14/mar/2018 10h03

Enel Distribuição troca geladeiras de 56 casais em casamento comunitário

Em quatro meses, a distribuidora já trocou mais de 3 mil eletrodomésticos em todo Estado.
eficiência energética - 14/mar/2018 10h03

A Enel Distribuição Goiás vai trocar as geladeiras de 56 casais em situação de extrema vulnerabilidade social neste sábado (17/3), durante casamento comunitário que será realizado pela Prefeitura de Trindade no Ginásio de Esportes Armando Grecco, a partir das 9h30.

A ação faz parte projeto Enel Compartilha Eficiência, que nesta semana também vai sortear outras 80 geladeiras na cidade. Para participar do sorteio basta se cadastrar nesta quarta (14/3), quinta (15/3) e sexta-feira (16/3), das 10h às 17h30, em frente a Prefeitura.

O casamento comunitário contará com 145 casais, que participarão de uma celebração ecumênica às 10h. Em seguida será realizada a cerimônia civil, que será finalizada com almoço comemorativo.

O programa de troca eficiente de geladeiras para clientes em situação de vulnerabilidade social já trocou mais de 3 mil geladeiras desde que foi iniciado, em novembro passado. Por meio da iniciativa, eletrodomésticos velhos podem ser trocados por novos com selo de eficiência A do Procel.

O programa é contínuo e faz parte do projeto Enel Compartilha Eficiência, que tem como objetivo promover o uso consciente de energia por meio de iniciativas que demonstrem a importância da eficiência energética.

Em pouco mais de dois meses de existência, o programa beneficiou bairros selecionados de Goiânia, Aparecida, Anápolis, Novo Gama, Águas Lindas, Luziânia, Valparaíso, Cidade Ocidental, Catalão, Trindade, Rio Verde e Itumbiara.

A ação funciona assim: os moradores dos bairros selecionados que quiserem participar do cadastro precisam levar um documento oficial com foto e a última conta de energia paga.

No momento do cadastro, o cliente já ganha uma lâmpada LED e pode ganhar mais uma ao trocar uma lâmpada incandescente, que tem um alto consumo de energia, por mais uma lâmpada LED.

Após o cadastro, os clientes participam de um sorteio para garantir a troca do equipamento – são cerca de 100 geladeiras por bairro. Todo o material retirado dos aparelhos velhos é reciclado, como gás refrigerante, compressores, óleo compressor, isolamento térmico, plásticos, aço, cobre e alumínio.

Economia

Uma geladeira nova pode consumir até 70% menos que uma velha. Em watts, esse valor representa, para um aparelho velho, o consumo médio de 90kWh/mês, enquanto um novo consome somente cerca de 24kw/hora/mês.

As geladeiras do programa têm selo de consumo tipo “A”, que significa eficiência no consumo de energia elétrica.

De acordo com estudo feito pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL), a geladeira é responsável por quase um terço de toda a eletricidade consumida em uma residência.

Os aparelhos velhos e em mau estado, além de consumirem mais que o normal, emitem gases que destroem a camada de ozônio, agravando o aquecimento global.

Projetos

A Enel está trazendo para Goiás uma série de projetos sociais que já são desenvolvidos regularmente nas outras duas distribuidoras do Grupo no Brasil, localizadas no Rio de Janeiro e no Ceará.

Todas as atividades, desenvolvidas de forma integrada, fazem parte do Programa Enel Compartilha, plataforma de Sustentabilidade da Enel no Brasil, que busca promover o consumo consciente e o acesso à energia a todas as pessoas e impulsionar o desenvolvimento socioeconômico local.

Dentre os objetivos do Programa de Sustentabilidade, está a promoção de sua integração ao negócio do Grupo, de acordo com a metodologia de Criação de Valor Compartilhado (CSV) que integra as demandas sociais e comerciais das comunidades, além de difundir o compromisso da Enel com a sustentabilidade para a sociedade.

Serviço

Troca de geladeiras

Endereço – Praça Constantino Xavier, Avenida Coronel Anacleto, em frente à Prefeitura de Trindade.

Cadastramento para participar do sorteio – 14, 15 e 16/3/18, das 10h às 17h30.

Sorteio das geladeiras para os cadastrados – 16/3/18, às 19h.

Entrega das geladeiras – 17/3, das 8h às 10h.

Casamento comunitário

Endereço – Ginásio de Esportes Amando Grecco – Avenida Manoel Monteiro, Centro, Trindade.

Horário: a partir das 9h30

Sobre a Enel                                                                                   

A Enel é uma empresa multinacional de energia e um dos principais players integrados no mercado global de energia, gás e renováveis. É a maior empresa de capitalização de mercado da Europa e está entre as principais de energia do continente em termos de capacidade instalada e EBITDA reportado. O Grupo está presente em mais de 30 países no mundo todo, produzindo energia com capacidade gerenciada em torno de 86 GW. A Enel distribui eletricidade e gás por meio de uma rede de mais de 2 milhões de quilômetros, e com mais de 65 milhões de clientes comerciais e residenciais pelo mundo o Grupo tem a maior base de clientes dentre os concorrentes europeus. A divisão de energias renováveis da Enel, Enel Green Power, já gerencia cerca de 40 GW de plantas de fontes eólica, solar, geotérmica, biomassa e hidrelétrica na Europa, nas Américas, na África, na Ásia e na Austrália. 

Sobre a Enel no Brasil 

A Enel atua no Brasil por meio de suas subsidiárias Enel Brasil S.A e Enel Green Power Brasil, ambas com sede em Niterói (RJ). A holding Enel Brasil mantém operações nos Estados do Rio de Janeiro, Ceará, Goiás e Rio Grande do Sul, nos segmentos de distribuição, geração, transmissão e soluções de energia. Em distribuição, a empresa possui cerca de 10 milhões de clientes atendidos pelas empresas Enel Distribuição Rio (RJ), Enel Distribuição Ceará (CE) e Enel Distribuição Goiás (GO). A Enel Brasil opera a usina Enel Geração Fortaleza (CE), a rede de transmissão Enel Cien (RS) e também possui uma empresa de soluções em energia, a Enel Soluções. 

No Brasil, o Grupo Enel tem uma capacidade instalada total em renováveis de cerca de 2.9 GW, dos quais 842 MW de energia eólica, 819 MW de energia solar e 1.270 MW de energia hidrelétrica. A empresa também conquistou recentemente contratos para uma capacidade renovável total de mais de 1 GW nos leilões brasileiros A-4 e A-6.

Fonte: Assessoria de Imprensa