Goiás

Após cassação de antecessor, prefeito de Minaçu vê como positiva primeira semana de gestão

A cassação do ex-prefeito Nick Barbosa se deu de forma unânime na Câmara Municipal de Minaçu, depois de ele ser acusado de improbidade administrativa.

Por Ton Paulo
07/05/2019, 16h16

Após a cassação do ex-prefeito de Minaçu, Nick Barbosa (DEM), ser confirmada no último dia 30/4, os ânimos políticos no município ainda estão amainando, mas Zilmazinho (PTC), que assumiu a gestão desde o dia 1/5, já vê como “tranquila e positiva” a primeira semana como prefeito da cidade.

A cassação do ex-prefeito se deu de forma unânime na Câmara Municipal de Minaçu. Nick Barbosa foi acusado de improbidade administrativa por ter, conforme o processo, se utilizado de recursos da Prefeitura (servidores e maquinários) para executar obras para fins particulares. Conforme o atual prefeito, Zilmazinho, a tramitação do processo de cassação ocorreu de forma tranquila na Câmara. “Foi uma votação de dois itens e foi unânime. Os 13 vereadores votaram pela cassação dele”, comenta.

O prefeito, que está há exatamente uma semana à frente da gestão municipal, declarou que o mandato do antecessor foi positivo na parte de “sanar débitos anteriores”, mas levanta pontos em que, segundo ele, o prefeito teria errado. “Ele cometeu muitos erros  políticos e administrativos. Faltava habilidade na questão gestora e administrativa”.

O atual gestor minaçuense também disse qual será sua linha de administração. A aposta, segundo ele, será na união e harmonia entre os poderes, o que ele chama de “despolarização da situação entre grupos políticos” existentes. Ele cita ainda que dará apoio ao Legislativo, uma vez que, segundo ele, uma das estratégias do ex-prefeito foi “jogar na Câmara a culpa pela cassação, com declarações maldosas”.

A intenção, conforme o prefeito, é também manter “90% da equipe de secretariado”, realizando apenas algumas mudanças. “Na secretaria de Meio Ambiente, por exemplo, tínhamos uma pessoa que não era concursada. O atual nome é totalmente técnico”, conta. Por fim, Zilmazinho avaliou a primeira semana como prefeito como “extremamente positiva”, o que indica que o clima político no município começa a normalizar após o processo de cassação que tirou o ex-prefeito.

Membro da Câmara Municipal diz que vereadores “agiram com clareza” em votação que cassou ex-prefeito de Minaçu

Em entrevista concedida logo após a concretização do processo de cassação do ex-prefeito, o vereador Rodolfo Torres (PTC) comentou o acontecimento, e defendeu a postura tomada durante a votação que tirou do cargo Nick Barbosa.

“Acredito que a Câmara [Municipal de Minaçu] foi muito imparcial nessa situação, os vereadores agiram com clareza. Então toda a Câmara está de parabéns, é um fato histórico em Minaçu, o Legislativo, a cada ano q passa, vem tomando força”, declarou.

A reportagem do Dia Online tentou contato com o prefeito cassado, mas até o fechamento desta matéria, não obteve retorno.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Prefeito de Goiânia e Secretário de Educação são acionados pelo MPF

Recomendação feita pelo MPF em desde ano não foi acatada pelo gestor municipal.
07/05/2019, 16h25

O prefeito de Goiânia, Iris Rezende (MDB), e o Secretário Municipal de Educação, Marcelo Ferreira da Costa, foram acionados pelo Ministério Público Federal (MPF) por improbidade administrativa, devido ao “descaso do poder público municipal com as paralisações das obras do Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Grande Retiro”, na zona leste de Goiânia.

O MPF já havia recomendado no dia 28 de março deste ano para que o governo municipal adotasse medidas para solucionar ou problema, ou mesmo atenuar o abandono das obras dos CMEIs. Conforme o órgão, o procurador da República Marcelo Wolff esteve na Prefeitura e entregou os documentos ao prefeito.

Na ocasião, tanto o secretário como o prefeito sinalizaram ao promotor que iriam acatar as recomendações, porém pouca coisa foi feita de acordo com o MPF. O Ministério citou o caso da unidade Grande Retiro, onde nenhuma medida foi adotada pelo governo municipal. “Não foi providenciada segurança do local e as obras da unidade estão completamente abandonadas e sendo usadas para abrigar moradores de rua e usuários de drogas”, conta o procurador.

MPF afirma que omissão do prefeito e do secretário constitui ato de improbidade administrativa

Prefeito de Goiânia e Secretário de Educação são acionados pelo MPF
Foto: Reprodução

Para o MPF, houve descaso por parte da Prefeitura e a omissão tanto do prefeito como do secretário constitui ato de improbidade administrativa, conforme previsto pela lei 8429/92, devido aos prejuízos causados aos cofres públicos por negligência na conservação de patrimônio público. Caso sejam condenados, as penas são proibição de contratar com o poder público, multa, suspensão de direitos políticos e perda da função pública.

Dia Online entrou em contato por e-mail com a Secretária Municipal de Educação e Esportes (SME), que por meio de nota afirmou não ter sido notificada sobre a ação. Na nota, a SME afirma ainda que as todos os processos referentes às obras de CMEI paradas estão em andamento, e nove delas em licitação. A Secretaria afirma ainda que os demais seguem em trâmites nos órgão competentes, conforme a lei 276/5 para o processo de licitação.

A reportagem entrou em contato com a assessoria do prefeito que por meio de nota afirmou que o processo de licitação das obras da unidade Grande Retiro estão em andamento. Conforme a Prefeitura informou, no início da gestão havia uma dívida superior a R$ 600 milhões e um déficit mensal de R$ 31 milhões, e o prefeito Iris Rezende deu prioridade a recuperação financeira do paço municipal para estabelecer um cronograma e as obras retomadas de maneira efetiva.

Conforme a Prefeitura, os 14 CMEIs que foram abandonados pela gestão passada já foram feitos os orçamentos e têm data prevista para início e conclusão das obras. Na nota, o Paço afirma que o prefeito Iris Rezende não foi notificado sobre a ação movida pelo MPF.

Confira a nota

“A Secretaria Municipal de Educação e Esporte (SME) informa ainda não ter sido notificada quanto à referida ação. Destaca que todos os processos referentes à obras paradas de CMEI encontram-se em andamento, nove deles já em licitação. Os demais seguem em trâmites nos órgãos competentes, segundo a Lei 276/15, para também seguir o processo de licitação.

Secretaria Municipal de Educação e Esporte”

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Mulher é presa depois de roubar e tentar matar um idoso a pauladas, em Mineiros

Vítima reconheceu a autora das agressões.
07/05/2019, 16h45

Uma mulher identificada como Erlian Rosa de Queiroz foi presa na noite da última segunda-feira (6/5) no setor São João, em Mineiros, a 402 quilômetros de Goiânia, suspeita de roubar e tentar matar um idoso a pauladas dentro de sua residência.

O caso foi registrado pela Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) no Registro de Atendimento Integrado (RAI). De acordo com o relato dos policiais, eles foram chamados pelo Comando de Operações da Polícia Militar (Copom) para atender uma ocorrência de roubo a residência e tentativa de homicídio.

Segundo a polícia, uma mulher invadiu a casa da vítima, identificada como Pedro Pereira da Silva. Dentro da residência de Pedro, Erlian desferiu várias pauladas contra a cabeça da vítima, com o objetivo de matar o idoso. Após deixar Pedro desacordado, a mulher fugiu do local do crime e levou os pertences da casa.

Idoso agredido foi socorrido por vizinho ser agredido pela mulher

A polícia afirmou que o um vizinho que mora ao lado da casa, ouviu os barulhos e entrou na casa da vítima, onde encontrou Pedro em seu quarto todo ensanguentado e inconsciente. Nesse momento a testemunha chamou o socorro do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás (CMBGO), que aplicou compressas na cabeça da vítima, para estancar o sangramento que era intenso.

Após receber atendimento médico, Pedro foi encaminhado a Unidade de Proto Atendimento (UPA) do município. Enquanto a vítima era atendida pelos médicos na UPA, uma outra equipe policial encontrou uma mulher com as mesmas características da suspeita e prendeu a mulher.

Em seguida a equipe que atendeu a ocorrência na casa do idoso, pediu uma foto da mulher que acabara de ser presa por outros policiais. Ao encaminhar a foto para os companheiros, os policiais que atenderam Pedro mostrara a foto da mulher para a vítima que a reconheceu.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

PM é baleado na cabeça e dois suspeitos morrem durante tiroteio em São Vicente

A força-tarefa do município previa a demolição de garagens, 'puxadinhos' e boxes comerciais irregulares instalados no local, usado também para o despejo de entulhos.
07/05/2019, 17h00

Um policial militar foi baleado na cabeça durante troca de tiros com suspeitos, na manhã desta terça-feira, 7, em São Vicente, no litoral sul do Estado de São Paulo.

Dois suspeitos de terem feito os disparos, um deles menor de idade, foram mortos pelos policiais. De acordo com a Polícia Militar, os policiais do 39º Batalhão da PM faziam uma varredura na área dos diques da Caixeta e do Piçarro para possibilitar a entrada de uma força-tarefa da prefeitura, quando foram atacados. A área é dominada por traficantes de drogas.

O sargento Éverton Silva Dias, de 42 anos, foi baleado na cabeça. Ele foi levado em estado grave para o Hospital Municipal de São Vicente e passou por cirurgia. À tarde, ele permanecia com o quadro estável em unidade de terapia intensiva. Suspeitos de terem atirado contra o policial, Wagner Antônio Azevedo Junior, de 22 anos, e um adolescente de 16 anos morreram no confronto.

Conforme a PM, o menor portava uma pistola Taurus calibre ponto 40, pertencente à Polícia Militar do Estado de São Paulo. O outro rapaz morto estava armado com um revólver Taurus, calibre 38, com a numeração raspada, além de drogas e R$ 2,1 mil em dinheiro.

A ação da prefeitura na região dos diques foi determinada pela Justiça, após ação civil pública proposta pelo Ministério Público do Estado de São Paulo para combater ocupações irregulares. A força-tarefa do município previa a demolição de garagens, ‘puxadinhos’ e boxes comerciais irregulares instalados no local, usado também para o despejo de entulhos. Com a limpeza, o município espera reduzir o impacto das enchentes na região. A operação da PM visava a garantir a segurança dos funcionários da prefeitura durante os trabalhos no local.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Dia das Mães em Goiânia: shoppings oferecem promoções especiais

O Dia das Mães em Goiânia será recheado de presentes! Muitos shoppings da cidade oferecem promoções, sorteios e programações especiais! Confira!
07/05/2019, 17h19

Segundo o ditado, não há nada maior que o amor de mãe. Talvez nunca tenham dito algo tão certo quanto isso! Uma mãe de verdade nunca mede esforços para cuidar de seus filhos, enfrentando todas as dificuldades de coração aberto. É ela quem orienta, cuida e vai até o fim! Embora todos os dias sejam completamente delas, anualmente comemoramos o Dia das Mães, que é uma data mais do que especial! Para comemorar, alguns shoppings em Goiânia estão realizando promoções e sorteios especiais.

Para participar é simples e na maior parte dos casos é possível trocar suas notas fiscais por cupons para sorteios ou por alguns presentinhos. Ficou curioso e quer deixar o dia da sua mãe ainda mais feliz? Dá uma olhada!

Confira as programações dos shoppings para o Dia das Mães em Goiânia:

Dia das Mães em Goiânia: shoppings oferecem promoções especiais
Foto: Pexels

1 – Goiânia Shopping

Para este Dia das Mães em Goiânia, o Goiânia Shopping preparou uma surpresa para lá de especial! Mais uma vez está no ar a promoção compre e ganhe, onde os clientes serão presenteados com um par de brincos com cristais. Para participar é bem simples, basta trocar R$ 600 em notas fiscais das lojas participantes, sendo válido apenas um par para cada CPF.

A promoção acontece entre os dias 3 a 12 de maio e a troca pode ser realizada no balcão da Praça Central, Piso 1, em um lounge criado especialmente para a campanha. Por ali os clientes poderão tirar fotos e aproveitar bons momentos. Leia o regulamento no site do shopping clicando aqui.

Horário de atendimento: todos os dias, das 10h às 22h30

Telefone para contato: (62) 3237-0514

Endereço: Av. T-10, nº 1300 – St. Bueno, Goiânia – GO, 74223-063

2 – Shopping Bougainville

O Dia das Mães no Shopping Bougainville também será cheio de presentes! Entre os dias 2 a 11 de maio, suas compras podem se transformar em ainda mais lembranças para sua mãe! A cada R$ 500 em compras, você ganha um lindo arranjo floral e um presente exclusivo Avatim.

O presente é formado por um kit de sabonete em barra e um gel de banho esfoliante. As trocas das notas fiscais podem ser feitas no Piso 2 do shopping, em um stand próprio para o evento, ao lado da Arezzo. Para conferir o regulamento completo clique aqui.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 10h às 22h / domingo, das 12h às 22h

Telefone para contato: (62) 3520-4300

Endereço: Rua 9, nº 1855 – St. Marista, Goiânia – GO, 74150-130

Dia das Mães em Goiânia: shoppings oferecem promoções especiais
Foto: Pexels

3 – Flamboyant Shopping Center

Neste Dia das Mães, o Flamboyant Shopping Center pode presentear sua mãe com um lindo Mercedes A250 Hatch Vision, vermelho. Presentão, não é mesmo? Para concorrer, basta realizar compras de R$ 500 nas lojas participantes da promoção. Confira o regulamento clicando aqui.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 10h às 22h30 / domingo, das 12h às 22h30

Telefone para contato: (62) 3546-2000

Endereço: Av. Dep. Jamel Cecílio, 3300 – Jardim Goiás, Goiânia – GO, 74810-907

4 – Passeio das Águas Shopping

O Passeio das Águas está trabalhando com o tema “Minha Mãe Entende”, se inspirando na incrível tarefa que as mães têm de interpretar a língua própria e divertida que os pequenos acabam criando. A campanha mostra crianças fazendo lindas declarações para suas mães através de adjetivos e o resultado é incrível!

Além disso, o shopping ainda irá realizar um sorteio dos sonhos: duas viagens de R$ 25 mil cada! Para participar, basta fazer compras nas lojas participantes. A cada R$ 250 você ganha um cupom. As notas deverão ser cadastradas no Balcão de Trocas que se encontra em frente à loja Zara. Para conferir o regulamento completo, clique aqui.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 10h às 22h / domingos e feriados, das 14h às 20h

Telefone para contato: (62) 4003-7840

Endereço: Av. Perimetral Norte, 8303 – Lot. Mansoes Goianas, Goiânia – GO, 74445-360

Dia das Mães em Goiânia: shoppings oferecem promoções especiais
Foto: Pexels

5 – Shopping Cerrado

O Shopping Cerrado também preparou uma programação especial para curtir o Dia das Mães em Goiânia! Com o evento “Espaço Mães”, que acontece entre os dias 4 e 12 de maio, será possível participar de workshops, aulas e bate-papos sobre os diversos segmentos da gastronomia, saúde, moda e beleza, ministrados por integrantes das lojas presentes no empreendimento.

O evento é aberto ao público e não é necessário fazer nenhum tipo de inscrição prévia. Será realizado na Praça de Eventos, localizada no térreo, em frente à Riachuelo. A programação será encerrada no Dia das Mães, às 10 horas, com um delicioso café da manhã. Confira abaixo a programação:

Dia 04 (sábado) – 18h

Aula show com chef Camila Caiado – Brownie de bacon e chocolate meio amargo

Dia 05 (domingo) – 18h

Aula show com chef Fabim Pereira – Pamonha de tacho

Dia 06 (segunda-feira) – 14h30

Oficina de brinquedos “Resgatando a Infância”, com participantes do Projeto TEAmamos

Dia 07 (terça-feira) – 16h e 19h

Pockets desfiles com alunos da Puig Escola de Modelos para apresentação de looks e sugestões de presentes para o Dia das Mães

Dia 08 (quarta-feira) – 16h às 18h

Presença vip da blogueira Mari Maria

Dia 09 (quinta-feira) – 19h30

Bate-papo “mostre o seu melhor através da moda e beleza”, com a designer de moda Lorena Cantanhede e a maquiadora Ana Paula Arruda

Dia 10 (sexta-feira) – 19h30

Workshop de maquiagem com Gabriella Cruz

Dia 11 (sábado) – 17h

Bate-papo “mudanças de hábitos e vida saudável” com Invictas

Dia 12 (domingo) – 10h

Café da manhã para mães

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 10h às 22h / domingo, das 11h às 22h

Telefone para contato: (62) 3621-2611

Endereço: Av. Anhanguera, 10790 – Aeroviario, Goiânia – GO, 74435-090

Dia das Mães em Goiânia: shoppings oferecem promoções especiais

6 – Banana Shopping

O Banana Shopping também irá realizar um sorteio bastante especial para este Dia das Mães em Goiânia! A cada R$ 50 em compras, você recebe um cupom para participar do sorteio para um final de semana no Rosa SPA. Serão 4 entradas e sua mãe terá direito a diversas atividades, tratamentos de beleza e muito mais. A promoção é válida entre os dias 1 e 31 de maio, correspondente ao mês das mães.

O sorteio será realizado no último dia do mês, às 18h, sendo válida para maiores de 18 anos e residentes de Goiânia e região. Clique aqui e confira os detalhes.

Além disso, o shopping ainda promoverá no dia 8/05 (quarta), a ação “Sonho de Mãe”, em parceria com a Mary Kay, que estará presente próximo à loja do Café Rancheiro no shopping, dando dicas de maquiagem e vendendo seus produtos. Acontece das 12h às 17h. Clique aqui e confira detalhes.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 22h / domingo, das 11h às 22h

Telefone para contato: (62) 3521-4600

Endereço: Av. Araguaia, 376 – Centro, Goiânia – GO, 74030-100

7 – Araguaia Shopping

No Araguaia Shopping também está rolando promoção “comprou ganhou”. Por ali, a cada R$ 250 em compras, realizadas entre os dias 2 a 12 de maio, os clientes podem trocar suas notas fiscais no balcão localizado em frente a Inovar, e retirara uma loção ultra-hidratante Nativa SPA Karité, da loja O Boticário. Simples assim!

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 8h30 às 20h30 / domingo, das 8h30 às 16h30

Telefone para contato: (62) 3922-2040

Endereço: R. 44, 399 – St. Central, Goiânia – GO, 74063-010

Imagens: Pexels 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.