Educação

Começa hoje prazo para renovar contratos do novo Fies

O processo de renovação é voltado apenas para os contratos firmados este ano no âmbito do Novo Fies.
29/10/2018, 14h46

Começa hoje (29) o processo de renovação de contratos do Novo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). Aproximadamente 50 mil estudantes assinaram contratos do Novo Fies no primeiro semestre de 2018 e devem realizar o aditamento.

A renovação dos contratos deve ser feita na página http://sifesweb.caixa.gov.br até 30 de novembro. Segundo a Caixa Econômica Federal, caso haja necessidade de alterações no contrato, como a troca de fiador, o estudante deve comparecer a uma agência da Caixa com o novo fiador e apresentar os novos documentos comprobatórios.

O processo de renovação é voltado apenas para os contratos firmados este ano no âmbito do Novo Fies. Para esses contratos, o aditamento, que era feito pelo sistema do Ministério da Educação (MEC), passa a ser executado pela Caixa, o novo agente operador do Fies.

Como funciona o novo Fies

O Fies concede financiamento em instituições privadas de ensino superior. O novo Fies, lançado no ano passado, tem modalidades de acordo com a renda familiar.

A modalidade Fies tem juro zero para os candidatos com renda mensal familiar per capita de até três salários mínimos. Nesse caso, o financiamento mínimo é de 50% do curso, enquanto o limite máximo semestral é de R$ 42 mil.

A modalidade chamada de P-Fies é para candidatos com renda familiar per capita entre 3 e 5 salários mínimos.

Nesse caso, o financiamento é feito por condições definidas pelo agente financeiro operador de crédito que pode ser um banco privado ou fundos constitucionais e de desenvolvimento.

Imagens: sete segundos 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Dia Gourmet

10 lugares para você provar os melhores caldos em Goiânia

Para aquecer dos dias mais frios, nada melhor do que desfrutar dos melhores caldos em Goiânia!
29/10/2018, 15h53

Goiânia é uma cidade de altas temperaturas mas ultimamente estamos vivendo sob inconstância. Alguns dias dão sensação de que todos vão literalmente derreter. Enquanto isso, também há aqueles que exigem que ninguém saia de casa sem carregar consigo um agasalho. Embora um bom caldo combine mais com os dias frios, não tem como dispensar essa delícia, independente da temperatura. Pensando nisso, nós aqui do Portal Dia Online preparamos para você uma listinha com lugares para tomar os melhores caldos em Goiânia. Dá uma olhada!

Lugares para tomar bons caldos em Goiânia:

1 – Estação dos Caldos

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Inaugurado no ano de 2003, sem dúvida o estabelecimento entra para o ranking dos melhores caldos em Goiânia. Com um ambiente bastante confortável com mesas ao ar livre e dentro do local, é capaz de receber até 400 pessoas. A principal preocupação é garantir sempre qualidade e sabores incomparáveis, fazendo com que seus clientes não apenas tenham a boa experiência de comer e beber, mas que também desfrutem de bons momentos com familiares e amigos.

Funcionamento: terça a sexta, das 17h30 às 00h30 / sábado, das 11h30 às 00h30 / domingo, das 11h30 às 00h

Telefone: (62) 3942-0404

Endereço: Avenida T-13, Qd. S.19, Lt.11, 178 – St. Bela Vista, Goiânia – GO, 74823-400

2 – Caldos 24 horas

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Há mais de 10 anos no mercado, o estabelecimento também serve boas opções de caldos em Goiânia. Buscando sempre atender e satisfazer seus clientes da melhor forma possível, procuram inovar e trazer sabores diferentes. Sem contar que ainda há a opção de rodízio na casa. O ambiente é familiar e ainda conta com uma grande brinquedoteca para as crianças. Vale a pena conferir!

Funcionamento: segunda a domingo, das 18h às 6h

Telefone: (62) 3259-8118

Endereço: Av. T-63, 2940 – Jardim America, Goiânia – GO, 74250-320

3 – Aerocaldo

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Em ambiente bem intimista e com mesinhas na varanda coberta, é o lugar perfeito para você levar a família ou reunir os amigos. Localizado no Setor Aeroporto, e é daí que vem seu nome, além de servir um dos melhores caldos em Goiânia, também oferece variedade em petiscos e porções para seus clientes. Sem contar que ainda há boas opções para quem não dispensa aquela cervejinha gelada.

Funcionamento: segunda a domingo, das 17h às 00h

Telefone: (62) 3942-6064

Endereço: R. 2-A, 134 – St. Aeroporto, Goiânia – GO, 74075-080

4 – Cantina do Bairro Bar e Restaurante

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Com ambiente familiar e bastante tranquilo, conta ainda com uma brinquedoteca para as crianças. O cardápio é diverso e, além de contar com rodízio de mais de 10 sabores de caldos e acompanhamentos, também oferece para os clientes porções, carnes grelhadas e camarões.

Funcionamento: segunda a domingo, das 17h às 00h

Telefone: (62) 3093-7677

Endereço: Av. Rio Branco, 226 – St. Urias Magalhães, Goiânia – GO, 74565-070

5 – Cantinho Frio

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Com aquele climinha intimista e cordial, o Cantinho Frio não serve apenas carnes nobres, panelinhas e bons pratos à la carte. O destaque do restaurante também vai para seus caldos que são uma verdadeira delícia. Vale a pena experimentar!

Funcionamento: segunda a domingo, das 11h à 1h

Telefone: (62) 3202-4831

Endereço: R. 228, 53 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO, 74610-140

6 – Pamonharia Caseira

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Além de deliciosas pamonhas você ainda pode se deliciar com um dos melhores caldos em Goiânia. A pamonharia trabalha com comidinhas e petiscos feitos de milho e garantem conquistar seus clientes pelo sabor.

Funcionamento: segunda a domingo, das 17h às 00h

Telefone: (62) 3287-9011

Endereço: Av. T-9, 4209 – Jardim Planalto, Goiânia – GO, 74333-010

7 – Della Panificadora

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução/ Dicas de Mulher

Sim, se você procura bons caldos em Goiânia também pode encontrar na Della. Oferecendo serviços completos, o estabelecimento deixou de ser uma simples panificadora e oferece buffets no almoço e no jantar. Entre as opções de caldo é possível encontrar o de feijão, cabutiá, de frango e o tão querido vaca atolada. Existem unidades espalhadas por toda a capital.

Funcionamento: segunda a sábado, das 6h às 22h / domingo, das 6h às 21h

Telefone: (62) 3089-4500

Endereço: Av. C-4, 40 – Jardim America, Goiânia – GO, 74265-040

8 – Panificadora Moreira

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução

Este é mais um exemplo de panificadora completa. Para quem não está em busca apenas de lanches e panificados, pode desfrutar de variadas opções executivas e também de um diverso buffet de caldos. Vale a pena experimentar! Conta com unidades espalhadas pela capital.

Funcionamento: segunda a domingo, das 6h às 22h30

Telefone: (62) 3932-4646

Endereço: Av. Ver. José Monteiro, 1953 – Setor Negrão de Lima, Goiânia – GO, 74650-300

9 – Cantinho do Sabor Espetinhos, Jantinha, Caldos e Pastéis

caldos em Goiânia
Foto: Reprodução/ Peixe Urbano

Com atendimento excelente e um ambiente agradável, os clientes podem optar entre as variedades encontradas no cardápio. Mas ainda vale destacar o sabor incomparável de seus caldos. Vale a pena experimentar!

Funcionamento: segunda a sábado, das 18h às 23h

Endereço: Av Pedro Ludovico Nº 301 – Em frente a rotatória do pit dog Turbo e ao lado da pamonharia – St. Sudoeste, Goiânia – GO, 74305-520

10 – Caldo da Regina

10 lugares para você provar os melhores caldos em Goiânia
Foto: Reprodução/ Revide

Em um ambiente bem simples mas que não deixa de ser acolhedor, o Caldo da Regina é um dos melhores da cidade. Com sabores mais tradicionais não deixa de encantar e cativar seus clientes. Ainda serve deliciosos espetinhos.

Funcionamento: domingo a quinta, das 18h às 23h

Telefone: (62) 3088-0957

Endereço: Alameda Guimarães Natal – St. Pedro Ludovico, Goiânia – GO, 74820-150

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Política

Petrobras lança campanha nacional para divulgar ações anticorrupção

A campanha, intitulada "Confiança", será veiculada em todo o país.
29/10/2018, 16h02

A Petrobras lançou hoje (29) uma campanha publicitária para que a população tenha mais conhecimento das medidas que a companhia vem implementando para aprimorar a prevenção e o combate à corrupção. A campanha, intitulada “Confiança”, será veiculada em todo o país.

Segundo nota da Petrobras, pesquisas mostraram que a maioria das pessoas ainda desconhece as ações de governança e conformidade realizadas pela a empresa nos últimos anos.Os filmes foram produzidos no primeiro semestre deste ano, mas a Petrobras precisou esperar o fim do período eleitoral (de 7 de julho a 28 de outubro), conforme orientações legais e normativas que impedem veiculação de publicidade institucional nessa época.

A campanha, que traz a assinatura “Não existe caminho fácil. Existe o caminho certo”, apresentará dois filmes em canais de TV aberta, peças em jornais e internet, além de um filme exclusivo para cinema, até o fim de novembro.

Filmes da campanha anticorrupção da Petrobras

De acordo com a nota, o primeiro filme mostra como a Petrobras está ‘passando a limpo’ sua história recente, por meio de medidas contra a corrupção, e o segundo apresenta empregados de várias áreas da companhia falando sobre as ações já adotadas  e enfatizando que, ‘antes de falar, era preciso fazer’.

O terceiro filme, que será veiculado em cinemas, destaca que a Petrobras sempre foi motivo de admiração no Brasil e foi reconhecida como vítima dos casos revelados na Operação Lava Jato.

O comunicado da Petrobras destaca, entre as ações anticorrupção adotadas a colaboração ativa com as investigações de irregularidades; o fato de os responsáveis pelas irregularidades terem sido punidos e responderem na Justiça pelos delitos; a recuperação de mais de R$ 3 bilhões do dinheiro desviado; a criação de um canal de denúncias independente; a contratação de especialistas em combate à corrupção; a adoção de controle e prevenção mais rigorosos; e uma análise mais rigorosa da integridade dos interessados em fazer negócios com a empresa.

Imagens: Agência Brasil 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Orquestra Jovem Arte Viva abre segunda temporada de apresentações no Teatro Goiânia

A ideia de criar a orquestra dentro do instituto, foi do Maestro Dário Santos, que busca através dela melhorar a aprendizagem musical, com uma interação do aluno com a música de concerto.
29/10/2018, 16h43

A segunda temporada de apresentações da Orquestra Jovem Arte Viva começa nesta terça-feira (30/10), a partir das 20h, no Teatro Goiânia. O evento contará com a participação do tenor Ângelo Dias e do Coro de Câmara Gustav Ritter, que vai ser regido pelo maestro Dário Santos.

Os destaques da nova temporada serão os solistas. Nomes como Alexandre Vaz, André Borges, Luiz Fernando Macedo, João Pedro Moranga, Daniel Alves e Sílvio Filho farão parte do evento. Para quem gosta de música clássica e tem interesse em acompanhar a apresentação, o preço do ingresso é um quilo de alimento não perecível.

A coordenadora do Núcleo de Música Rejane Melo disse que o concerto tem como objetivo divulgar o trabalho feito pelo instituto à sociedade. A apresentação cumpre o papel de promover música de boa qualidade.

O diretor do Instituto, Edmar Carneiro, ressaltou a importância do concerto e afirmou que a orquestra permite aos alunos o contato com a diversidade timbrística dos instrumentos musicais e o desenvolvimento da percepção musical.

Orquestra Jovem Arte Viva foi idealizada com o intuito de melhorar a aprendizagem dos alunos

A ideia de criar a orquestra dentro do instituto foi do Maestro Dário Santos, que busca através dela melhorar a aprendizagem musical, com uma interação do aluno com a música de concerto. A orquestra é formada por alunos iniciantes e avançados e já se apresentou no Teatro Madre Tereza Esperança Garrido e no Teatro Goiânia.

A abertura da segunda temporada de apresentações da orquestra, acontece nesta terça-feira (30) à noite, no Teatro Goiânia, no Centro da Capital e o ingresso é apenas um quilo de alimento não perecível. De acordo com informações de um dos funcionários do Instituto, os alimentos vão ser para ajudar algumas famílias que trabalham na escola. Os funcionários estão há mais de dois meses sem receber.

Imagens: Facebook 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Saúde

MS anuncia repasse de R$ 8 milhões para reduzir filas de cirurgias eletivas em Goiás

Devem ser feitos, com os novos recursos, até 285 tipos de procedimentos ambulatoriais e hospitalares da tabela SUS.
29/10/2018, 17h04

O Ministério da Saúde (MS) anunciou, na última semana, que vai repassar R$ 8,1 milhões ao Estado de Goiás para reduzir a fila de cirurgias eletivas. Ao todo, R$ 250 milhões serão enviados a todo país, de acordo com portaria publicada no Diário Oficial da União. A medida tem como objetivo incentivar estados e municípios a organizarem mutirões de cirurgias eletivas, diminuindo o tempo dos pacientes na fila de espera. Com os novos recursos, até 285 tipos de procedimentos ambulatoriais e hospitalares devem ser realizados.

Segundo o Ministério da Saúde, as gestões, estaduais e municipais, devem utilizar os recursos para ampliar a oferta, independentemente da rotina já existente nos serviços de saúde. A verba será transferida por meio do Fundo de Ações Estratégicas e Compensação (FAEC) aos estados e municípios, de acordo com  a produção apresentada.

Cirurgias eletivas em Goiás

Em um ano, segundo o MS, foram feitas em Goiás 21.528 cirurgias eletivas, ou seja, aqueles procedimentos cirúrgicos sem caráter de urgência agendados pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as especialidades. Esses procedimentos fazem parte da rotina dos atendimentos dos serviços de saúde no SUS.

O Ministério da Saúde informa que todas as cirurgias eletivas têm financiamento assegurado pelo repasse mensal de recursos destinados ao custeio de procedimentos médicos de média e alta complexidade, enviados de forma regular e automática a todos os estados e municípios do Brasil.

A organização e definição dos critérios regulatórios que garantem o acesso preferencial aos pacientes que já esperam pelo procedimento cabe aos gestores estaduais, do Distrito Federal e municipais. O MS explica que “compete a eles administrar as demandas, de acordo com as necessidades, com planejamento e organização da rede de atenção à saúde e dos recursos disponíveis, assim como implementar mecanismos de regulação e contratualização que ajudem na eficiência dos serviços prestados à população.”

Imagens: Drauzio Varella 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.