09/mar/2018 15h03

Eleição presidencial tem até o momento 11 pré-cadidatos

Na última quinta-feira (8/3), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Democratas (DEM) lançaram seus pré-candidatos.
eleições presidenciais - 09/mar/2018 15h03

Faltando cinco meses para o início do registro das candidaturas, a corrida eleitoral começou a ganhar nomes. Até agora já foram lançados 11 pré-candidatos à Presidência do Brasil.

Na última quinta-feira (8/3), o Partido Democrático Trabalhista (PDT) e o Democratas (DEM) lançaram seus pré-candidatos. Trata-se do ex-ministro Ciro Gomes pelo PDT e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia pelo Democatras.

Outro pré-candidato é o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do Partido dos Trabalhadores (PT), que lidera as pesquisas. Existe a possibilidade de Lula não concorrer devido a Lei da Ficha Limpa.

Pelo Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB), o pré-candidato é o atual Governador do Estado de São Paulo, Geraldo Alckmin. O PSDB ainda tenta trazer o DEM para a chapa presidencial.

O Partido Comunista do Brasil (PCdoB) deve optar em lançar a pré-candidatura a deputada estadual do Rio Grande do Sul Manuela D’Ávila. Todavia, o partido tem histórico de se unir a chapa do PT, por conta disso, talvez Manuela não deva se manter.

Outro nome é o do Ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, atualmente no PSD. Henrique negocia sua filiação ao MDB, partido do atual presidente Michel Temer. Todavia, os dirigentes do MDB dizem que a prioridade para concorrer pelo partido é do atual presidente.

O Partido Socialismo e Liberdade (PSOL), lançara neste sábado (10/3), o líder do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto  (MTST), Guilherme Boulos.

A ex-ministra Marina Silva, do partido Rede Sustentabilidade, teve sua pré-candidatura lançada oficialmente em dezembro do ano passado.

O segundo colocado nas pesquisas, o deputado Jair Bolsonaro (RJ), filiou-se na última quarta-feira (7/3) ao Partido Social Liberal. Bolsonaro concorrerá pelo partido.

Outro ex-presidente a concorrer em 2018 é o senador alagoano Fernando Collor. Ele é pré-candidato pelo Partido Trabalhista Cristão (PTC).

Pelo partido Podemos, o nome é o do senador Álvaro Dias.

Fechando a lista dos 11 pré-candidatos à Presidência está a ex-apresentadora Valéria Monteiro, do Partido da Mobilização Nacional (PMN).

Por: Jefferson Santos