Goiás

Kajuru acusa Vanderlan Cardoso de roubar herança de senador assassinado em 1990

Em vídeo senador goiano acusa outro colega de bancada de ter ficado bilionário com o espólio desviado após morte de Olavo Pires. Segundo Kajuru familiares de senador morto acusam Vanderlan de ter esbulhado fortuna.
21/03/2019, 16h07

Um pronunciamento em vídeo do senador Jorge Kajuru (PSB-GO) acusa o também senador Vanderlan Cardoso (PP-GO) de ter ficado bilionário após “roubar” a herança do ex-senador Olavo Pires (PTB-RO), assassinado a tiros em outubro de 1990 quando liderava a corrida ao governo de Rondônia.

No vídeo que começou a circular nas redes sociais Jorge Kajuru está ao lado de uma jovem mulher que digita dados em um computador e ele aparece com a voz trôpega e um adesivo de campanha eleitoral no peito, possivelmente durante o pleito no no passado em que ele e Vanderlan saíram vencedores.

A cena é claramente com Kajuru tentando desqualificar seu concorrente – que agora ele classifica de ter sido injusto – durante a campanha eleitoral. As palavras de Kajuru com respeito a Vanderlan são duras e destinadas a impingir no senador pepista sérias dúvidas sobre a origem de sua fortuna, classificada por Kaujuru como na casa de mais de bilhão de reais.

Veja o vídeo: 

“Um Vanderlan Cardoso, bilionário, empresário, que era um simples contador e que de repente ficou bilionário, roubando a herança de um senador assassinado em Roraima (sic), Olavo Pires, por causa de narcotráfico”, disse Kajuru na primeira parte do vídeo.

A verborragia induz o senador socialista a cometer erros grosseiros e que demonstram a clara intenção de denuncismo caluniador que beira a irresponsabilidade e comprovam o desconhecimento de quase tudo o que exprime.

Olavo Pires era senador por Rondônia e não por Roraima, onde Vanderlan alega ter começado sua fortuna. A distância entre as duas capitais – Porto Velho e Boa Vista – é de 1.668 quilômetros – e liderava as pesquisas de intenção de voto para o governo de Rondônia. Ele era natural de Goiás (Catalão) e se mudara para Porto Velho na leva de desbravadores que foram tentar a sorte quando Rondônia ainda era um Território da União.

Fez fortuna com terras, lavoura e uma empresa de máquinas pesadas. A outra impropriedade que Kajuru lançou sobre o caso é a acusação contra o finado Olavo Pires de que ele teria ligações com o narcotráfico. Hoje as investigações apontam rumo totalmente diferente disso.

Kajuru acusa Vanderlan Cardoso de roubar herança de senador assassinado em 1990

Em 2012 o ex-deputado federal Edison Fidelis (PDT-RO) gravou um vídeo em que faz acusações contra políticos da Região Norte e diz que Olavo Pires foi morto por contrariar grupos econômicos fortes na região amazônica e prejudicar interesses financeiros, nada ligado a tráfico de drogas.

Kajuru afirma no vídeo que os filhos de Ovalo Pires acusam Vanderlan Cardoso de ter roubado a fortuna do pai

Na segunda metade do vídeo do senador Kajuru ele diz que os filhos e demais familiares de Olavo Pires acusam Vanderlan Cardoso de “ter roubado a fortuna desse senador e de repente ter aparecido em Goiás, na cidade de Senador Canedo e ter montado uma empresa”.

As ilações de Kajuru com respeito à origem da fortuna de Vanderlan prosseguem: “porque ninguém de contador em Iporá fica bilionário da noite para o dia, concordam comigo?”, sentenciou Kajuru.

Kajuru acusa Vanderlan Cardoso de roubar herança de senador assassinado em 1990
FOTO: Reprodução

Vanderlan Cardoso sempre argumentou que começou com uma pequena indústria em Boa Vista e que abriu com sócios outra empresa em Brasília e daí migrou no final dos anos 1990 para Goiás, de volta. Em Roraima ele conheceu a esposa, Isaura, com quem se casou e teve dois filhos. Prudentemente Vanderlan não respondeu as acusações durante a campanha e ignorou solenemente as manifestações de Kajuru.

Por seu turno, Kajuru agora enfrenta outras linhas de indisposição no plano federal lançando acusações contra o ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal e que o jurista ficou milionário “vendendo sentenças”.

A reportagem tentou ouvir o senador Vanderlan Cardoso sobre o vídeo. Seu telefone (62) 99688-XXXX chamou e ele não atendeu as ligações.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Se a disputa fosse hoje, Gustavo Mendanha seria reeleito prefeito de Aparecida de Goiânia, diz pesquisa

De acordo com uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data, prefeito aparecidense obteve avaliação positiva na maioria dos critérios expostos aos entrevistados.

Por Ton Paulo
21/03/2019, 16h11

Uma pesquisa do Instituto Real Time Big Data divulgada esta semana mostrou que se as eleições municipais fossem hoje, o prefeito de Aparecida de Goiânia, Gustavo Mendanha (MDB), seria reeleito pela maioria da população. A pesquisa, que foi realizada entre os dias 15 e 16 de março, foi encomendada pela Record TV Goiás e também mostrou que Mendanha conta com ampla aprovação na maioria dos quesitos avaliados pelos entrevistados, como iluminação pública, saúde e asfalto.

Conforme o instituto, 610 pessoas foram entrevistadas e a margem de erro é de 4,0 pontos. A pesquisa mostrou que se as eleições fossem hoje, 43% dos entrevistados votariam novamente em Gustavo Mendanha, reelegendo-o ao cargo de prefeito de Aparecida de Goiânia, contra 32% que não votariam e 25% que não souberam ou não quiseram responder.

No quesito saúde, 42% dos entrevistados disseram que a área melhorou sob a gestão do emedebista, 24% disse que a saúde do município continua igual e 9% não souberam ou não quiseram responder.

Quanto à iluminação pública, segundo 43% dos entrevistados a área melhorou, contra 19% que disseram que piorou e 30% que disseram que nada mudou. Os que não souberam ou não quiseram responder correspondem a 8%.

Já no quesito asfalto, 35% dos aparecidenses entrevistados avaliaram que houve uma melhora, 30% disse que piorou e 28% declarou que continua igual. Dos entrevistados, 7% não souberam ou não quiseram responder.

Nos quesitos educação e transporte, os entrevistados avaliaram que continua igual sob a atual gestão: 44% dos participantes acha que nada mudou na educação, assim como 38% acha isso do transporte. Na sequência estão as avaliações positivas: 24% acha que a educação e o transporte melhoraram. Ainda na educação, 23% acha que piorou, e 9% não souberam ou não quiseram responder. No transporte, 28 já acha que a área piorou, 10% não souberam ou não quiseram responder.

Prefeitura de Aparecida de Goiânia tem aprovação de 59%

No quesito específico de aprovação ou reprovação da Prefeitura de Goiânia foi onde a avaliação positiva foi a maior.

De acordo com a pesquisa, um total de 59% aprova a atual gestão aparecidense, contra 30% que reprova e 11% que não souberam ou não quiseram responder.

Na avaliação específica do prefeito Gustavo Mendanha, 13% o consideram ótimo, 31% o consideram bom, 28% o consideram regular, 12% o consideram ruim ou péssimo e 9% não souberam ou não quiseram responder.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Jovem morre após sofrer descarga elétrica ao fazer emenda de extensão, em Catalão

Ademir não desligou os fios da energia para fazer a emenda na extensão.
21/03/2019, 17h00

O jovem Ademir Aparecido Ferrari Júnior, de 23 anos, morreu na tarde da última quarta-feira (20/3) durante o trabalho em uma obra ao receber uma descarga elétrica de uma extensão ligada a uma betoneira, no setor Aeroporto, em Catalão.

A Polícia Civil do Estado de Goiás (PCGO) registrou o caso como acidente de trabalho. Testemunhas contaram para os policiais, que no momento que sofreu a descarga elétrica, Ademir fazia uma emenda na extensão que estava ligada a betoneira, e não entenderam a razão do jovem não desligar o equipamento da tomada para efetuar o trabalho.

Conforme os informações da polícia, Ademir ao levar o choque caiu com os fios da extensão nas mãos e junto ao peito, o que pode ter ocasionado a descarga elétrica ter sido maior.

A polícia afirmou que a testemunha do caso, fez o resgate do jovem e o levou para Unidade de Pronto Atendimento de Catalão (UPA), que é próximo a obra em que eles estavam trabalhando. Ademir chegou a ser atendido pelos médicos da UPA, mas infelizmente não resistiu e morreu no local.

Jovem foi informado que poderia aproximar a betoneira da extensão, mas preferiu fazer a emenda nos fios sem desligar a energia

A polícia afirmou que no momento do acidente estavam na obra o pedreiro Valter e outro servente. Segundo a testemunha que fez o resgate do jovem, ele foi informado que era mais prudente chegar a betoneira para perto de onde a extensão alcançava do que fazer uma emenda.

No entanto segundo o relato feito a polícia, Ademir insistiu em fazer a emenda e prosseguiu com o trabalho sem desligar os fios da energia.

Após a constatação da morte de Ademir, o corpo do rapaz foi levado para o Instituto Médico Legal (IML) de Catalão, para passar por exames e liberado em seguida para que a família pudesse se despedir do ente querido. O IML afirmou que os resultados dos exames devem sair nos próximos 10 dias.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

Bares em Brasília: 11 melhores opções da cidade

Seja para ir sozinho, conhecer gente nova ou para aquele Happy Hour com os amigos, os bares em Brasília são as opções perfeitas!
21/03/2019, 17h18

Se você está cansado de sempre seguir a mesma rotina e está em busca de um programinha diferente, seja para curtir sozinho ou com os amigos, os bares em Brasília representam excelentes opções! Além de drinques variados, cervejas para todos os gostos e diversas comidinhas de boteco deliciosas, os barzinhos da capital brasileira ainda se preocupam em oferecer experiências que vão muito além.

Com decorações temáticas e ambientes acolhedores, são perfeitos para quem pretende conhecer gente nova ou ainda aproveitar as melhores musiquinhas ao vivo. Ficou curioso? Nós do Portal Dia Online preparamos uma listinha com os melhores bares da cidade para você conhecer! Confira abaixo e escolha seu preferido!

Encontre os melhores bares em Brasília:

1 – Dudu Bar

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Este é, sem dúvida, um dos melhores bares em Brasília. Quando se fala de bons drinques, a casa sempre oferece deliciosas opções assinadas por Del Silva, renomado barman na cidade. É possível encontrar opções para todos os gostos, onde os clientes podem experimentar sabores únicos capazes de agradar até o mais exigente paladar.

Apenas para que você tenha ideia, ainda é possível encontrar uma excelente carta de vinhos, com mais de 150 rótulos vindos de 12 nacionalidades diferentes. Representam a pedida certa para harmonizar com a escolha de seu prato.

Isso porque o ambiente ainda funciona como restaurante, apresentando um cardápio requintado e de muita variedade, servindo desde entradas até petiscos, pratos completos e sobremesas. Clique aqui e confira o menu da casa!

Horário de atendimento: segunda a quarta, das 12h às 15h e das 18h às 00h / quinta, das 12h às 15h e das 18h à 1h / sexta e sábado, das 12h às 2h / domingo, das 12h às 17h

Telefones:

  • (61) 3323-8082
  • (61) 3248-0184

Endereços:

  • SCLS 303, Bloco A, Loja, Asa Sul Comércio Local Sul 303 – Asa Sul, Brasília – DF, 70336-510
  • SHIS Qi 11, Bloco I, Lojas 16,40,46 – Lago Sul, St. de Habitações Individuais Sul QI 11 – Lago Sul, Brasília – DF, 71625-580

2 – Bar Brasília

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Aqui é possível fazer uma boa “viagem no tempo” e sentir o verdadeiro espírito da alma brasiliense, marcada por muita nostalgia  dos bares dos anos 50 e pela ginga carioca e boemia paulista, que combinados resultam no que há de melhor em Brasília.

É um espacinho para aproveitar boa gastronomia, sem deixar de lado a cultura e o bom entretenimento. Os clientes do bar podem desfrutar de tudo isso, vivendo experiências realmente inesquecíveis e que marcam de formas diferentes a cada visita.

No cardápio, deliciosas comidas de boteco, oferecendo petiscos que são de dar água na boca. E claro, ainda é possível pedir seu drinque preferido e contar com a cerveja sempre gelada na mesa. Com certeza, um dos melhores bares em Brasília! Se você ainda não conhece, vale a pena! Para conferir o cardápio de drinques, clique aqui.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 11h40 às 00h / domingo, das 11h40 às 16h30

Telefone: (61) 3443-4323

Endereço: Asa Sul Comércio Residencial Sul 506 Conj. 15 15 – Asa Sul, Brasília – DF, 70350-515

3 – Abençoado Bar e Restaurante

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Também considerado como um dos melhores bares em Brasília, é perfeito para levar os amigos e jogar conversa fora. Com um ambiente bastante acolhedor e confortável, é possível contar com aquela cervejinha bem gelada, sem contar que a casa também é bem conhecida por suas cachaças.

Uma curiosidade é que o nome do local nasceu de uma antiga brincadeira entre o dono do bar e seus amigos, já que costumavam chamar uns aos outros de “abençoado (a)”. Não deu outra, esse foi o nome que deu cara ao ambiente amigável que se encontra por ali hoje.

No cardápio é possível encontrar verdadeiras delícias, dando espaço para a comida de boteco, com petiscos e porções bem servidas. Destaque também para os drinques, com opções para todos os gostos!

Horário de atendimento: domingo a quarta, das 11h30 às 00h / quinta a sábado, das 11h30 às 2h

Telefone: (61) 3256-0008

Endereço: St. Sudoeste Superquadra Sudoeste 105 Bloco C Loja 82/86 – Cruzeiro / Sudoeste / Octogonal, Brasília – DF, 70670-433

4 – Bar Brahma

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Para os fãs do chopp Brahma, nada melhor que ir direto até a fonte. O Bar Brahma é considerado como um dos melhores lugares em Brasília para reunir os amigos e curtir aquele Happy Hour. Em um ambiente alegre e com climinha bastante descontraído, é possível encontrar sua bebida favorita sempre no ponto, sem falar do cardápio de comidas, que ainda oferece petiscos e sanduíches que são de dar água na boca!

Vale lembrar que a casa ainda serve almoço executivo e buffet de feijoada nas sextas e sábados. Enquanto isso, as noites são embaladas pela boemia brasiliense, ao som do que há de melhor que vai do samba ao jazz, do rock ao forró e até mesmo do baião a MPB. Para conferir a programação da casa, clique aqui.

Horário de atendimento: segunda a sábado, das 11h45 às 00h

Telefone: (61) 3224-9313

Endereço: Asa Sul Comércio Local Sul 201 – Asa Sul, Brasília – DF, 70040-906

5 – Primeiro Cozinha de Bar

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

E aqui temos mais uma excelente opção para preencher nossa listinha com os melhores bares em Brasília! O Primeiro oferece um ambiente bastante descontraído e com um climinha jovial que encanta qualquer um que vai até ali.

No cardápio, as tradicionais comidas de boteco que satisfazem os mais diversos paladares, tudo preparado com muito cuidado e com ingredientes de primeira, garantindo o sabor. Drinques para todos os estilos e cervejas para todos os gostos, vale a pena!

Como se não bastasse, a casa ainda recebe showzinhos ao vivo, com programações semanais que são de tirar o fôlego.

Horário de atendimento: segunda, das 12h às 00h / terça a quinta, das 12h à 1h / sexta e sábado, das 12h às 2h / domingo, das 12h às 23h

Telefone: (61) 3028-1331

Endereço: St. Sudoeste Quadra 8 – Brasília, DF, 70297-400

6 – Piratas Bar

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Aqui é possível encontrar um ambiente bastante confortável e acolhedor, perfeito para curtir aquele Happy Hour com os amigos. No cardápio, os melhores drinques da casa, petiscos e cervejas para todos os gostos.

Destaque para a decoração do bar, que conta com artigos que realmente fazem jus ao nome, já que remetem aos piratas, trazendo aquele arzinho mais rústico. Como se não bastasse, ainda é perfeito para quem curte um bom futebol, já que frequentemente rola transmissão de jogos ao vivo. Pra que combinação melhor?

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 11h30 às 00h / sexta, das 11h30 às 2h / sábado, das 12h às 2h / domingo, das 12h às 00h

Telefone: (61) 99909-5051

Endereço: SIG Quadra 06 Lote 1515, St. Sudoeste, Brasília – DF, 70610-460

7 – Bar Santa Fé

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

E esta é uma boa opção para quem busca por bares em Brasília que ofereçam preços mais baixos e, ao mesmo tempo, ainda contem com maravilhosas bebidas e comidas. O ambiente é excelente e conta com bastante conforto, ideal para reunir a galera e ainda escutar uma boa musiquinha ao vivo! Cerveja gelada, petiscos deliciosas e boa conversa, tudo isso em um mesmo lugar!

Horário de atendimento: todos os dias, das 11h às 00h

Telefone: (61) 3427-2312

Endereço: Condomínio San Diego Lote 32 – Jardim Botânico, Brasília – DF, 71680-362

8 – 5uinto Bar

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Entre os bares em Brasília é possível encontrar esse espacinho, que se destaca por seu ambiente requintado e descontraído, em uma mistura que encanta a qualquer um. É mais uma boa escolha para quem pretende reunir os amigos ou levar a família para um programinha diferente,

É possível encontrar deliciosas comidinhas de boteco, sem contar os drinques da casa, que sempre chamam atenção, e as cervejas variadas, onde sempre dá para pedir a sua preferida.

Um bom diferencial é que por ali rola o melhor da música eletrônica, recebendo DJs com certa frequência. O atendimento é bastante cordial e ágil! Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: terça e quarta, das 18h à 1h / quinta a sábado, das 18h às 2h

Telefone: (61) 3328-5113

Endereço: SCLN 102 Bloco A Loja 56 – Asa Norte, Brasília – DF, 70722-510

9 – Mercadito Bar e Restaurante

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

O Mercadito nasceu de forma despretensiosa, com a proposta de oferecer ao público diversas delícias, unido isso a muita cultura e animação. Entre os diferenciais da casa estão seus drinques incrementados e a nova carta exclusiva de Gin, que já é um verdadeiro sucesso.

O cardápio não fica atrás, oferecendo pratos e petiscos assinados pela grande chef Leslie Bertoni. E o que falar do ambiente em si? A estrutura do local foi desenvolvida com inspirações de bares e restaurantes de Nova York, com tendências industriais e modernas.

Além do amplo salão principal, ainda é possível escolher sua mesa no mezanino ou na área externa, que conta com todo o charme e elegância assim como todo o ambiente.

Horário de atendimento: segunda a quinta, das 12h às 15h e das 18h à 1h / sexta a domingo, das 12h à 1h

Telefone: (61) 3536-2927

Endereço: Asa Sul Comércio Local Sul 201 BL A – Asa Sul, Brasília – DF, 70232-530

10 – Outro Calaf

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Também citado por muitos como um dos melhores bares em Brasília, conta com um climinha nostálgico, já que sua decoração é inspirada em barzinhos mais clássicos. No cardápio, o melhor da cozinha brasileira tradicional, oferecendo pratos e petiscos da boemia.

Drinques deliciosos e cerveja gelada também são o forte da casa. E para deixar tudo ainda melhor, é possível contar com musiquinhas ao vivo em determinados dias da semana. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: segunda, das 11h às 18h / terça, das 11h às 2h / quarta a sábado, das 11h às 4h / domingo, das 17h às 00h

Telefone: (61) 3325-7408

Endereço: Setor Bancário Sul 02 Q 5, Setor Bancário Sul Q. 2 – Asa Sul, Brasília – DF, 70297-400

11 – Versão Brasileira

Bares em Brasília:
Foto: Reprodução

Uma das melhores opções entre os bares em Brasília para quem prefere economizar um pouco. O bar conta com um climinha bem casual, em ambiente mais simples mas trabalhado com temática esportiva. Além da área interna, ainda é possível encontrar uma área externa parcialmente coberta.

O local ainda conta com uma grande TV, onde são transmitidos jogos ao vivo. No cardápio, as tradicionais comidas de boteco e variadas bebidas para escolher. Vale a pena conhecer!

Horário de atendimento: terça a quinta + domingo, das 14h à 1h / sexta e sábado, das 11h às 2h

Telefone: (61) 3263-1175

Endereço: Asa Sul 204 Bl A Lj 02 – Asa Sul, Brasília – DF, 70234-510

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Caiado abre caminho para implantação do VLT na linha do Eixo Anhanguera, em Goiás

Empresa também quer implantar uma fábrica no estado.
21/03/2019, 18h46

O governador Ronaldo Caiado (DEM) visitou nesta quinta-feira (21/3) a 25ª edição da Intermodal South América 2019 e conheceu o trabalho da multinacional Build Your Dreams (BYD). A empresa é especializada em alta tecnologia de energia limpa e está interessada em implantar uma fábrica em Goiás, para implantação do Veículo Leve Sobre Trilhos (VLT) na linha do Eixo Anhanguera.

Caiado visitou a feira e conheceu a empresa ao lado do secretário de Indústria, Comércio e Serviços, Wilder Morais e do presidente da Adial Goiás, Otávio Lage Filho. “A empresa nos apresentou um projeto para a linha do eixo que corta a Avenida Anhanguera, com uma tecnologia que está sendo implantada na Bahia. E nós queremos dar mais agilidade ao transporte da nossa capital”, afirmou o governador.

Conforme Ronaldo Caiado, a tecnologia utilizada pela BYD pode auxiliar a ter um conhecimento maior sobre energia lima no Estado.

Por sua vez Wilder Morais afirmou que o convite para conhecer a empresa partiu da própria BYD, e que tanto ele como o governador tiveram a oportunidade de fazer a visita hoje. “Tivemos a oportunidade de conhecer a empresa em São Paulo, mais em seguida queremos levá-los a Goiás para mostrar nossa potencialidade e não apenas implantar o Eixo Anhanguera, mas também uma fábrica de alta tecnologia no Estado”,  salientou o secretário.

De acordo com o secretário as condições no Estado foram o que chamaram a atenção da BYD, que procurou a secretária para fazer o contato com o governo estadual.

VLT está sendo implantado na Bahia e depois deve chegar a Goiás

A empresa nesse momento é responsável pela implantação do VLT em Salvador, na Bahia. Conforme as informações do governo de Goiás é uma extensão de 19 quilômetros sendo implantada na capital baiana. O contrato de instalação do sistema foi firmado em fevereiro deste ano e ressalta que o VLT vai ser movido a eletricidade sem a emissão de poluentes.

“Nós estamos ansiosos para participar do projeto de Goiânia, com  uma tecnologia mais moderna e de reconhecimento facial, além de ser superecológico para evitar o trânsito, e ter um intervalo de paradas mais curto”, afirmou o diretor de negócios da BYD, Alexandre Liu.

Segundo o diretor da BYD, a proposta vai ser uma ótima solução para a capital, pois vai economizar as vias e liberar outras duas para os veículos e até mesmo um parque, de acordo com a necessidade da população.

Na última sexta-feira (15/3) Ronaldo Caiado participou de uma reunião como prefeito de Goiânia Iris Rezende (MDB), na pauta o transporte coletivo da capital e região metropolitana e a possível privatização da Metrobus, empresa que é responsável pela gestão da linha do Eixo Anhanguera, que é gerido pelo governo estadual. Na ocasião, Caiado afirmou que se recebesse uma proposta o Estado iria regular e fiscalizar o serviço e a qualidade do transporte coletivo.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.