Goiás

Após balear mulher na frente do filho, suspeitos morrem em confronto, em Goiânia

Crime ocorreu na tarde de segunda-feira (6/5), no Parque Industrial João Braz. Mulher, vítima de tentativa de assalto, já recebeu alta médica.
07/05/2019, 11h16

Dois homens, suspeitos de atirar em mulher na frente do filho de 10 anos, durante uma tentativa de assalto, no setor Parque Industrial João Braz, morreram momentos depois em um confronto com policiais. O crime ocorreu na tarde de segunda-feira (6/5), no bairro localizado na região Oeste de Goiânia.

Segundo informações da Polícia Militar, os suspeitos tentaram roubar o carro da mulher, mas ela se assustou e correu. Neste momento eles atiraram contra ela e em seguida fugiram. Equipes policiais foram atrás dos homens, que também atiraram contra os PMs. Os dois morreram durante o confronto.

Suspeitos atiram em mulher na frente do filho em tentativa de assalto

A mulher, de 42 anos, vítima da tentativa de assalto, foi baleada na região do quadril. Ela estava acompanhada do filho de 10 anos, que presenciou toda a ação criminosa. Em entrevista à TV Anhanguera, a criança contou que a mãe ficou desesperada com a abordagem dos criminosos, que pediam a chave do carro.

Depois de ser baleada, a mulher ainda correu até a porta de um supermercado, que estava do outro lado da rua. Ela foi socorrida pelo Corpo de Bombeiros e levada ao Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol). De acordo com a unidade de saúde, ela recebeu alta hora após ser atendida.

Índice de crimes em Goiás

Conforme o levantamento de dados da Segurança Pública de Goiás (SSP-GO), divulgado em março deste ano, os roubos de veículos caíram 53,31% e 45,45% o número de casos de roubos ao comércio. Os furtos de veículos diminuíram 21,90% e furtos a pedestres caíram 12,22%. Dos crimes monitorados no estado, três apresentaram alta, sendo eles: latrocínios (28,57%), roubos em residências (26,89%), furtos ao comércio (55,97%) e furtos em residências (6,68%).

Veja abaixo a porcentagem de queda e aumento dos 12 crimes monitorados, de acordo com a SSP Goiás:

  • Homicídios: -8,61%
  • Estupros: -20,87%
  • Tentativas de homicídios: -15,56%
  • Latrocínios: -6,25%
  • Roubos a transeuntes: -26,19%
  • Roubos de veículos: -53,45%
  • Roubos ao comércio: -47,07%
  • Furtos de veículos: – 20,63%
  • Furtos a transeuntes: -16,23%
  • Roubos em residências: 27,14%
  • Furtos ao comércio: 46,68%
  • Furtos em residências: 3,06%

Via: G1 Folha Z 
Imagens: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Com início na quarta-feira (8), Aparecida é Show terá transmissão integral do Dia Online

O transmissão ao vivo do Aparecida é Show é uma exclusividade do Dia Online, e promete revolucionar o campo do entretenimento regional.
07/05/2019, 11h36

A 9ª edição do mega evento Aparecida é Show tem início nesta quarta-feira (8/5), e chega com tudo pra marcar as comemorações do aniversário de 97 anos de Aparecida de Goiânia. O evento, que traz os tradicionais rodeios de touro e shows com grandes nomes da música, contará com cobertura integral e ao vivo do Dia Online, que transmitirá tudo pelo site, YouTube e redes sociais.

Uma grande estrutura e equipe já estão a postos para fazer a cobertura, que vai dispor de cinco câmeras estrategicamente posicionadas, imagens aéreas por drones e apresentadores que farão interação com o público e as atrações durante todo o evento. Além do site do Dia Online, a transmissão também será feita na página do Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.

Além das plataformas do Dia Online, o público também vai poder assistir o Aparecida é Show pela página oficial da Prefeitura de Aparecida de Goiânia no Facebook, e também pelo canal no YouTube da Cidadania.

O transmissão ao vivo do Aparecida é Show é uma exclusividade do Dia Online, e promete revolucionar o campo do entretenimento regional.

Aparecida é Show terá entrada gratuita todos os dias

O evento deste ano, que marca as comemorações do aniversário de 97 anos de fundação da cidade de Aparecida de Goiânia, terá como atrações shows sertanejos nacionais e apresentações de artistas locais. O tradicional Rodeio em Touro, que começa na quinta-feira (9/5). A novidade deste ano ficou por conta dos portões abertos todos os dias, que segundo o prefeito Gustavo Mendanha, é uma forma de toda a população aproveitar os festejos do município e de forma gratuita.

“Nosso objetivo principal com esta festa é proporcionar um momento de lazer e diversão para os aparecidenses que vivem e respiram a cidade diariamente e juntos comemorarmos os 97 anos de fundação do município. Além disso, a festa ajuda a girar a economia do município, seja no comércio local com a venda de roupas e acessórios, como também nos ramos de alimentação e de transporte”, comentou o gestor municipal ressaltando que a festa será para toda a família.

Os portões do Centro de Cultura e Lazer José Barroso serão abertos todos os dias a partir das 19h. A primeira noite de shows será voltada para o gênero gospel, com apresentações de artistas das congregações da região metropolitana e ministração de louvor e da palavra cristã. O encerramento ficará por conta da cantora gospel Isadora Pompeo. Já a segunda noite será animada pelo embaixador sertanejo Gusttavo Lima. Na sexta-feira (10/5) quem sobe ao palco é o fenômeno da música Jenifer, Gabriel Diniz. No sábado (11/5) a noite será comandada pelas mulheres. Naiara Azevedo cantará sucessos como 50 reais.

Encerramento

O encerramento da festa será feito pelo cantor sertanejo, Leo Magalhães. Os artistas regionais também terão seu espaço. “Os 16 artistas do Canta Aparecida foram selecionados entre 70 competidores. Na ocasião eles terão oportunidade de mostrar o seu talento para milhares de pessoas, pois estamos esperando, nos cinco dias de festas, mais de 200 mil pessoas. Além disso, no palco também teremos a apresentação do vencedor do Festival da Juventude”, pontuou.

Além dos shows e do rodeio, os aparecidenses e moradores da região do entorno de Aparecida poderão curtir ainda a praça de alimentação com diversos gêneros alimentícios e também o parque de diversões, que terá brinquedos e atrações para todas as idades. “Às 20 horas começam as apresentações no palco da Cultura com os artistas locais e o tradicional Rodeio com montarias em Touro, que vai de quinta-feira a domingo, terá início às 21h. A partir das 23h30 têm início os shows no palco principal”, esclarece o secretário de Articulação Política e um dos organizadores da festa, Ricardo Teixeira que afirma ainda que a segurança será reforçada.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Supremo recorre à Justiça e consegue liberar lagosta e vinhos para os ministros

De acordo com decisão anterior, os itens exigidos "destoam sobremaneira da realidade socioeconômico brasileira". Liminar foi cassada pelo vice-presidente da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (TRF-1), desembargador Kassio Marques.
07/05/2019, 11h54

O Supremo Tribunal Federal (STF), inconformado com a proibição de comer lagostas e tomar vinhos importados e premiados, conseguiu derrubar uma decisão liminar que havia suspendido sua licitação para contratar as refeições oficiais.

O vice-presidente da 1ª Vara da Seção Judiciária do Distrito Federal (TRF-1), desembargador Kassio Marques, cassou a decisão liminar que havia suspendido a licitação do STF. A decisão assinada nesta segunda-feira (6) derruba o entendimento da juíza federal Solange Salgado, do Distrito Federal.

Ela havia cancelado o pedido do STF com o argumento de que o edital da lagosta e do vinho não se insere como “necessário para a manutenção do bom e relevante funcionamento do Supremo Tribunal Federal” e os itens exigidos na licitação “destoam sobremaneira da realidade socioeconômico brasileira, configurando um desprestígio ao cidadão brasileiro que arduamente recolhe seus impostos para manter a máquina pública funcionando a seu benefício”.

A União Nacional dos Juízes Federais (Unajuf) enalteceu a juíza Solange, da 1.ª Vara Federal do Distrito Federal, que suspendeu a compra pelo Supremo de medalhões de lagosta e vinhos, e pediu à Advocacia-Geral da União que não recorresse da decisão. Mas não teve jeito.

Em sua decisão, o desembargador federal Kassio Marques, vice-presidente em regime de plantão, decidiu que “o detalhamento do menu, constante do edital, para além de ser meramente exemplificativo, foi utilizado como parâmetro adotado pelas empresas licitantes para a composição de preços, expediente que reduziu a margem de subjetividade quanto à qualidade dos produtos licitados”.

Segundo Marques, o pregão realizado em 26 de abril teve lance mínimo de R$ 463.319.30, abaixo do valor original de R$ 1,134 milhão. Disse ainda que sua decisão “não se trata de mera liberação do prosseguimento da licitação”, mas de alerta, por que a “tese acolhida no Juízo de primeiro grau referenda a preocupante ideia de que, no âmbito do Supremo Tribunal Federal, que abriga nada menos do que a Chefia de um dos Poderes da República, o Poder Judiciário, são concebidos atos com desvio de finalidade”.

“O restabelecimento da verdade e o afastamento de tão preocupante nódoa demanda a imediata entrega da prestação jurisdicional requerida a teor do que já foi exposto nos fundamentos de mérito e diante do quadro fático de simples compreensão dos fatos”, declarou.

Na avaliação e Marques, licitude e a prudência com que se desenvolveu o processo licitatório desautorizam tal ideia, que reflete uma visão distorcida dos fatos, nutrida por interpretações superficiais e açodadas, daí se justificando o acionamento da excepcional jurisdição plantonista para que, imediatamente, se afaste a pecha indevidamente atribuída ao STF”.

Iguarias

O fato é que a decisão libera refeições que contenham, obrigatoriamente, pratos como bobó de camarão, camarão à baiana e “medalhões de lagosta”. As lagostas devem ser servidas “com molho de manteiga queimada”.

A Suprema Corte exigiu no edital que sejam colocados à mesa pratos como bacalhau à Gomes de Sá, frigideira de siri, moqueca (capixaba e baiana) e arroz de pato. O cardápio ainda traz vitela assada, codornas assadas, carré de cordeiro, medalhões de filé e “tournedos de filé”.

Premiações internacionais

Quanto aos vinhos, os critérios são rígidos. Se for tinto, tem de ser Tannat ou Assemblage, contendo esse tipo de uva, de safra igual ou posterior a 2010 e que “tenha ganhado pelo menos 4 (quatro) premiações internacionais”. “O vinho, em sua totalidade, deve ter sido envelhecido em barril de carvalho francês, americano ou ambos, de primeiro uso, por período mínimo de 12 (doze) meses.”

Para os vinhos brancos, “uva tipo Chardonnay, de safra igual ou posterior a 2013”, com no mínimo quatro premiações internacionais.

A caipirinha deve ser feita com “cachaça de alta qualidade”, leia-se: “cachaças envelhecidas em barris de madeira nobre por 1 (um) ou 3 (três) anos.”

Destilados, como uísques de malte, de grão ou sua mistura, têm que ser envelhecidos por 12, 15 ou 18 anos. “As bebidas deverão ser perfeitamente harmonizadas com os alimentos”, descreve o edital.

Segundo o STF, a licitação foi realizada “observando todas as normas sobre o tema e tendo por base contrato com especificações e características iguais ao firmado pelo Ministério das Relações Exteriores e validado pelo TCU”.

Imagens: Jovem Pam 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Esportes

Técnico do Ajax diz que David Neres é dúvida para enfrentar o Tottenham

O time holandês precisa de um empate para avançar à final.
07/05/2019, 14h22

O treinador do Ajax, Erik Ten Hag, revelou nesta terça-feira que o brasileiro David Neres é dúvida para o confronto de volta da semifinal da Liga dos Campeões contra o Tottenham, marcado para esta quarta, às 16 horas (de Brasília), em Amsterdã. O time holandês precisa de um empate para avançar à final.

Peça fundamental para a trajetória surpreendente do Ajax na competição, David Neres corre o risco de ficar de fora do duelo decisivo em razão de um desconforto muscular sentido no último domingo na final da Copa do Holanda, conquistada pelo time depois de golear o Willem II por 4 a 0.

“David não escapou ileso da final da Copa da Holanda”, disse em entrevista coletiva Hag, que, no entanto, está otimista quanto à presença do atacante brasileiro no duelo. “Ele tem uma queixa, vai treinar mais tarde, mas ele provavelmente vai jogar”, disse.

Em relação à semifinal, em que o Ajax desponta como favorito porque venceu o primeiro duelo na Inglaterra por 1 a 0, o treinador garantiu que seus comandados, que já deixaram pelo caminho Real Madrid e Juventus nas fases anteriores, não vão atuar pelo empate.

“Vamos começar como se tivéssemos empatado em 0 a 0 (no duelo de ida do mata-mata). É assim que vamos começar em qualquer caso. Teremos de dar o melhor para, novamente, passar de mais uma fase”, afirmou o técnico. Ao contrário das fases anteriores, o Ajax poderá decidir o confronto em sua casa, a Johan Cruyff Arena, o que, segundo Hag, faz com que a equipe tenha de adotar “uma mentalidade diferente”.

Daley Blind também esteve na entrevista coletiva que antecede o duelo. O defensor, uma das referências do jovem e talentoso elenco da equipe holandesa, admitiu que não esperava ver o Ajax chegando tão longe na Liga dos Campeões e vê o time em evolução.

“Ninguém poderia ter imaginado isso no início desta temporada”, disse Blind sobre o sucesso da equipe. “Estamos crescendo como um time. Nós devemos ser agressivos”, acrescentou o atleta, ciente de que pode ser arriscado jogar apenas por um empate diante de um rival perigoso como é o Tottenham.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Operação policial em Goiás e DF prende traficante com fuzil de ouro

Participam 102 policiais na operação deflagrada no DF, Goiás e Paraná.

Por Ton Paulo
07/05/2019, 14h25

Após dois anos de investigação, a Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) deflagrou na madrugada desta terça-feira (7/5) simultaneamente uma operação na capital federal, em Goiás e no Paraná, que desarticulou três quadrilhas especializadas no tráfico de drogas sintéticas e de armas pesadas. Um dos suspeitos presos tinha, inclusive (conforme registrado nas imagens em seus celular), um fuzil de ouro: a arma de calibre pesado era banhado com o metal precioso.

A ação, batizada de Operação sem Fronteiras, é um desdobramento da Operação Delivery e nela participam 102 policiais que cumprem 11 mandados de prisão e 17 de busca e apreensão em seis cidades do Distrito Federal. As cidades de Alto Paraíso, em Goiás, e de Foz do Iguaçu, no Paraná, também foram alvos da operação.

A operação coordenada pela 5ª Delegacia de Polícia (Área Central), é resultado de dois anos de investigação e mapeou a produção das organizações criminosas que chegaram a enviar, mensalmente, 10 quilos de cocaína para o DF e 90 quilos para o Rio de Janeiro, além de armas de grosso calibre.

No celular do criminoso, os investigadores encontraram vídeos em que o homem ostentava armas de grosso calibre banhadas a ouro. Veja o vídeo abaixo, publicado pelo Portal Metrópole DF:

Preso na operação do “fuzil de ouro”, um dos traficantes “cozinhava” drogas em casa com fórmula norte-americana

Conforme adiantada por um veículo local, outro grupo investigado se especializou no tráfico de drogas sintéticas para usuários de alto poder aquisitivo. Um dos alvos da operação, que foi encontrado e preso em Águas Claras, produzia entorpecente em casa. De acordo com as investigações, o rapaz teria aprendido na Califórnia, nos Estados Unidos, técnicas para “cozinhar” as drogas.

Entre as substâncias produzidas pelo suspeito encontra-se o cristal, substância derivada da metanfetamina e chamada de MD por traficantes e usuários. A droga é rara no DF e o homem preso na operação seria um dos poucos fabricantes de cristal que existe em Brasília.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.