Entretenimento

Dia Internacional da Animação tem grande evento em Goiânia

O evento acontece do dia 29 ao dia 31, no Cine Cultura, e traz oficinas gratuitas de desenho e exibição de animações.

Por Ton Paulo
29/10/2018, 10h47

No último domingo (28/10), dia em que os brasileiros foram às urnas em todo o país para votar no 2º turno das eleições, também se comemorou o Dia Internacional da Animação. E Goiânia, capital do Estado, vai sediar nos dias 29, 30 e 31 de outubro uma mega mostra gratuita de desenhos animados nacionais e internacionais, de variadas técnicas e estilos. O evento acontece no Cine Cultura, na Praça Cívica, em Goiânia, e tem entrada gratuita.

O evento é uma extensão do Dia Internacional da Animação – DIA, criado em 2002 pela Associação Internacional do Filme de Animação – ASIFA, e adotado no Brasil em 2004 pela Associação Brasileira de Cinema – ABCA. O DIA é realizado em mais de 30 países.

No Brasil, a mostra alcançará mais de 200 cidades, chegando à sua 15ª edição celebrando os 100 anos da animação brasileira, inclusive, com uma sessão histórica dedicada exclusivamente a esse tema. Conta com o patrocínio local da Secretaria de Educação, Cultura e Esporte (Seduce) por meio da Lei Goyazes, e do apoio do Museu da Imagem e do Som (MIS), do Cine Cultura e de empresas parceiras, como a Mandrake Comic Shop, a Hocus Pocus, o restaurante Dona Fiinha e o coletivo Obsoleto.

Dia internacional da animação tem grande evento em Goiânia
Trecho da animação A Cidade dos Piratas

Nacionalmente, tem o patrocínio da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura por meio do Fundo Nacional da Cultura. Em Goiânia, o DIA é organizado e coordenado por Márcia Deretti, Márcio Júnior e Coelho Nunes por meio da Escola Goiana de Desenho Animado e Na Toca Produções.

Esse ano, o evento está composto por sete mostras e uma sessão exclusiva para as estréias de O Evangelho Segundo Tauba e Primal, de Márcia Deretti e Márcio Jr., e de A Cidade dos Piratas, de Otto Guerra.

Ao todo serão 57 animações exibidas. No primeiro dia, acontecem as mostras Nacional com Audiodescrição para Deficientes Visuais, Nacional e Internacional. No segundo, é a vez das mostras Infantil, Fantástica Animação e Regional de Animações Goianas. Finalmente, no último dia, serão exibidas a Mostra Histórica: 100 Anos da Animação Brasileira e a Sessão de Estréias.

O evento vai acontecer de hoje, segunda-feira (29/10), até quarta-feira (31/10), no Cine Cultura, Praça Cívica, em Goiânia, e a entrada é gratuita. A programação completa pode ser consultada no site oficial.

Evento doa Dia Internacional da Animação também terá ficinas gratuitas de animação

Além da exibição de inúmeras animações estrangeiras, nacionais e regionais, o evento vai oferecer, ainda, oficinas gratuitas de desenho para os apaixonados em animação. Confira abaixo a programação:

OFICINAS GRATUITAS DIA 2018

Local: Escola Goiana de Desenho Animado – Al. Botafogo, 235, sala 2 – Centro

OFICINA DE ANIMAÇÃO – O QUARTO VIVO

Com Fabio Zimbres (RS)

30 e 31 de outubro, das 14h às 18h

Público-alvo: Jovens e adultos, a partir de 15 anos, com noções básicas de desenho e animação.

Inscrições até 28 de outubro pelo site:

www.escolagoianadedesenhoanimado.com

A oficina irá produzir ciclos animados, reunindo o trabalho dos alunos duranteos dois dias de aula em uma animação experimental com direção de arte do premiado Fabio Zimbres.

OFICINA DE ANIMAÇÃO STOP MOTION

Com GiulianaDanza (MG)

17 e 18 de novembro, das 14h às 18h

Público-alvo: Jovens e adultos, a partir de 15 anos.

Inscrições até 10 de novembro pelo site:

www.escolagoianadedesenhoanimado.com

Noções básicas sobre a técnica de animação stop motion, através de exercícios de cor, substituição e deslocamento. Não é necessário saber desenhar.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Daniel Corrêa, ex-jogador do São Paulo, é encontrado morto em matagal no Paraná

Segundo as informações publicadas o atleta teve o órgão genital cortado.
29/10/2018, 11h57

Com passagens por Botafogo, São Paulo, Cruzeiro, Coritiba e São Bento, o corpo do meia Daniel Corrêa Freitas, de 24 anos, foi encontrado em um matagal em São José dos Pinhais, na região metropolitana de Curitiba, na tarde do último sábado (27/10).

Segundo as informações divulgadas pelo globoesporte.com, o Instituto Médico Legal de Curitiba (IML) informou que o corpo do jogador deu entrada na unidade na tarde de sábado com ferimentos de arma branca.

Na manhã desta segunda-feira (29/10), o corpo do atleta foi liberado pelo IML e deve ser encaminhado até a manhã de terça-feira (30/10) para a cidade de Conselheiro Lafaiete, em Minas Gerais, onde mora a família do jogador.

Daniel Corrêa teve o órgão genital cortado

Segundo as informações publicadas, a Polícia Civil (PC) do Paraná disse que as investigações estão bem avançadas. De acordo com a publicação os agentes consultaram o IML, que informou que o jogador foi morto a facadas e ainda teve o órgão genital cortado.

A PC afirmou também que um inquérito foi instaurado na delegacia do município, para apurar os fatos que levaram ao assassinato do jogador, mas não vai repassar detalhes do caso, para não atrapalhar as investigações.

Em seu site oficial, o São Bento Esporte Clube emitiu nota lamentando a morte do atleta, que atualmente estava emprestado ao clube pelo São Paulo.

Confira a nota do São Bento na íntegra

“O Esporte Clube São Bento lamenta a morte do meia Daniel, confirmada pela assessoria de imprensa do atleta na noite deste domingo (28). O jogador foi contratado por empréstimo do São Paulo para reforçar o elenco do São Bento na Série B. A causa da morte ainda não foi informada. A diretoria do clube lamenta o fato ocorrido e se solidariza com a família e amigos do jogador nesse momento de profunda tristeza.”

Imagens: Globoesporte.com 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Conhecido como "maníaco das tetas", é preso homem que molestava mulheres em Iporá

O homem fez quase 20 vítimas, todas mulheres. Ele as abordava de motocicleta, as jogava no chão e apalpava seus seios, fugindo em seguida.

Por Ton Paulo
29/10/2018, 12h08

Um homem acusado de molestar mais de 20 mulheres sexualmente em Iporá, a 230 quilômetro de Goiânia, foi preso neste fim de semana após ter sido denunciado na delegacia de polícia da cidade. O homem, que é conhecido como “maníaco das tetas”, abordava suas vítimas de motocicleta na rua, atacando-as e imobilizando-as para tocar e apalpar seus seios.

Ao atacar as jovens, Ramon de Souza Teixeira, de 22 anos, chegava a derrubá-las no chão. O maníaco foi preso em uma fazenda na zona rural do município de Diorama, a 30 quilômetros de Iporá.

De acordo com a polícia, Ramon foi preso logo depois que o boletim de ocorrência foi registrado na delegacia. “Ele foi preso menos de 24 horas depois de ser denunciado”, conta um assessor da Polícia Civil.

Segundo informações da ocorrência policial, na noite da última sexta-feira (26/10), por volta das 20h, uma mulher transitava pela Avenida Goiás, Setor Central, em Iporá, quando um homem em uma moto parou de forma repentina ao seu lado, abraçou-a e apertou seus seios de forma violenta. A moça gritou e o maníaco fugiu.

Ela então entrou contatou com a PM e com a Polícia Civil para relatar o ocorrido e descrever suas características para os policiais. Ela disse que o suspeito estava em uma moto vermelha, era jovem, usava jaqueta, capacete e viseira pretos.

O delegado de polícia Ramon Queiroz, responsável pelo caso, contou que nove vítimas do maníaco registraram ocorrência, mas que o número de mulheres molestadas pelo homem pode chegar a mais de 20.

A prisão do maníaco das tetas

Segundo a PM, depois de receber as informações sobre o caso e por constatar que haviam outros relatos sobre ataques registrados no mesmo dia, uma equipe do Grupo de Patrulhamento Tático (GPT) iniciou diligências com o intuito de localizar e prender o suspeito.

Os militares localizaram Ramon de Souza Teixeira, na Fazenda Água Limpa, localizada na GO-174, Zona Rural do município de Diorama, localizado a 32 quilômetros de Iporá. No local, a equipe encontrou as roupas, o capacete e a moto descritos pelas vítimas. Ainda de acordo com a PM, diante das provas, o suspeito admitiu ser o autor dos crimes.

O delegado Ramon Queiroz declarou que uma informação essencial que contribuiu para a prisão do maníaco foi a memória de uma das vítimas, que se lembrou dos números da placa da motocicleta que o maníaco usava no momento em que a molestou.

Ramon de Souza Teixeira foi preso por crimes contra a dignidade sexual e importunação sexual. O suspeito foi conduzido até a Delegacia de Polícia Civil local para dar início aos procedimentos legais cabíveis, e ficará à disposição da Justiça.

Via: Mais Goiás 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Delegado investiga misterioso assassinato de advogado em Goiás; veja vídeo

Câmeras de segurança de um comércio próximo ao cenário do crime, mostram quando os dois homens chegam em uma moto, o garupa desce e atira.
29/10/2018, 13h08

Ninguém viu nada, mas imagens de monitoramento mostram dois homens em uma moto estacionando em frente a um bar do advogado Wellington da Costa Souza, de 26 anos, na tarde do último sábado (27/10), em Anicuns, em Goiás. O garupa desce e atira pelo menos três vezes contra o advogado.

Recém-formado, o advogado havia ido à Delegacia de Anicuns apenas uma vez para soltar um cliente que havia sido preso pelo delegado  David Felício.

“Um mês atrás ele veio aqui na delegacia soltar um preso, mas não sei se ele atuava no criminal. Mas era recém-formado”, conta o delegado. “É típico de homicídio mesmo. Não levou nada de valor, por isso ainda não trabalhamos com a hipótese de latrocínio”, revela.

Segundo a Polícia Militar, Wellington morreu no local. Câmeras de segurança de um comércio próximo ao cenário do crime, mostram quando os dois homens chegam em uma moto, o garupa desce e atira.

Segundo o major Aparecido Alves de Oliveira, comandante da Polícia Militar do Estado de Goiás (PMGO) na cidade, a vítima estava sozinha quando foi atingida.

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) emitiu nota assinada pelo presidente do órgão, Lúcio Flávio Siqueira de Paiva, na qual lamentou o crime e cobrou uma “rigorosa apuração dos fatos e punição aos criminosos” (veja na íntegra abaixo).

Delegado investiga misterioso assassinato de advogado em Goiás; veja vídeo

OAB-GO lamenta, repudia e cobra elucidação de assassinato de advogado em Anicuns

A Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO) vem a público para lamentar, repudiar e cobrar elucidação de assassinato do advogado criminalista Wellington da Costa Souza, ocorrida em Anicuns.

Ele foi assassinado em seu estabelecimento comercial. Ainda não há mais informações sobre o caso.

O presidente da Comissão da Advocacia Jovem da subseção de Anicuns, Cristiano Pereira, esteve no local a fim de acompanhar pessoalmente o início das investigações do assassinato. A OAB-GO segue alerta e cobra rigorosa apuração dos fatos e punição dos criminosos.

Lúcio Flávio Siqueira de Paiva

Presidente da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Goiás (OAB-GO).

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Economia

Etanol sobe em 16 Estados e no DF, diz ANP

Na média brasileira o preço do etanol pesquisado pela ANP acumulou alta de 5,37% na comparação mensal. A maior alta mensal, de 8,47%, foi em Goiás.
29/10/2018, 13h40

Os preços do etanol hidratado subiram nos postos de 16 Estados brasileiros e no Distrito Federal na semana passada, segundo levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) compilado pelo AE-Taxas. Em outros nove Estados houve queda. No Amapá não foi feita avaliação na semana anterior e, portanto, não houve base para comparação.

Na média dos postos brasileiros pesquisados pela ANP, houve alta de 1,36% no preço do etanol na semana passada, para R$ 2,983.

Em São Paulo, principal Estado produtor e consumidor, a cotação média do hidratado avançou 1,52% sobre a semana anterior, de R$ 2,768 para R$ 2,810 o litro. No período de um mês os preços do combustível avançaram 6,40% nos postos paulistas.

Além de São Paulo, na comparação mensal os preços do etanol subiram em 16 Estados e no Distrito Federal e recuaram em oito unidades da federação. No Amapá não houve avaliação.

Goiás registra maior alta mensal no preço do etanol

A maior alta mensal, de 8,47%, foi em Goiás. Na média brasileira o preço do etanol pesquisado pela ANP acumulou alta de 5,37% na comparação mensal.

Sergipe registrou a maior baixa no preço do biocombustível na semana passada, de 0,80%, e o maior recuo mensal também foi de um estado nordestino, a Paraíba, com 4,71%.

O preço mínimo registrado na semana passada para o etanol em um posto foi de R$ 2,399 o litro, em São Paulo, e o máximo individual ficou de R$ 4,800 o litro, em Rondônia. Apesar das seguidas altas nos preços, São Paulo mantém o menor preço médio estadual, de R$ 2,810 o litro, e o maior preço médio ocorreu nos postos do Amapá, de R$ 4,240 o litro.

Competitividade

Os preços médios do etanol permanecem vantajosos sobre os da gasolina em sete estados brasileiros e no Distrito Federal. Além dos cinco Estados entre os maiores produtores do País – São Paulo, Minas Gerais, Paraná, Goiás e Mato Grosso – a competitividade segue no Rio de Janeiro, Paraíba e no Distrito Federal.

O levantamento da ANP compilado pelo AE-Taxas considera que o etanol de cana ou de milho, por ter menor poder calorífico, tenha um preço limite de 70% do derivado de petróleo nos postos para ser considerado vantajoso.

Em Mato Grosso, o hidratado é vendido em média por 59,98% do preço da gasolina, em São Paulo por 62,36%, em Minas Gerais por 62,73% e em Goiás, 64,26%. No Paraná a paridade está em 66,84%, no Rio de Janeiro em 69,42% e na Paraíba em 68,53%.

No Distrito Federal a competitividade com a gasolina está no limite, em 70,05%. Na média brasileira, a paridade é de 63,16% entre os preços médios do etanol e da gasolina, também favorável ao biocombustível.

A gasolina é mais vantajosa no Amapá, com a paridade de 97,79% em relação ao preço do etanol.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.