Durante o julgamento de José Maria Marin nos EUA em dezembro de 2017, Del Nero foi acusado de ter recebido US$ 6,5 milhões (R$ 27 milhões no câmbio atual) em propinas, em troca de contratos comerciais com a CBF. Mas os advogados do ex-cartola insistem que a entidade gestora do futebol mundial jamais produziu sua própria investigação.

Os únicos documentos obtidos de forma independente pelo Comitê de Ética da Fifa teriam sido cartas que haviam solicitado à CBF e à Conmebol. O órgão pediu informações como o salário do dirigente na entidade brasileira e na associação sul-americana, assim como o número de contas utilizadas.

O Comitê de Ética da Fifa ainda usou o fato de o ex-presidente da CBF não sair do Brasil como um elemento para definir sua punição permanente do futebol.

Julgamento do recurso de Del Nero ainda não tem data marcada

Não existe uma data ainda para que o recurso seja julgado pela Fifa. Mas seus advogados já indicaram que também poderão apelar à Corte Arbitral do Esporte (CAS), em Lausanne. Joseph Blatter, Michel Platini e Jérôme Valcke – todos punidos por corrupção – também recorreram, sem sucesso.

Em meados do ano, ao Estado, Del Nero insistiu que é inocente das acusações de corrupção e que isso seria provado em “qualquer tribunal democrático”. “Sou inocente de qualquer acusação que possa existir e minha conduta ilibada ficará provada em qualquer tribunal democrático, político e que tenha como parâmetro a procura da verdade na busca da prova real, verdadeira e não de suposições e, repito, achismos”, disse Del Nero.

Imagens: R7 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.