06/mar/2018 08h03

OVG reinaugura hoje a “Casa do Interior de Goiás”

A unidade recebeu várias melhorias para um acolhimento mais humanizado, além de mais segurança aos usuários.
acolhimento - 06/mar/2018 08h03

A Organização das Voluntárias de Goiás (OVG) entrega nesta terça-feira (6/3), às 10 horas, a reforma da Casa do Interior de Goiás (CIGO).

A unidade recebeu várias melhorias para um acolhimento mais humanizado, além de mais segurança aos usuários. A solenidade contará com a presença da presidente de honra da OVG, Valéria Perillo.

A Casa apoia e acolhe o cidadão do interior que não tem onde ficar na capital durante tratamento médico, proporcionando ajuda e cuidado nos momentos difíceis.

Durante a reforma, o atendimento foi transferido para o Recanto Dom Orione, no Jardim Mirabel, em Goiânia, mas os pacientes já voltaram a ser atendidos na unidade.

As instalações elétricas e telefônicas foram trocadas, com um novo cabeamento todo subterrâneo. O piso, de vermelhão, foi substituído por cerâmica. O espaço ganhou câmeras de segurança e portas automatizadas, com sensor de presença e cerca elétrica.

Para melhorar a acessibilidade, foi instalado um elevador e alterada a altura do corrimão da escada. Foi construída uma nova cozinha e ampliado o refeitório.

Os usuários também passarão a contar com uma nova lavanderia, coberta, com dois tanques e duas máquinas de lavar roupas. Além disso, foi criada uma ala pediátrica e a sala de TV passará a ser multifuncional, ganhando seis computadores. Os quartos foram equipados com armários, camas, colchões e travesseiros novos e instalação de WiFi.

A Casa do Interior ainda recebeu novas luminárias, uma tomada para cada leito e pintura interna e externa. Uma nova calçada, com piso tátil, foi construída. O espaço também ganhou um novo almoxarifado. A obra atende todas as normas da Vigilância Sanitária.

A unidade

A Casa do Interior foi fundada em 1968 pelo Conselho de Obras da Comunidade, uma entidade de direito privado cujo objetivo era planejar e construir obras para a população.

A iniciativa contou com a parceria de diversas entidades, entre elas o Lions Clube e a OVG. Inicialmente, a unidade foi administrada pelo Estado, mas a há 30 anos está sob a responsabilidade da Organização.

Em 2017, a CIGO atendeu 3.364 pessoas (pacientes e acompanhantes). A unidade possui 120 leitos e oferece hospedagem, alimentação, transporte dentro da Capital e acompanhamento profissional de enfermeiros, psicólogos e assistentes sociais. Para passar o tempo e ocupar a mente, eles participam de atividades socioeducativas.

Para ter acesso a Casa do Interior o futuro usuário deve procurar o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), de seu município, onde passa por um processo de triagem. Então, o Cras entra em contato com o Serviço Social da CIGO para fazer a solicitação de uma vaga.

Dia Online
Foto: Divulgação

Siameses

A Casa do Interior realiza atendimento especial aos bebês siameses, cujas famílias buscam a capital do Estado para a cirurgia de separação, o que levou a uma parceria entre a OVG e o Hospital Materno Infantil, centro de referência nessa especialidade médica em Goiás.

Fonte: Assessoria de Comunicação da OVG