Saúde

Pesquisa da UFG comprova que agrotóxico fungicida penetra além da casca da maçã

Segundo os resultados do estudo da universidade goiana, após sete dias de aplicação, o imazalil penetra até 6 milímetros da maçã.

Por Ton Paulo
21/05/2019, 13h01

Uma pesquisa realizada Universidade Federal de Goiás (UFG), em parceria com a Louisiana State University, comprovou que o agrotóxico tipo fungicida imazalil, um dos mais utilizados em hortifruti nas prateleiras, penetra para além da casca da maçã em apenas sete dias. Segundo os resultados do estudo da universidade goiana, após sete dias de aplicação, o imazalil penetra até 6 milímetros da maçã. Pesquisa da UFG é vista como ‘inovadora’.

O fungicida é utilizado em frutas cítricas, pós-colheita, para inibir o desenvolvimento de fungos, postergando o apodrecimento do produto. Conforme o pesquisador Igor Pereira, uma maçã fuji orgânica foi utilizada, e foi comprovado que o agroquímico penetrou na fruta além da casca de forma considerável. “Chegou a penetrar um pouco antes da metade da fruta. E isso em sete dias, ou seja, em pouco tempo”, diz o pesquisador ao departamento de comunicação da universidade.

Segundo o orientador da tese, professor do Instituto de Química da UFG, Boniek Gontijo, as especificações contidas no rótulo do produto afirmam que o fungicida ‘fotodegrada’ com o tempo, ou seja, após a aplicação, sua molécula é degradada pela luz, portanto, não haveria  risco de permanecer nos hortifrutis. Entretanto, a pesquisa comprovou que a molécula não degrada e, mais, penetra no interior da fruta com o tempo. “Inclusive realizamos um teste de exposição do fungicida à luz ultravioleta e ele não degradou”.

O professor Boniek Gontijo ainda chama a atenção para a abordagem inovadora da pesquisa, que, além de comprovar a penetração, monitorou a profundidade do alcance do fungicida na fruta. “A maior parte das técnicas e métodos não se prendem à distribuição espacial”, explica. O estudo, realizado com uma parceria entre o Laboratório de Cromatografia e Espectrometria de Massas (LaCEM) da UFG e o grupo do professor Kermit Murray, da Louisiana State University, foi publicado pela revista Analytical Chemistry.

Agrotóxico fungicida é aplicada em alta concentração, diz pesquisa da UFG

Conforme explica professor Boniek, geralmente o fungicida imazalil, com toxidade moderada, é aplicado em alta concentração. De acordo com ele, normalmente aplica-se mil microgramas por quilograma da fruta, o que está muito acima do limite permitido para a saúde humana.

O professor também explica que, após a aplicação, a concentração tende a diminuir. “Seja porque penetrou na fruta, seja porque evaporou, por exemplo”. Mas uma forma de minimizar o dano à saúde é lavar o produto com água e sabão antes de guardar na geladeira.

Via: Jornal UFG 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Café é segunda bebida mais consumida entre brasileiros, mostra pesquisa

O levantamento sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.
21/05/2019, 14h20

O café é a segunda bebida mais consumida entre os brasileiros, ficando atrás somente da água. A constatação faz parte de pesquisa inédita, encomendado pela Jacobs Douwe Egberts (JDE), empresa detentora das marcas Pilão e L’OR, em parceria com a Aocubo Pesquisa. O levantamento sugere, ainda, que o brasileiro consome, em média, 3 a 4 xícaras de café por dia.

Em relação ao tipo do café, cerca de 79% dos consumidores afirmam tomar torrado e moído com maior frequência, mas outros segmentos também despontam entre a preferência dos brasileiros, como cappuccinos, expresso e solúvel, informa a empresa, em comunicado.

A pesquisa revela que o café tem uma penetração extremamente alta no Brasil: 98% dos lares consomem café. Pode-se dizer que é uma das poucas categorias cujo consumo reflete o perfil da população brasileira. Também é possível dividir o consumo da categoria em dois momentos: o início da relação com o café, entre 18 e 35 anos, onde o consumo é mais moderado, até o consumo mais intenso, a partir dos 40 anos.

A conclusão que se tem com o estudo é que é inegável a importância cultural do café entre os brasileiros. É uma bebida de papel social imprescindível em interações sociais, como visitas, encontros e reuniões de trabalho. Tudo gira em torno de uma xícara de café.

A pesquisa, que tem como objetivo analisar o perfil do consumidor e entender seus hábitos de consumo, ouviu cerca de 3,4 mil pessoas em todo Brasil.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Suspeito de agredir e manter namorada, amarrada e amordaçada se entrega à polícia, em Posse

Jovem só conseguiu pedir por ajudar no sábado (18), um dia após ser libertada pelo namorado.
21/05/2019, 14h44

Um homem suspeito de agredir a namorada, mantê-la amarrada e amordaçada dentro de casa, em Posse, a 513 quilômetros de Goiânia, se entregou à polícia na manhã desta terça-feira (21/5). O caso, conforme as investigações da Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO), foi registrado na última quinta-feira (16), após uma discussão entre o casal.

A vítima foi identificada como Keila Carneiro de Carvalho, de 19 anos, e o suspeito das agressões o companheiro dela, Leandro Sousa Sampaio, de 33. As informações sobre o caso são do delegado regional do município, Alexandre Câmara, que deu mais detalhes sobre a ocorrência ao Dia Online.

“O caso aconteceu no madrugada da última quinta-feira, durante uma discussão entre os dois, onde o rapaz afirmou que queria sair de casa, mas a jovem não queria deixar, ele tomou o celular dela e a agrediu com socos, chutes e bateu a cabeça dela no chão”, conta o delegado.

Namorada foi libertada pelo companheiro na sexta-feira à tarde

Alexandre Câmara afirmou que após agredir Keila, o companheiro da moça amarrou as pernas e braços da jovem, amordaçou Keila e a manteve em cárcere privado. “Ele só liberou a namorada na sexta-feira à tarde por volta das 17h”, conta o investigador.

De acordo com o responsável pelo caso, Keila conseguiu pedir por ajuda no sábado, 18, após acionar o Serviço de Atendimento Móvel de Urgências (SAMU) e ser levada para o Hospital da cidade onde foi atendida.

Os médicos da unidade de saúde chamaram a polícia, que esteve no hospital e colheu o depoimento da jovem. “A partir das declarações dela, solicitei à Justiça o pedido de prisão preventiva do suspeito, que foi acatado, mas o suspeito havia fugido após o crime”, narra o Alexandre Câmara.

O delegado afirmou que Leandro se apresentou na manhã de hoje, por volta das 11h30, mas ainda não prestou depoimento sobre o caso. Conforme Alexandre Câmara o Leandro vai ser indiciado inicialmente pelos crimes de lesão corporal e cárcere privado.

“Nós agora aguardamos a conclusão do laudo pericial, pois como o caso pode passar de lesão corporal e cárcere privado, a tentativa de homicídio”, explica Alexandre Câmara.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

Restaurante em Pirenópolis: 11 opções para todos os gostos

Pirenópolis conta com restaurantes bem charmosos, que oferecem comidinhas para todos os gostos e orçamentos. Confira!
21/05/2019, 15h25

Pirenópolis é uma das cidades turísticas mais conhecidas de Goiás, atraindo milhares de pessoas mensalmente. Entre seus principais destaques estão as diversas cachoeiras encontradas no pequeno município, no entanto, também vale lembrar que a culinária regional também está bem representada na cidade. Portanto, se você está em visita mas ainda não sabe onde comer, preparamos uma listinha com algumas entre as melhores opções de restaurante que você pode encontrar por ali.

Os cardápios são bastante variados e é sempre possível encontrar alternativas para todos os gostos e bolsos. Se você é fã de uma boa comida goiana, certamente poderá encontrar lugarzinhos magníficos que trabalham com esse tipo de comida. No entanto, apesar de ser uma cidadezinha do interior, ainda é possível encontrar restaurantes que servem comida internacional da mais alta qualidade.

E aí, ficou curioso? Então confira a listinha que preparamos e escolha o restaurante que mais combina com você! Dá uma olhada!

Encontre a melhor opção de restaurante em Pirenópolis e aproveite!

1 – Maiale Empório e Restaurante

Foto: Reprodução

Localizado na Rua do Rosário, o Maiale é uma das melhores opções de restaurante em Pirenópolis, também um dos endereços mais disputados. Por ali é possível encontrar um ambiente acolhedor e de uma decoração encantadora, com excelente atendimento e comidas deliciosas.

O cardápio da casa é inspirado na gastronomia italiana, sendo possível encontrar diversos pratos típicos com aquele toque abrasileirado. Com serviço à la carte, o destaque vai para o macarrão à carbonara, sem falar de sua excelente carta de vinhos, tudo isso que pode ser acompanhado do que há de melhor do jazz e blues, seja em som ambiente ou música ao vivo. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: quinta a sábado, das 19h à 1h / domingo, das 12h às 23h

Telefone: (62) 3331-1918

Endereço: R. do Rosário, 34 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

2 – Bottega do Malte

Foto: Reprodução

Em um espacinho bem intimista, aqui os clientes também encontram um bom restaurante italiano, com cardápio de dar água na boca. Os destaques vão para a polpeta ao sugo, embutidos e a carta de vinhos, que é variada e inclui rótulos de diversas nacionalidades.

O ambiente é confortável e oferece aquele climinha familiar que todo mundo adora, perfeito para levar a galera e jogar uma boa conversa fora, ao mesmo tempo em que se desfruta de pratos deliciosos. O atendimento da casa também faz a diferença!

Horário de atendimento: quarta, das 19h às 00h / quinta a domingo, das 12h às 16h e das 19h às 00h

Telefone: (62) 99531-2018

Endereço: Praça Emanuel Jaime Lopes, 01 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

3 – Umami

Foto: Reprodução

Mais uma excelente opção de restaurante em Pirenópolis, o Umami proporciona experiências completas para seus clientes, desde o ambiente, que é confortável e moderno, até as comidas, que são preparadas com insumos locais e da mais alta qualidade.

Os pratos são muito bem harmonizados e elaborados, mostrando que a cozinha da casa é bastante criativa e busca sempre inovar, visando a satisfação de cada um que escolhe o local. Embora os preços sejam um pouquinho mais salgados que a maioria, vale muito a pena experimentar!

Horário de atendimento: quinta a sábado, das 12h às 15h e das 19h às 23h / domingo, das 12h às 16h

Telefone: (62) 3331-2638

Endereço: R. dos Pirineus, 77 – 1 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

4 – Forneria Pireneus Café

Foto: Reprodução

Aqui você encontra exatamente o que precisa para ter refeições tranquilas, em um ambiente calmo e bastante agradável. A cozinha da casa é inspirada na culinária italiana, trazendo em seu cardápio diversas opções de lanches, cafés, tortas e pizzas.

Além disso, ainda é possível encontrar noites com MPB e música caipira, deixando o ambiente ainda mais gostoso e a experiência ainda melhor. Vale a pena fazer uma visita!

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 16h às 23h / sexta, das 10h às 00h / sábado, das 10h à 1h / domingo, das 9h às 00h

Telefone: (62) 3331-3047

Endereço: R. dos Pirineus, 41 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

5 – Restaurante e Cachaçaria do Dill

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Com um ambiente rústico, é possível encontrar mesas e cadeiras em madeira e paredes com tijolinhos aparentes, dando ao lugar aquela característica de interior. Bastante agradável e aconchegante, a gastronomia da casa fica por conta do que há de melhor da comida goiana, servida em buffet variado.

Destaque também para as cachaças da casa, que sempre atraem parcela do público. É possível encontrar uma boa seleção delas. Vale mencionar ainda o atendimento, que é sempre cordial. Clique aqui e saiba mais.

Horário de atendimento: domingo a quinta, das 10h à 1h / sexta e sábado, das 10h às 2h

Telefone: (62) 3331-2046

Endereço: R. do Rosário, 17 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

6 – Restaurante Tempero do Rosário

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Excelente restaurante em Pirenópolis, conta com um ambiente simples mas bastante acolhedor, perfeito para ir com a família e os amigos. Por ali é possível encontrar um delicioso buffet de pratos típicos da culinária goiana, incluindo saladas e sobremesas da fazenda.

Tudo é preparado com ingredientes selecionados e de alta qualidade, garantindo a riqueza de sabores. Vale lembrar que o valor é fixo, portanto, você pode comer à vontade! É um dos melhores custo-benefício da cidade.

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 10h30 às 16h / sexta, das 10h às 16h / sábado e domingo, das 10h30 às 17h

Telefone: (62) 3331-2706

Endereço: R. Comendador Joaquim Alves, 27 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

7 – Encontro Marcado Restaurante Bar

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Referência de restaurante em Pirenópolis desde 2004, serve pratos de alta qualidade em um ambiente descontraído. Com excelente estrutura, recebe desde os tradicionais visitantes da cidade até eventos profissionais e familiares, sem falar do happy hour com os amigos.

No cardápio é possível encontra pratos saborosos de diversas regiões, visando sempre agradar a todos os paladares. Também vale mencionar a adega da casa, que conta com mais de 60 rótulos de origem nacional e internacional, sem falar que ainda é possível contar com 20 rótulos de cervejas especiais, uma para cada gosto. O lugar ainda conta com playground, para maior comodidade dos pais. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda a quarta, das 10h às 00h / quinta, das 10h à 1h / sexta e domingo, das 10h às 2h / sábado, das 10h às 2h30

Telefone: (62) 3331-1678

Endereço: R. do Rosário, 23 – Centro Histórico, Pirenópolis – GO, 72980-000

8 – Restaurante Espaço Eco

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Para quem está em busca de um restaurante em Pirenópolis que trabalhe com preços mais acessíveis, temos aqui uma excelente opção. A casa oferece um ambiente simples e rústico, com boa comida e boa música, apresentando alguns shows ao vivo eventualmente.

Destaque também para o atendimento, que é excelente e sempre trabalha para a satisfação dos clientes. Bastante acolhedor, é perfeito para ir com os amigos e aproveitar!

Horário de atendimento: quinta, sexta e domingo, das 12h às 18h / sábado, das 12h às 23h

Endereço: R. Rui Barbosa, 3 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

9 – Rosário 26 Pub & Restaurante

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Para os apaixonados por uma boa comida árabe, o restaurante é uma das melhores opções em Pirenópolis. Com um ambiente simples e confortável, é possível pedir deliciosos pratos tradicionais como esfihas, quibes, kaftas e quibe cru. Ainda é possível contar com bebidas e sobremesas típicas. Tudo preparado com ingredientes frescos, garantindo a qualidade e o sabor.

Horário de atendimento: segunda e quarta, das 17h às 23h30 / quinta e sexta, das 17h às 00h / sábado e domingo, das 11h às 00h

Telefone: (62) 3331-1216

Endereço: R. do Rosário, 26 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

10 – Restaurante Serra

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Aqui é possível encontrar um dos melhores custo-benefício de Pirenópolis, servindo deliciosas comidinhas regionais preparadas de forma caseira, no fogão à lenha. Dá para encontrar boa variedade de carnes na brasa e saladas para todos os gostos, em um ambiente simples e acolhedor.

Horário de atendimento: todos os dias, das 11h30 às 16h

Telefone: (62) 3331-1449

Endereço: R. dos Pirineus, 19 – Centro, Pirenópolis – GO, 72980-000

11 – Buteko Do Chaguinha Pirenopolis

restaurante em Pirenópolis
Foto: Reprodução

Aqui é possível encontrar um ambiente bastante agradável e perfeito para uma boa refeição. Para quem também curte aquela cervejinha gelada, o ambiente não deixa a desejar. Com precinhos em conta e um cardápio variado, é possível encontrar pratos para todos os gostos, vinhos e cervejas. Para deixar a experiência ainda melhor, também rola música ao vivo durante alguns dias da semana. Clique aqui e confira o cardápio.

Horário de atendimento: sexta e sábado, das 11h às 00h / domingo, das 11h às 18h

Telefone: (62) 98553-1934

Endereço: Av. Meia Lua, Qd 01 – Lt. 34 – Jardins Pireneus, Pirenópolis – GO, 72980-000

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Polícia exige esvaziamento de represa em fazenda de Gusttavo Lima

O local funciona como lago para passeios de jet ski.
21/05/2019, 15h41

Sob ameaça de rompimento, uma represa em uma fazenda do cantor sertanejo Gusttavo Lima, entre as cidades de Bela Vista de Goiás e Caldazinha, na região metropolitana de Goiânia, está sendo esvaziada às pressas. O local funciona como lago para passeios de jet ski.

Na segunda-feira, 20, a Delegacia Estadual do Meio Ambiente de Goiás (Dema) deu três dias para que o volume caia para um metro. Para isso, é necessário o esgotamento de três metros de água do reservatório, que possuía cinco metros – um metro já havia sido escoado nos últimos dias.

O delegado titular da Dema, Luziano de Carvalho, esteve na represa com membros do Ministério Público, representantes do cantor, Corpo de Bombeiros e peritos. Ele decidiu exigir que o esgotamento, que vinha sendo realizado por empresa contratada pela fazenda, fosse acelerado por causa do aumento das trincas e infiltrações na estrutura.

O rompimento poderia afetar seis famílias e uma importante rodovia estadual, a GO-020. Como não há projeto de licenciamento para o reservatório, disse Carvalho, é impossível saber a “mancha de inundação” em caso de colapso.

Na sexta-feira, 17, as famílias receberam comunicados da empresa contratada pelo artista. “Fomos avisados que, se algo acontecer, se a represa romper, seremos indenizados, haverá hotel reservado e alimentação”, disse o gerente farmacêutico Luizmar Cardoso, de 62 anos. Ele possui uma chácara com um criatório de peixes, a 1,5 quilômetro do reservatório da Vargem Grande, há dez anos.

De 2018 para cá, conta Cardoso, a represa foi esgotada uma vez, causando o assoreamento de uma área próxima. “A água entrou no sítio e até que passou e esgotou rápido, mas o meio ambiente sofreu.”

Autuação

Lima foi autuado em 2018 pela falta do licenciamento da represa, após vistoria em outubro do ano anterior. A Dema identificou que, mesmo tendo dado entrada no processo de licença após ser autuado, não havia medidas urgentes sendo cumpridas.

Um dos problemas, segundo o delegado, é a inexistência da chamada descarga de fundo, ou extravasor, um meio para esgotar a represa em caso de risco.

O cantor comprou o imóvel em setembro de 2017, já sabendo que a barragem do Córrego Olaria, construída havia mais de 25 anos, não foi sido licenciada pelos proprietários anteriores, informou a assessoria de Lima.

Segundo a equipe do artista, o cantor não foi notificado, mas o prazo de três dias é o mesmo previsto pela empresa contratada para fazer o serviço. Em nota, a assessoria ainda listou tentativas de licenciamento do reservatório, que tiveram início em dezembro de 2017, um mês depois da vistoria da Dema.

Conforme a assessoria, por causa de demora “burocrática” para o licenciamento, foram iniciadas obras de “estabilização e consequente aumento da vida útil” do lago em 2018, o que levou ao auto de infração e embargo em janeiro do ano passado.

Depois disso, o cantor entrou em contato com empresa que emitiu laudo técnico alertando para o risco de rompimento e pedindo autorização dos órgãos ambientais para obras emergenciais. Segundo a nota, “o risco para população e meio ambiente está controlado”.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.