Goiás

Saneago é flagrada jogando esgoto em nascente de córrego em Goiânia; veja vídeo

Esses lançamentos, como atestaram os técnicos da Defesa Civil, causam turbidez da água e forte odor.
28/08/2018, 12h08

O promotor de Justiça Élvio Vicente da Silva e o superintendente de Defesa Civil, Juliano Cardoso, vistoriaram, e flagaram a Saneago, na última semana, jogando esgoto na nascente do Córrego Pipa, no Setor Vila Sul, e sua extensão e em trechos do Córrego Almeida, também em Aparecida de Goiânia.

Conforme descrito no relatório da inspeção, o MP constatou graves danos ambientais, pela extrema poluição dos mananciais, por lançamento de esgoto pela Saneago e a atual concessionária, a BRK.

Élvio Vicente adianta que os registros fotográficos e as entrevistas feitas com os moradores da região serão anexadas ao processo que o promotor vai mover, visando à responsabilização dos danos, inclusive com indenização a ser paga pelos poluidores. A ação terá por objetivo também a realização de intervenções para reverter e cessar os danos.

Poluição

O promotor constatou degradação ambiental pela ocupação ilegal em área de preservação permanente, na região da nascente do Pipa, situação já questionada judicialmente. Também foram verificados, em ambos os mananciais, desmatamento, erosão, aterramento com entulhos, assoreamento do curso hídrico e poluição, principalmente por pontos de lançamento de esgoto pela Saneago, que é a responsável pelo saneamento da cidade, listando, inclusive, pontos de visitação e os emissários de efluentes diretamente no córrego.

Esses lançamentos, como atestaram os técnicos da Defesa Civil, causam turbidez da água e forte odor de fezes.

Efeitos de esgoto poluindo córrego pela Saneago

As doenças relacionadas à ausência de tratamento de esgoto afetam pessoas de todas as idades, mas as crianças são as mais prejudicadas com o problema. De acordo com a pesquisa “Saneamento e Saúde”, do Instituto Trata Brasil “as respostas das mães relativas a seus filhos caçulas indicam que as principais vítimas da falta de esgoto são as crianças de 1 a 6 anos, que morrem 32% mais quando não dispõem de esgoto coletado”. Ainda segundo a pesquisa, outra vítima preferencial da falta de esgoto são as grávidas, pois a falta de coleta e tratamento de esgoto aumenta 30% a chance de terem filhos nascidos mortos.

Em nota ao Portal Dia Online, a Saneago informa:

“A Saneago informa que já acionou a subdelegatária, responsável pelo serviço de esgotamento sanitário em Aparecida de Goiânia, para verificar a situação e tomar as devidas providências.”

Via: MP-GO 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Sacolas de plástico podem estar com os dias contados nos comércios de Goiânia

Projeto de vereadora propõe a substituição das sacolas de plástico por sacolas de material biodegradável nos comércios de Goiânia.

Por Ton Paulo
28/08/2018, 12h12

Está em tramitação na Câmara Municipal de Goiânia um Projeto de Lei que propõe a extinção de sacolas de plástico nos estabelecimentos comerciais da capital. Os produtos seriam, de acordo com o projeto, substituídos por sacolas de papel e material biodegradável.

Apresentado na última quinta-feira (23/8) pela vereadora Sabrina Garcêz (PTB), o projeto, que já tramita na Câmara, determina a substituição gradativa de sacolas plásticas, normalmente usadas em supermercados, padarias, bares e outros comércios, por sacolas biodegradáveis (manufaturadas com material passível de degradação por microorganismos).

Segundo Sabrina em entrevista ao Dia Online, a proposta principal do projeto é a conscientização da população quanto aos problemas ambientais que são oriundos diretamente da produção desenfreada de detritos. “Nós temos um problema gravíssimo de aterros sanitários em Goiânia. Estamos produzindo mais e mais lixo, e os aterros não são suficientes. Temos que parar de produzir tanto lixo”, explica.

Ainda de acordo com o projeto da vereadora, a substituição, que já existe em alguns municípios goianos, levaria cerca de três anos, mas é inaplicável sem o apoio da indústria. “Essa é uma proposta que tem que ser comprada pelo setor produtivo, que vai gastar menos com o material biodegradável do que com as sacolas de plástico”.

Sacolas de plástico são as vilãs do meio ambiente

Entre 500 bilhões e 1 trilhão de sacolas plásticas são consumidas em todo o mundo anualmente. No Brasil, cerca de 1,5 milhão de sacolinhas são distribuídas por hora.

A decomposição de um material no meio ambiente é muito complexa, e pode demorar muitos anos para ser concluída. O papel, por exemplo, leva pelo menos três meses para se decompor, enquanto as latas de alumínio demoram entre 100 e 500 anos. As sacolas plásticas, muito utilizadas em supermercados e lojas em geral, levam de 100 a 400 anos para se decompor.

Por conta de sua ampla utilização, as sacolas plásticas têm sido alvo de preocupação por parte dos ambientalistas e demais pessoas que se preocupam com a preservação do meio ambiente. Os mercados da cidade de São Paulo, por exemplo, aderiram à utilização das sacolas de plástico feitas com materiais renováveis (que levam, em média, dois anos para se decompor).

O custo para produzir essas sacolas, entretanto, é mais elevado do que as sacolas convencionais. Por isso, o consumidor precisa pagar por elas ou optar por levar sacolas ecológicas e reutilizáveis, feitas de tecido ou plástico mais resistente.

Via: Fragmaq 
Imagens: UOL 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Brasil

Padre esfaqueado no Rio por andarilho ficou com faca enterrada nas costas

Ao que o padre avisou que não tinha a quantia, virou-se e foi golpeado com uma facada nas costas.
28/08/2018, 14h53

Padre esfaqueado no Rio negou dinheiro a um homem em situação de rua no Rio de Janeiro. Um lavador de carros entrou em uma igreja católica e esfaqueou o padre Élio da Silva Athayde, de 82 anos, pelas costas na manhã desta terça-feira (28) no Parque Rosário, em Campos dos Goytacazes, no Norte Fluminense.

Testemunhas contaram à imprensa local que o suspeito invadiu o convento, procurou o padre para pedir dinheiro. Ao que o padre avisou que não tinha a quantia, virou-se e foi golpeado com uma facada nas costas. O padre que sofreu a violência, contudo, pensou que o golpe se tratava de um soco, mas as pessoas que estavam na igreja viram sangue e a faca fincada nas costas do religioso.

O Corpo de Bombeiros atenderam a vítima, levou o pároco para o Hospital Ferreira Machado (HFM), onde passou por exames. O padre sofreu perfuração no pulmão e será transferido para uma unidade hospitalar particular.

Padre esfaqueado no Rio foi ordenado em 1961

Conhecido na região da igreja, o agressor foi preso pela PM e levado para a 134ª Delegacia de Polícia (Centro) onde o caso será registrado para investigação. religioso esfaqueado foi ordenado padre em janeiro de 1961

Para a imprensa local, a Diocese de Campos diz que “lamenta o incidente envolvendo o Pe. Élio da Silva Athayde, de 82 anos, que é padre da Congregação Redentorista, que auxilia pastoralmente algumas paróquias de nossa diocese. Ele foi socorrido pelo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado, onde está sendo atendido. A Diocese está auxiliando a Congregação Redentorista na apuração dos fatos e colaborando com assistência”.

A Polícia Militar do Rio de Janeiro (PMRJ) informou que viaturas foram empenhadas para busca do suspeito na região. O caso está sendo investigado na 134ª Delegacia Legal do Centro de Campos.

Nota oficial da Diocese:

“Diocese de Campos lamenta o incidente envolvendo o Pe. Élio da Silva Athayde, de 82 anos, que é padre da Congregação Redentorista, que auxilia pastoralmente algumas paróquias de nossa diocese. Ele foi socorrido pelo resgate do Corpo de Bombeiros e levado para o Hospital Ferreira Machado, onde está sendo atendido. A Diocese está auxiliando a Congregação Redentorista na apuração dos fatos e colaborando com assistência.O padre teve o pulmão perfurado e será transferido para um hospital UNIMED.”

Via: G1 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Entretenimento

Conheça os melhores bares de Goiânia

Está em busca de ambientes diferentes e acolhedores para conhecer? Conheça então os melhores bares de Goiânia e aproveite melhor seu fim de semana!
28/08/2018, 15h16

O que você costuma fazer depois do trabalho? Muita gente opta por ir direto para casa, ter aquele tão merecido descanso. Enquanto isso, para outros é sempre bom fechar o dia com chave de ouro, pelo menos algumas vezes durante a semana. Para isso, nada melhor do que ir para alguns de bares de Goiânia aproveitar o melhor happy hour que eles tem a oferecer.

Se você gosta de ambientes do tipo e está procurando pelos points da capital goiana, então aqui é o lugar certo. Separamos abaixo alguns dos melhores bares de Goiânia para você curtir da maneira que bem entender. Afinal, melhor do que um happy hour após o trabalho é sair com os amigos no fim de semana sem muita preocupação com o dia seguinte.

É possível encontrar ambientes para todos os gostos e nas mais diferentes localizações. Dá uma olhada!

Conheça agora os melhores botecos e bares de Goiânia

1 – Kabana’s Restaurante e Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Se você estiver procurando por um bom almoço, a melhor opção é ir para o Kabana’s. Lá você encontra combos de almoço executivo, com entrada, prato principal e sobremesa. Sem contar que ainda rola Double chopp Brahma! E para quem busca um happy hour, lá você também encontra todos os dias, das 17h às 20h, com exceção nos feriados.

Kabana’s Flamboyant: Av. Jamel Cecílio, nº 3300, Jardim Goiás, Shopping Flamboyant / Telefone: (62) 3922-3393

Kabana’s Bueno: Av. T-3, 2693 – Setor Bueno / Telefone: (62) 3093-3393

2 – Merkadão Paulista

Conheça os melhores bares de Goiânia

Ainda não conhece o Merkadão? Então já se programe para fazer uma visitinha e desfrutar do que o ambiente oferece de melhor. Mesmo com aparência de boteco é possível sentir aquele clima familiar, onde os clientes podem degustar de tira-gostos, sanduíches e refeições completas. Também é uma boa opção para quem gosta de uma cervejinha gelada acompanhada de música ao vivo. Nos dias de quinta e sexta, o bar oferece dobradinha de caipirinha e o cozumel sai por R$ 4,90!

Endereço: Alameda Dr. Sebastião Fleuri, 61 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3661-0061

3 – Cantinho Frio

Conheça os melhores bares de Goiânia

Cantinho frio é um restaurante e barzinho que oferece um ambiente aconchegante, onde família e amigos podem se encontrar para saborear dos melhores pratos e degustar boas cervejas. Aberto das 11h às 14h30 como restaurante e das 16h às 2h como bar.

Endereço: R. 228, 53 – Setor Leste Universitário, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3202-4831

4 – Villa Maria Taberna Mediterrânea

Conheça os melhores bares de Goiânia

Localizado em pleno centro de Goiânia, é um lugar super agradável e convidativo. É também uma pizzaria, oferecendo comida típica mediterrânea e portuguesa. Para aqueles que gostam de boas bebidas, ainda é possível desfrutar de chopp’s artesanais e vinhos. Aberto de terça a domingo, das 18h30 à 00h.

Endereço: Rua 21, 421-341 – St. Central, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3223-1087

5 – Glória Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Se você gosta de curtir música ao vivo enquanto degusta bons pratos e saboreia boas bebidas, este é o barzinho ideal. Se classifica como um “botequim musical”, sempre levando ao ambiente grupos populares e muita voz e violão. Abre de terça a domingo, das 17h30 à 1h.

Endereço: R. 101, 435 – St. Sul, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3224-9033

6 – Caseratto Bar e Restaurante

Conheça os melhores bares de Goiânia

Caseratto é um dos bares de Goiânia que preza por manter um ambiente moderno e acolhedor. No almoço, é possível encontrar pratos diversos e a tão aclamada feijoada do local. Sem contar que o happy hour é marcado por cervejas e drinques para todos os gostos. Aberto de terça a sexta, das 17h à 1h.

Endereço: Rua 1132, 755 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3991-0291

7 – Identidade Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Este é um barzinho que tem como premissa acolher e valorizar a identidade social de cada um, com base no respeito às diferenças. Com um ambiente acolhedor e que faz alusão ao rock e à música brasileira, a casa recebe shows ao vivo durante os finais de semana e ainda é possível pedir saborosos pratos e petiscos, acompanhados da cerveja ou drink de sua preferência. Aberto de terça a sábado, das 17h à 00h, e eventualmente aos domingos.

Endereço: R. R-14 – Vila Itatiaia, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3991-0219

8 – Aquarius Chopperia

Conheça os melhores bares de Goiânia

Aquarius é o típico boteco gastronômico que preza em manter um ambiente popular. Entre suas especialidades, estão os serviços de almoço, janta e bebidas. Aberto de segunda a domingo, das 11h à 1h30.

Endereço: Av. Albert Einstein, Quadra 10, Lote 05, s/n – Jardim da Luz, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3278-8668

9 – Cervejaria Devassa

Conheça os melhores bares de Goiânia

Mais do que um bar, cervejaria! Aqui é possível encontrar todas as variedades das tradicionais cervejas artesanais Devassa, com ótimas opções de chopp puro malte e porções para acompanhar. O local fecha apenas aos domingos, podendo ficar aberto até as 2h da manhã em algumas ocasiões.

Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, 33 – 03 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone  (62) 3997-6969

10 – Boteco Posto 15

Conheça os melhores bares de Goiânia

Este é um dos bares de Goiânia mais famosos por seu happy hour. Conta com pratos diversos que abrangem desde a culinária brasileira até a japonesa, e ótimas promoções nas cervejas! Vale lembrar que nas terças, os petiscos saem com 50% de desconto! O local é aberto de segunda a domingo.

Endereço: R. 15, 1896 – St. Marista, Goiânia – GO

Telefone: (62) 3931-0909

11 – Bahrem

Conheça os melhores bares de Goiânia

Bastante conhecido na capital, é possível encontrar desde pratos e porções variadas no local, até as mais diversas cervejas. Sem contar que o ambiente conta ainda com um espaço perfeito para juntar os amigos e família, levando ainda as crianças. Clique aqui para conferir o cardápio. Aberto de terça a domingo.

Telefone: (62) 3645-0136

Endereço: R. 144, 716 – St. Marista, Goiânia – GO

12 – Alabama Bar

Conheça os melhores bares de Goiânia

Um boteco perfeito para descontrair com os amigos, ao som do melhor da música sertaneja e com um cardápio variado de comidas e bebidas. Sem dúvida, um dos melhores bares de Goiânia! Aberto de terça a domingo, das 18h às 3h, com exceção dos domingos, em que fecha à meia noite.

Endereço: Alameda Dom Emanuel Gomes, 150 – St. Marista, Goiânia – GO, 74175-040

Telefone: (62) 3278-1638

Via: Veja TripAdvisor 

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Vídeo mostra estudante sendo roubado e agredido por adolescentes em Brasília

Um deles dá um golpe de gravata no estudante, enquanto o outro começa a roubar os pertences.
28/08/2018, 16h20

Um adolescente foi abordado em plena luz do dia em Brasília vestido com uniforme escolar, assaltado e agredido por outros quatro jovens enquanto chegava em um dos blocos da 405, na Asa Norte, no Distrito Federal.

O caso aconteceu na tarde desta segunda-feira (27/8) e foi registrado pelas câmeras de segurança instaladas no edifício. Nas imagens, dois suspeitos chegam logo atrás da vítima e a surpreendem de costas.

Um deles dá um golpe de gravata no estudante, enquanto o outro começa a roubar os pertences. Mais dois assaltantes chegam em seguida e também começam a tomar diversos objetos do rapaz. Ao final, o mais alto dos assaltantes dá um soco na vítima e foge com os companheiros.

O jovem registrou a ocorrência na 2ª Delegacia de Polícia (Asa Norte). Ele relatou que desconhecia os assaltantes e que, apesar de não ter visto armas de fogo, foi ameaçado de morte e agredido fisicamente por eles.

Antes da fuga, estudante leva um tapa na nuca em Brasília

Além do golpe, o estudante ainda leva um tapa na nuca antes da fuga dos assaltantes. Segundo a ocorrência, os quatro criminosos conseguiram levar o celular, a mochila, documentos pessoais e R$ 11 da vítima.

Por volta das 20h, a Polícia Militar informou a prisão de quatro suspeitos com características similares às das pessoas no vídeo. A identidade não tinha sido confirmada até as 21h30.

O zelador do prédio também chegou a ver o momento do crime e, em seguida, os suspeitos fugindo. A Polícia Militar do Distrito Federal ainda procura por eles.

Ato infracional:

Trata-se da conduta descrita como crime ou contravenção penal cometida por criança ou adolescente. A imputabilidade penal tem início aos 18 anos de idade. Ao ato infracional praticado por criança corresponderão as medidas de proteção previstas no artigo 101; ao adolescente infrator aplicam-se as medidas socioeducativas previstas no artigo 112 do ECA.

Fundamentação:

Artigos 103 a 105 do Estatuto da Criança e do Adolescente

Veja vídeo:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.