Goiás

Pesquisa indica Ronaldo Caiado com quase 30 pontos à frente de Zé Eliton

A pesquisa foi feita entre os dias 6 e 10 de agosto.
13/08/2018, 08h32

De acordo com a terceira rodada da pesquisa Serpes/O POPULAR, feita entre os dias 6 e 10 de agosto, o senador Ronaldo Caiado (DEM) segue isolado na liderança da disputa ao governo de Goiás, com 39,8% das intenções de voto.

O atual governador, Zé Eliton (PSDB), tem 9,9% e o deputado federal Daniel Vilela (MDB), 8,6%, em empate técnico com o tucano.

Ronaldo Caiado apareceu estável nas três rodadas: em abril tinha 39,7%, em junho oscilou negativamente para 38% e agora tem 39,8% – quase 30 pontos à frente do segundo colocado.

A campanha eleitoral começa oficialmente no dia 16 de agosto e vai ter apenas 45 dias.

A candidata Professora Kátia Maria (PT) registrou 2,9% das intenções de voto,o que configura empate técnico com o professor Weslei Garcia (PSOL), que aparece com 2%.

Dos 801 eleitores entrevistados, 19,4% estão indecisos e 16,6% responderam que anulariam o voto ou não votariam.

Os dados são da pesquisa estimulada, em que uma cartela com os nomes dos seis candidatos é apresentada ao eleitor.

A margem máxima de erro da pesquisa é de 3,5 pontos percentuais, por isso só são considerados o crescimento ou queda as variações acima deste índice.

A terceira rodada ocorre quando Eliton completa quatro meses à frente do governo. No último dia 7 de abril, o candidato assumiu o lugar de Marconi Perillo (PSDB), que saiu para disputar o Senado.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

Rinoceronte em fúria ataca carro de família em safari; veja vídeo

As imagens são impressionantes.

Por Ton Paulo
13/08/2018, 10h12

Um rinoceronte furioso atacou o carro de uma família em uma Safari na cidade de Puebla, México, na semana passada.

O animal tentou por repetidas vezes virar o veículo até ser distraído por funcionários do parque.

Veja o vídeo feito por uma TV portuguesa:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Mundo

Impressionante tornado de fogo é registrado na Inglaterra; veja vídeo

O fenômeno é considerado raríssimo.

Por Ton Paulo
13/08/2018, 10h57

Um impressionante tornado de fogo foi registrado na última terça-feira (7/8) numa fábrica de plástico em Swadlincote, Derbyshire, na Inglaterra.

O momento foi filmado por bombeiros que estavam no local. O fenômeno alcançou 15 metros de altura.

O tornado ou redemoinho de fogo é um fenômeno natural muito raro que ocorre em condições bastante específicas de temperatura e comportamento das correntes de ar.

Um dos tornados de fogo mais famosos foi registrado na Segunda Guerra Mundial, em Dresden, na Alemanha, quando morreram entre 25 e 40 mil pessoas. O escritor Kurt Vonnegut estava preso nessa cidade e foi o primeiro a se referir a esse tipo de tornado como o “Dedo do Diabo”.

Nessa pequena cidade, foram lançadas 4 mil toneladas de bombas e essa explosão produziu um tornado de fogo tão grande que chegou a ser descrito como um Armagedon pelo autor norte-americano.

Veja o vídeo do tornado de fogo na Inglaterra:

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Concurso da Câmara tem 40 mil inscritos para 75 vagas

Os dados foram divulgados pelo Centro de Seleção da UFG, responsável pela homologação das inscrições.

Por Ton Paulo
13/08/2018, 11h11

Quase 41 mil inscrições foram homologadas para o concurso público da Câmara Municipal de Goiânia, de acordo com a Universidade Federal de Goiás (UFG), que divulgou os dados.

Segundo o cronograma estabelecido previamente pelo Centro de Seleção da UFG e divulgado junto com o edital, nesta segunda e terça-feira (13 e 14) é o prazo para recursos referentes a homologação das inscrições. Ao todo, 40.964 foram registradas.

O Concurso para a Câmara Municipal de Goiânia foi lançado este ano na gestão do Presidente Andrey Azeredo que ainda nomeou uma comissão para acompanhar todos os trâmites do processo, deste a escolha da banca organizadora até a elaboração do Edital.

A prova objetiva vai ser realizada no dia 2 de setembro de 2018 e as provas discursivas e práticas e apresentação de portfólio para alguns cargos serão feitas nos dias 29 e 30 de setembro de 2018.

O processo seletivo oferta 75 vagas para cargos de nível médio e superior, conforme previsto na Lei nº 10.137/2018.

Os aprovados serão remunerados com salários de R$ 4.379,33 (nível médio) até R$ 6.737,44 (nível superior), para cumprimento de carga horária de 30 horas por semana.

As vagas de nível médio são: Assistente Técnico Legislativo (Agente Administrativo, Agente de Segurança do Plenário, Técnico em Segurança do Trabalho, Fotógrafo, Editor de Vídeo e Operador de Switcher).

No nível superior estão: Procurador Jurídico Legislativo e Assessor Técnico Legislativo (Designer Gráfico, Administrador, Revisor de Texto, Secretário Executivo, Analista de Sistemas, Assessor Geral, Assistente Social, Biblioteconomista, Cerimonialista, Educador Físico, Enfermeiro do Trabalho, Contador, Economista, Médico do Trabalho, Web Designer e Tradutor e Intérprete de Libras).

O resultado final será divulgado no dia 19/11 e a homologação do concurso no dia 22/11.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.

Goiás

Homem baleado por PM durante briga em posto de gasolina em Goiânia está em estado gravíssimo

O homem foi baleado na última sexta-feira (10/8) por um aluno soldado da Polícia Militar, durante uma briga em um posto de combustível no setor Parque Amazônia, em Goiânia.

Por Ton Paulo
13/08/2018, 11h49

O autônomo Silvio César da Costa Júnior, de 27 anos, baleado na última sexta-feira (10/8) por um aluno soldado da Polícia Militar durante uma briga em um posto de combustível no setor Parque Amazônia, em Goiânia, continua internado em estado gravíssimo.

De acordo com a assessoria do Hospital de Urgências de Goiânia (HUGO), o paciente permanece sedado e respira com ajuda de aparelhos. Apesar de não ter mais febre, o homem está com a pressão baixa e em estado grave.

O PM que disparou contra Silvio passou por audiência de custódia no último domingo (12/8) e permanece preso.

Relembre o caso

Segundo o relatório da Polícia Militar (PM), cinco homens, sendo um deles o PM, e uma mulher se envolveram em uma briga na última sexta-feira (10/8), em um posto de gasolina no Parque Amazônia.

O policial militar, identificado como Bruno Corrêa de Araújo, contou aos PMs que havia sido abordado pelos quatros rapazes e pela jovem e que os mesmos o perguntaram se ele era policial, dizendo que eram ‘ladrões’ e que não tinham ‘medo de polícia’. Com medo do grupo, o PM teria negado que era policial.

Em seguida, os envolvidos pediram para Bruno pagar uma bebida, mas ao negar, um dos homens começou a vasculhar os bolsos do policial.  Ao se afastar, Bruno teria sacado a arma e mandando os suspeitos deitarem no chão. Neste momento um deles conseguiu correr.

Ainda segundo testemunhas, como o PM não alcançou o rapaz, voltou ao posto, mas outros três também fugiram e o policial conseguiu deter apenas um. Eles entraram em luta corporal, o homem tentou tomar arma de Bruno, mas acabou sendo atingido.

Entretanto, os amigos da vítima deram outra versão. De acordo com o grupo, os amigos estavam fumando narguilé no posto, quando foram abordados pelo PM de forma brusca, pedindo para fumar também.

Os jovens então teriam negado, segundo o relato, dizendo que não o conheciam. Foi então que o PM teria começado a se alterar, e confusão começou.

COMENTÁRIOS

Os comentários publicados aqui não representam a opinião do portal e são de total responsabilidade de seus autores.