Educação

Líder do governo apresenta emenda que garante Passe Livre aos estudantes, em Goiás

Com aprovação da proposta do governo, mais de 60 mil estudantes podem perder o benefício.
08/05/2019, 18h50

Após o governo de Goiás enviar um projeto de lei à Assembleia Legislativa do Estado de Goiás (Alego) que retira o Passe Livre Estudantil (PLE) dos universitários e dos alunos do ensino técnico e fundamental, o líder do governo na Casa, o deputado estadual Bruno Peixoto (MDB) apresentou uma emenda a proposta do governador Ronaldo Caiado que garante o benefício aos estudantes do nível superior e técnico.

Diante da proposta apresentada pelo governo e assinada pelo governador Ronaldo Caiado (DEM) estudantes de várias instituições de ensino estiveram na Alego para uma manifestação contra a medida do governo. O líder do governo na casa então apresentou a emenda assinada pela base aliada da atual gestão estadual, que garante o PLE aos estudantes do nível superior e técnico em Goiás.

O parlamentar afirmou que o Passe Livre é um programa importante e que é um programa que o governador está estabelecendo sua manutenção. “O governador está reestruturando o programa afim de mantê-lo através de critérios sociais e nós vamos promover amplos debates sobre o tema”, explica Bruno Peixoto.

Reestruturação do Passe Livre Estudantil retira direito do benefício de estudantes do nível superior e técnico

A proposta da atual gestão é reestruturar o programa, e cria o Programa Passe do Jovem Estudante (PJE) que tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Alego. Conforme o texto enviado à Casa, a proposta é fazer um corte de R$ 40 milhões e que o benefício seja destinado apenas aos alunos do Ensino Médio da rede pública de ensino ou da rede privada na condição de bolsista.

Como o projeto foi apresentado na Alego, estudantes universitários, técnicos e do fundamental não teriam direito ao benefício. Atualmente o PLE atende o equivalente a 85.075 estudantes em todo o estado. Com a proposta do governo, o número cai para 22.657, cortando o benefício de mais de 60 mil alunos.

Vale lembrar que a Secretária de Governo (Segov) anunciou no início do ano um pente fino nos cadastro do benefício, com o intuito de levantar os dados dos estudantes atendidos pelo programa.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Com 3 de Lucas, Tottenham vira sobre Ajax e faz sua 1ª final de Liga dos Campeões

O Tottenham vai enfrentar o Liverpool na final do dia 1º de junho, em Madri.
08/05/2019, 19h09

A Liga dos Campeões tem um jogo sensacional a cada dia. Depois do Liverpool bater o Barcelona por 4 a 0, na terça-feira, agora foi a vez de o Tottenham conseguir uma vitória histórica, ao ganhar do Ajax por 3 a 2, em Amsterdã. Com três gols de Lucas Moura no segundo tempo, sendo o último aos 50 minutos, a equipe de Londres avançou para disputar pela primeira vez em sua história uma decisão do torneio continental.

O Tottenham vai enfrentar o Liverpool na final do dia 1º de junho, em Madri. Vai ser a segunda decisão inglesa na competição. Na temporada 2007/2008, o Manchester United bateu o Chelsea nos pênaltis para ficar com o título.

Grande nome do jogo desta quarta-feira, Lucas Moura levou a bola da partida para casa e teve a atuação mais importante de sua carreira, sendo que fez os seus três gols finalizando com a perna esquerda – ele é destro.

Já o Ajax fracassou na sua tentativa de retornar à decisão após 23 anos. O jovem time ficou a um passo da sétima final, quando poderia ganhar a quinta taça, mas deve se orgulhar da grande campanha, após eliminar Real Madrid e Juventus.

No jogo desta quarta-feira, não pôde contar com o brasileiro David Neres, que, com um estiramento muscular, sofrido no último domingo na final da Copa do Holanda, conquistada pelo time depois de golear o Willem II por 4 a 0, ficou fora do jogo. A lesão pode até impedir que o atacante brasileiro sirva a seleção brasileira na Copa América, com início em 14 de junho. O técnico Tite faz a convocação para a competição no próximo dia 17.

O Tottenham não teve tempo de pensar em conseguir levar o jogo para a prorrogação. Logo aos cinco minutos, saiu o primeiro gol do Ajax. Após escanteio cobrado pela direita, Matthijs de Ligt se livrou da marcação de Trippier, subiu de cabeça e acertou o canto direito baixo de Lloris: 1 a 0.

Com a desvantagem, o time inglês se projetou no campo do adversário e passou a pressionar a saída de bola dos holandeses, que demonstraram grande tranquilidade para tocar a bola até que os espaços surgissem no bloqueio rival.

Apesar da atuação apagada do sul-coreano Son, que voltou ao time após cumprir suspensão no jogo de Londres, o Tottenham mostrou força e quase chegou ao empate com duas chances seguidas. Aos 22 minutos, Eriksen, com um lindo toque, iniciou a jogada, que teve assistência de Dele Alli e finalização de Son, mas Onana pegou. Um minuto depois, Lucas Moura tocou para Eriksen. O chute saiu forte, mas em cima de Onana, que não deu rebote.

A paciência do Ajax para acertar o contra-ataque foi recompensada aos 29 minutos. Van de Beek roubou a bola de Wanyama na intermediária holandesa e tocou para Tadic na ponta-esquerda. Frio e calculista, o canhoto sérvio apenas rolou Ziyech encher o pé esquerdo: 2 a 0.

A maioria dos 55 mil torcedores na Johan Cruyff Arena não pararam de cantar, o Tottenham pareceu sentir o golpe e os times foram para o intervalo com sentimentos opostos. O técnico Mauricio Pochettino trocou Wanyama por Llorente e empurrou os ingleses para o ataque.

Mas a Liga dos Campeões não tem limite de emoções. O segundo tempo teve um início alucinante. Aos 8, Dele Ali obrigou Onana a fazer grande defesa, mas no minuto seguinte não teve jeito. Danny Rose iniciou o ataque, Dele Ali tocou para Lucas Moura, que, como um raio, invadiu a área e fez um golaço.

Aos 13, em jogada com participação de todo o ataque, Llorente chutou, Onana fez um milagre, mas soltou e se atrapalhou com Schone. A bola sobrou para Lucas Moura, que, com muita habilidade, empatou o jogo.

Foi a vez de os garotos do Ajax sentirem o golpe. O Tottenham seguiu no ataque e quase pagou pelo excesso de coragem. Ziyech quase fez o terceiro, após passe de Tadic. Os ingleses responderam no ataque seguinte e Lucas Moura por pouco não fez o terceiro.

Aos poucos, o Ajax se acalmou e voltou a ter as melhores chances, mas não conseguiu sucesso. De Ligt bateu forte e Lloris fez grande defesa. Aos 33, Ziyech acertou a trave. Os bons momentos holandeses não diminuíram o ímpeto dos ingleses. Cada bola foi disputada de forma intensa.

Aos 41, após escanteio, Vertonghen cabeceou sozinho para grande defesa de Onana, no rebote, a bola foi tirada em cima da linha. O Ajax ganhou mais uma vez a chance dos contra-ataques. Teve pelo menos dois deles. Lloris fez mais uma bela defesa e ainda teve fôlego para ir tentar uma cabeçada em um escanteio.

Mas o mais sensacional aconteceu aos 50 minutos. E da forma que menos se esperava. Um chutão para área. Llorente ganhou o lance, Dele Alli tocou para Lucas Moura, que bateu seco: 3 a 2. Festa impressionante dos ingleses e vaga inédita na final.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Policial civil é preso por tráfico de armas, em Goiânia

Armamento seria comercializado na região metropolitana da capital.
08/05/2019, 20h26

Dois homens foram presos na manhã desta quarta-feira (8/5) pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO), nas imediações de um shopping no Jardim Goiás, região oeste de Goiânia, entre eles um policial civil.

A prisão do PC e do outro rapaz foi efetuada pela equipe do 42º Batalhão da Polícia Militar (BPM). De acordo com a polícia, a equipe foi informada sobre a ocorrência de um crime em uma lanchonete da região e se deslocou até o local para verificar a denúncia.

Segundo a PM, ao chegar no local indicado pelo denunciante, os policiais encontraram o agente da PC e o outro suspeito em um carro. A equipe policial durante a abordagem aos dois suspeitos, e fazer uma revista minuciosa dentro do veículo no qual eles estavam encontrou dentro do carro mil munições de calibres 5.56 e 7.62.

Além das munições que a polícia encontrou, os suspeitos estavam armados com uma pistola calibre nove milímetros e com um dispositivo que a transforma em uma submetralhadora.

Munições e arma seriam comercializadas pelo policial civil na região metropolitana da capital

Após encontrar as munições que geralmente são usadas em fuzis, a equipe policial deu voz de prisão aos dois suspeitos. Durante a entrevista, o policial civil afirmou que o armamento seria revendido na região metropolitana da capital.

A dupla foi presa em flagrante por porte ilegal de arma de fogo e munição de calibre restrito e proibido. O Dia Online entrou em contato com PCGO, que por meio de nota confirmou que um dos suspeitos integra o quadro de funcionário da corporação.

Segundo a nota divulgada pela PC, a Gerência de Correições e Disciplinas da Polícia Civil, apura o caso sob sigilo legal e vai adotar as medidas necessárias sobre o ocorrido.

Confira a nota

“A Polícia Civil confirma a prisão de um policial civil na data de hoje. O procedimento está sob responsabilidade da Gerência de Correições e Disciplina da Polícia Civil, que apura o caso, sob sigilo legal e toma todas as providências cabíveis.”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Justiça Federal decide que Temer deve ser preso de novo

A acusação é pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.
08/05/2019, 20h41

O Tribunal Regional Federal da 2ª Região (TRF-2) decidiu na noite desta quarta-feira, 8, que o ex-presidente Michel Temer (MDB) e coronel João Baptista Lima Filho sejam presos novamente. O julgamento ocorreu na 1ª turma do TRF-2 e a prisão foi definida por 2 votos a 1.

Os dois foram presos em 21 de março, durante a Operação Descontaminação, por ordem do juiz Marcelo Bretas, da 7ª Vara Federal Criminal do Rio, e foram libertados no dia 25 do mesmo mês por decisão liminar (provisória) do desembargador Antonio Ivan Athié, do TRF-2. A investigação diz respeito às obras da usina nuclear de Angra 3, operada pela Eletronuclear, em que teria havido desvios de R$ 1,8 bilhão. A acusação é pelos crimes de corrupção, peculato, lavagem de dinheiro e organização criminosa.

No julgamento desta quarta-feira, o relator Athié votou pela manutenção da liberdade dos dois. Mas o desembargador Abel Gomes, que é o presidente da turma, votou pela prisão de Temer e coronel Lima, e Paulo Espírito Santo acompanhou Gomes.

O advogado de Temer, Eduardo Carnelós, lamentou a decisão, mas disse respeitá-la, e afirmou que o ex-presidente está em São Paulo e deve se apresentar à Justiça na quinta-feira, 9. “Embora respeitando os desembargadores, só posso lamentar a decisão. Foi dito (pelos desembargadores) que não há risco à ordem pública, e o fundamento seria a necessidade de dar o exemplo à sociedade. A lei diz que isso não é fundamento para a prisão. Considero essa mais uma página triste na história recente do Judiciário brasileiro”, afirmou.

Carnelós disse que solicitou ao presidente da turma que Temer se apresente nesta quinta-feira, “para evitar a exposição e humilhação de um homem de 78 anos de idade”.

Já em relação ao ex-ministro Wellington Moreira Franco, que também foi preso em março, os desembargadores decidiram mantê-lo em liberdade.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Gusttavo Lima comanda palco no 2º dia do Aparecida é Show; acompanhe ao vivo

Todos os shows do evento, que ocorre de 8 a 12 de maio, são gratuitos!
09/05/2019, 07h21

Nesta quinta-feira (9/5), segundo dia do Aparecida é Show, o palco fica por conta do cantor sertanejo Gusttavo Lima. O evento, com entrada gratuita, ocorre no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, em Aparecida de Goiânia. No primeiro dia da festa, quem agitou o público foi cantora gospel Isadora Pompeo; ao menos 5 mil pessoas marcaram presença.

Gusttavo Lima é cantor, compositor e multi-instrumentista, sendo um dos principais nomes do sertanejo atual. Sua carreira começou aos nove anos de idade mas foi apenas em 2009 que começou a estourar pelo país, após o sucesso da canção “Rosas, Versos e Vinhos”, garantindo outros hits logo depois, como “Inventor dos Amores”, “Cor de Ouro” e “Refém”.

Programação do Aparecida é Show 2019

Conforme a programação, se apresentam ainda no Aparecida é Show, uma das maiores festas de rodeio em todo o Centro-Oeste, outros nomes de destaque no mundo sertanejo, sendo eles: Naiara Azevedo, Gabriel Diniz e Léo Magalhães. Este ano, a festa também comemora o aniversário de 97 anos da cidade, celebrado no próximo sábado, 11 de maio.

Veja abaixo a programação completa:

  • Quarta-feira (8/5) – Isadora Pompeo
  • Quinta-feira (9/5) – Gusttavo Lima
  • Sexta-feira (10/5) – Gabriel Diniz
  • Sábado (11/5) – Naiara Azevedo
  • Domingo (12/5) – Leo Magalhães

Transmissão ao vivo do Aparecida é Show

O Aparecida é Show, que teve início ontem (8/5), segue até o próximo domingo (12/5). E quem não pode ir até o local do evento em nenhum dos dias, pode acompanhar tudo ao vivo pelo site e redes sociais do Dia Online. Além das nossas plataformas, o público também pode assistir o Aparecida é Show pela página oficial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia no Facebook, e também pelo canal no YouTube da Cidadania.

Estão, estrategicamente posicionadas, cinco câmeras, imagens aéreas por drones e apresentadores que farão interação com o público e as atrações durante todo o evento. Sintonize e aproveite!

Câmeras ao vivo

Acompanhe em tempo real a movimentação no Centro de Cultura e Lazer José Barroso, por meio de nossas câmeras ao vivo:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.