12/mar/2018 19h03

Festival de Teatro ‘Razões Para Sonhar’ chega a Anápolis

Razões Para Sonhar – Festival de Teatro para Infância e Juventude chega à 3º edição com programação de março a abril de 2018.
Festival de Teatro - 12/mar/2018 19h03

Acontece em Anápolis até o dia 28 de abril, a 3ª edição do Festival de Teatro para Infância e Juventude – Razões Para Sonhar, voltado ao público de crianças e adolescentes. A programação é gratuita e possui fomento do Fundo de Arte e Cultura do Estado de Goiás.

O Festival é organizado pela Anthropos Cia de Teatro e Oliveira e Santos Caetano. A programação conta com espetáculos, seminários e oficinas e workshop.

Constantino Isidoro, organizador do festival, comenta da importância de um projeto de mediação cultural, fomento e divulgação da produção artística voltada para infância e juventude.

“Muito além de ser uma mostra de teatro, o Razões para Sonhar tem como objetivo refletir sobre a importância da educação do sensível para crianças, adolescentes e jovens como possibilidade para o reencantamento do mundo”.

Espetáculos

São mais de dez espetáculos presentes na programação com grupos de Anápolis, Goiânia, Brasília e São Paulo. A tarde de abertura teve o Palhaço Biribinha (AL) e seu espetáculo Magia.

A Cia. Boca do Lixo, grupo também responsável pela Escola de Circo de Anápolis, e também de Anápolis, o grupo Expressão Cia Teatral, se apresentaram em escolas públicas da cidade.

A partir da próxima sexta-feira (16/3) cinco espetáculos vão acontecer gratuitamente e abertos ao público. No sábado (17/03) o festival recebe o grupo La Casa Incierta (DF) com o espetáculo Café Frágil, destinado a bebês.

Para encerrar a programação artística, no domingo (18/3), às 17h, no Parque Ipiranga, a Cia Pé de Cana, de Iracemápolis (SP), apresenta o espetáculo Circo de Doido, conduzido pelos palhaços Capivara e Foifó.

Eles viajam o Brasil a bordo de uma Kombi montando um pequeno picadeiro de circo por onde passam. Malabarismo, acrobacias e improvisos prometem levar muita diversão ao público.

As apresentações ocorrem em escolas, destinadas aos alunos, mas também em diversos locais, como em praça aberta, Teatro Municipal, Teatro Sesc e Anashopping. Todos com entrada gratuita.

Seminário de Artes para Infância e Juventude

Outra vertente do festival é promover o diálogo e discussões sobre o fazer arte para um público tão específico. Por conta disso, no sábado (17/3) acontece o Seminário de Artes para Infância e Juventude.

Às 9h tem conferência de abertura com Sandro di Lima e o tema “Qualidade em arte para infância e juventude – que bicho é esse?”. A programação segue às 14h com Glauber Coradesqui falando sobre “Mediação Cultural para as artes da cena – experiências contemporâneas de formação de plateia”.

Os dois seminários acontecem no Park Imperial Hotel. Os interessados em participar devem preencher formulário online (link em serviço) até o dia 15/3. A participação é gratuita e as vagas são limitadas.

Oficinas e cursos

A programação segue com oficinas de iniciação teatral para crianças e jovens com interesse em se aprofundar no assunto.

O Razões Para Sonhar oferece dois cursos de capacitação de longa duração: de Direção Teatral para a Infância e Juventude e de Capacitação para Educadores – Mediação Cultural para as Artes da Cena. Estes serão ministrados todos os sábados de 17/03 a 28/04. Serão cinco encontros, sempre das 09h às 18h.

Os interessados em participar devem preencher formulário online (link em serviço) até o dia 14/03. As vagas são limitadas de 15 a 20 participantes.

PALCO DA INFORMAÇÃO – Qualidade em arte para infância e juventude – que bicho é esse?

Conferencista: Sandro di Lima

Mediadora – Elza Gabriela

Local: Park Imperial Hotel – Rua Oscar Monh, nº 250, Bairro Jundiaí, Anápolis (GO)

Horário: 9h

PALCO DA RESISTÊNCIA – Mediação Cultural para as artes da cena – experiências contemporâneas de formação de plateia.

Conferencista: Glauber Coradesqui

Mediador – Constantino Isidoro

Local: Park Imperial Hotel – Rua Oscar Monh, nº 250, Bairro Jundiaí, Anápolis (GO)

Horário: 14 horas

Inscrições até 14/03.

Faça a inscrição clicando aqui.

CURSOS DE QUALIFICAÇÃO TÉCNICA

CURSO DE DIREÇÃO TEATRAL PARA A INFÂNCIA E JUVENTUDE

LOCAL: SESC

DIAS: 17/03, 24/03, 07/04, 14/04 E 28/04 (sempre aos Sábados)

HORARIO: 9 às 18h

O Curso tem como meta desenvolver habilidades e competências na encenação de espetáculos teatrais voltados para a infância e juventude, qualificando e aperfeiçoando esteticamente a ação artística dos participantes.

Inscrições até 14/03

Faça a inscrição clicando aqui.

CURSO DE CAPACITAÇÃO PARA EDUCADORES

MEDIAÇÃO CULTURAL PARA AS ARTES DA CENA

LOCAL: A confirmar

DIAS: 17/03, 24/03, 07/04, 14/04 E 28/04 (sempre aos Sábados)

HORARIO: 9 às 18h

O Curso é destinado para educadores e tem a intenção de oferecer espaço para a construção de processos de mediação de arte e formar profissionais que saibam lidar com a informação e os saberes necessários na cultura da contemporaneidade, dialogando com o contexto de vida de sua comunidade e construindo novas práticas de formação de plateia.

Inscrições até dia 14/03 

Faça sua inscrição clicando aqui.

Fonte: Assessoria de Imprensa