Economia

Há 500 fiscais para percorrer postos em 1,7 milhão de Km

07/09/2018, 07h35

Com cerca de 500 fiscais para atuar em 1,7 milhão de quilômetros de rodovias do País, a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) vai atuar pontualmente para verificar o cumprimento da tabela do frete rodoviário.

A ideia é fazer operações de forma não previsível para gerar o que os fiscais chamam de “efeito demonstração”: forçar os embarcadores a contratar serviços dos caminhoneiros pela tabela, diante do risco de ser apanhado descumprindo-a. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mesários de Goiás podem contar com nova versão de app para treinamento

No Brasil, 2 milhões de mesários devem participar das eleições 2018.
07/09/2018, 08h33

Os mesários de Goiás nas eleições 2018 podem contar agora com uma nova versão do aplicativo MESÁRIOS lançada pela Justiça Eleitoral.

A tecnologia vem para auxiliar os voluntários, principalmente quem será mesário pela primeira vez, durante o treinamento oferecido pelo Tribunal Eleitoral de Goiás (TRE-GO).

De acordo com o TRE, este treinamento para mesários de Goiás que irão trabalhar nas eleições 2018 já foi iniciado, e ocorre de forma descentralizada em todas as zonas eleitorais do Estado. A capacitação segue até o fim de setembro.

App para mesários de Goiás

A Justiça Eleitoral lançou a nova versão do app para auxiliar os mesários em razão da quantidade de informações que eles devem absorver durante o treinamento ser extensa, considerando ainda a estreia de alguns voluntários nessas eleições.

O App está disponível para ser baixado no Google Play e Apple Store. O objetivo é  auxiliar o trabalho do mesário no desempenho de suas funções.

Segundo o TRE, por meio da nova ferramenta os mesários poderão fazer um Quiz (com perguntas e respostas), ter acesso a documentação para consulta rápida, check-list para o dia da eleição, e a opção “E se acontecer?” que traz dicas práticas para solução de eventuais problemas.

No app será disponibilizado ainda, após as eleições, um formulário de avaliação, para que a Justiça Eleitoral receba feedback dos mesários.

A Justiça Eleitoral afirma que “a visão do mesário é fundamental para que os Tribunais e Zonas Eleitorais possam reavaliar suas práticas, objetivando o aperfeiçoamento contínuo do processo eleitoral.”

Além da tecnologia, os mesários receberão durante o treinamento materiais de apoio como cartilhas e manuais, que também estão disponíveis no site do TRE-GO.

Vale lembrar que a emissão do certificado também é feito pela plataforma. Confira abaixo todos links de acesso importantes para quem será mesário.

Central do Mesário: http://www.tre-go.jus.br/eleicoes/central-do-mesario

Manual do Mesário: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tre-go-manual-do-sistema-confirmacao-de-convocacao-de-mesarios

Guia Rápido do Mesário: http://www.justicaeleitoral.jus.br/arquivos/tse-guia-rapido-do-mesario-2018

Treinamento à Distância (EAD): https://educacao.tse.jus.br/course/index.php?categoryid=93

Certificado: http://apps.tre-go.jus.br/certificados/

Via: TRE 
Imagens: Noticenter 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Jair Bolsonaro é transferido para hospital de São de Paulo

Quadro de saúde do candidato segue estável.
07/09/2018, 09h31

O candidato à Presidência pelo PSL, Jair Bolsonaro, está sendo transferido para o Hospital Albert Einstein, em São Paulo, na manhã desta sexta-feira (7/9).

Bolsonaro estava internado na Santa Casa de Juiz de Fora, para onde foi levado após ser esfaqueado durante uma passeata na cidade, na tarde de ontem, 6 de setembro.

Na madrugada de hoje, o candidato foi avaliado por uma equipe médica de São Paulo e a transferência foi liberada. O quadro de saúde de Bolsonoro segue estável e a mudança para outra unidade de saúde não apresenta riscos à saúde do deputado federal.

Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro, ainda na Santa Casa, agradece o apoio e diz que “só quer agradecer a Deus por esse momento”. O presidenciável agradece ainda a equipe médica que o está acompanhando e a todo o Brasil.

Confira:

View this post on Instagram

JAIR BOLSONARO É TRANSFERIDO PARA HOSPITAL DE SÃO PAULO Jair Bolsonaro, candidato do PSL à Presidência da República, estava internado até a manhã desta sexta-feira (7/9) na Santa Casa de Juiz de Fora, para onde foi levado após ser esfaqueado durante uma passeata na cidade, na tarde de ontem, 6 de setembro. O candidato foi avaliado por uma equipe médica de São Paulo e está sendo tranferido neste momento para o Hospital Albert Einstein. O quadro de saúde de Bolsonoro segue estável e a transferência não apresenta riscos à saúde do deputado federal. Em um vídeo divulgado nas redes sociais, Bolsonaro, ainda na Santa Casa, agradece o apoio e diz que “só quer agradecer a Deus por esse momento”. O presidenciável agradece ainda a equipe médica que o está acompanhando e a todo o Brasil. Imagens: Reprodução

A post shared by Dia Online (@portaldiaonline) on

Cirurgia de Jair Bolsonaro

Na tarde de ontem, na Santa Casa de Minas Gerais, Bolsonaro foi submetido a uma “laparotomia exploratória”, procedimento feito pelos médicos para  investigar possíveis lesões internas. Ele sofreu perfurações no intestino grosso e delgado, o que provocou uma hemorragia interna, controlada durante o procedimento. Segundo informações da Santa Casa, a lesão no fígado foi descartada.

Ataque a Jair Bolsonaro

O candidato à Presidência da República Jair Bolsonaro levou uma facada durante passeata em Juiz de Fora, em Minas Gerais, na tarde desta quinta-feira (6/9).

Logo após o ocorrido, nas redes sociais, Flávio Bolsonaro, filho do candidato, tranquilizou apoiadores sobre o estado de saúde do pai. De acordo com a postagem, o presidenciável estava bem e o corte foi apenas “superficial”.

O autor confesso do crime, Adélio Bispo de Oliveira, de 40 anos, foi preso em flagrante após sofrer uma tentativa de linchamento dos apoiadores do presidenciável, que presenciaram o atentado. O homem foi levado para a delegacia da Polícia Federal em Minas Gerais.

Imagens: R7 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

Pais denunciam falta de remédio para tratamento de anemia falciforme em Goiânia e Senador Canedo

Medicamento é exclusivamente distribuído pelo Ministério da Saúde.
07/09/2018, 10h11

Pais denunciam a falta de remédio para tratamento de anemia falciforme em Goiânia e Senador Canedo. A PEN-VE-ORAL (fenoximetilpenicilina potássica), usada na prevenção de infecções de crianças de até cinco anos, está em falta há mais de 15 dias e de acordo com os denunciantes, não existe previsão para a chegada do remédio.

Entre os pais que buscam uma solução para o problema, está Stefania Batista do Nascimento que ganhou uma doação para um tratamento que pode curar a filha, Glória Stefany Batista Prado, de quatro anos, durante show do cantor Gusttavo Lima na Pecuária de Goiânia 2018. Ela busca ajuda para conseguir o medicamento PEN-VE-ORAL para Glorinha que luta contra a doença desde o nascimento.

De acordo com Stefania, o remédio é crucial para o controle da doença. O uso da penicilina deve ser feito com rigor e diariamente por crianças de até cinco anos que tratam contra anemia falciforme.

“O Ministério da Saúde (MS) não está fazendo a entrega do remédio. Quando a gente procura os órgãos responsáveis, eles nos dizem que não tem previsão para chegada. As crianças precisam. Sem essa medição elas não sobrevivem, porque ela combate a infeção. Tá todo mundo sem remédio”, desabafa.

Além de Stefania que recebe o medicamento por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Senador Canedo, outros pais, que moram em Goiânia, também precisam da medição, que é distribuída no Hospital das Clínicas (HC), na capital.

O Dia Online entrou em contato com a SMS de Senador Canedo e com o HC, mas foi informado de que os órgãos só fazem a distribuição do PEN-VE-ORAL, pois o responsável pela compra do remédio é o Ministério da Saúde. Com isso, tanto o Hospital, quanto a Secretaria dependem da entrega feita pelo MS para assim distribuir o medicamento aos pacientes.

A secretaria de Saúde informou ainda que “o remédio é de aquisição exclusiva do Ministério da Saúde, que encaminha para o Estado, e assim é repassado para os municípios. Por comunicação oficial o Governo Federal avisou sobre o atraso e não fez posicionamento sobre nova remessa”.

Já o Hospital das Clínicas respondeu que “conforme Ofício-Circular enviado pelo Ministério da Saúde em 28/08/2018, a empresa fornecedora está em atraso no cumprimento desse compromisso, o que vem prejudicando o abastecimento do produto”, mas que o MS informou também que “vem adotando medidas administrativas para aquisição emergencial com vistas à regularização da distribuição do medicamento aos estados e Distrito Federal o mais breve possível.”

Entramos em contato com o Ministério da Saúde, mas nosso pedido de resposta ainda não foi atendido.

Entenda o que é a anemia falciforme

A anemia falciforme é uma doença genética e hereditária, que causa alteração nos glóbulos vermelhos, que perdem a forma arredondada e elástica, adquirem o aspecto de uma foice (daí o nome falciforme) e endurecem, o que dificulta a passagem do sangue pelos vasos de pequeno calibre e a oxigenação dos tecidos.

As hemácias falciformes contêm um tipo de hemoglobina, a hemoglobina S, que se cristaliza na falta de oxigênio, formando trombos que bloqueiam o fluxo de sangue, porque não têm a maleabilidade da hemácia normal.

Caso Glorinha

O Dia Online acompanha de perto o caso de Glorinha, filha de Stefania, desde que elas ganharam uma doação para o tratamento de fertilização in vitro durante um show da Pecuária de Goiânia, transmitido com exclusividade pelo Dia.

A mãe de Glória Stefany Batista Prado, de quatro anos, precisa de um bebê compatível com a menina, que desde o nascimento luta contra a anemia falciforme. Glória precisa de um transplante de medula, mas até então nenhum outro integrante da família podia fazer a doação. O tratamento já foi iniciado.

Stefania contou ao Dia Online que a luta pela vida de Glorinha começou quando a bebê tinha apenas dez dias de vida.

“Descobriram uma alteração no exame do pezinho da Glória, depois disso a Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais) me notificou sobre o problema. Fizemos exames de sangue e descobrimos que ela tinha a variação mais grave da anemia falciforme, a SS. Ela herdou um gene do pai e um da mãe. Nesse dia eu perdi meu chão”, conta.

Mesmo tendo recebido a ajuda do cantores, a família passa por constantes problemas na luta contra doença, como a falta de medicamento. Mas apesar de tudo, a esperança pelo cura nunca morre.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Acidente entre caminhonete e ônibus deixa dez feridos em Trindade

Ônibus transportava fiéis, sendo a maioria crianças, para uma excursão religiosa.
07/09/2018, 11h12

Um acidente envolvendo uma caminhonete e um ônibus deixou dez feridos, duas pessoas em estado grave, na manhã desta sexta-feira (7/9), no Conjunto Dona Íris II, em Trindade.

O acidente ocorreu por volta das 7h40, entre as ruas Flamboyant e Gardênia. O ônibus teria desviado da caminhonete e em seguida batido em uma árvore.

De acordo com o Corpo de Bombeiros, seis vítimas foram atendidas pelos Bombeiros e levadas para a UPA Cristina, em Trindade. Já os outros quatro feridos foram socorridos por equipes do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e  encaminhados ao Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL).

O ônibus transportava fiéis, sendo a maioria crianças, de uma igreja Evangélica Assembleia de Deus do Campo de Campinas do Conjunto Dona Íris II, em Trindade, para uma excursão religiosa.

Ainda segundo o Corpo de Bombeiros, oito viaturas da corporação e três do Samu atuaram na ocorrência.

O motorista da caminhonete foi submetido ao teste do bafômetro, que indicou que ele dirigia bêbado. O homem foi encaminhado à Delegacia de Trindade.

Imagens: O Popular 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.