05/mar/2018 15h03

Maternidade Nossa Senhora de Lourdes implanta novas normas para parto seguro

A ferramenta foi concebida para melhorar a qualidade dos cuidados dispensados às mulheres que dão à luz.
capacitação - 05/mar/2018 15h03

O Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), da Secretaria da Saúde (SES-GO), em Goiânia, começa nesta segunda-feira (5/3) capacitações com as equipes de enfermagem da unidade, para adequação ao Checklist do Parto Seguro, delineado pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

A ferramenta foi concebida para melhorar a qualidade dos cuidados dispensados às mulheres que dão à luz.

Checklist da OMS consiste em uma série de itens que devem ser obrigatoriamente preenchidos em quatro diferentes momentos, sendo eles na admissão da paciente; antes da expulsão do bebê; logo após o nascimento do filho; e antes da alta médica, a fim de garantir que todas as informações essenciais para a segurança da paciente e do bebê sejam coletadas e, por consequência, a taxa de mortalidade diminua.

Somente em 2013, segundo a OMS, 289 mil mulheres morreram durante a gravidez, no momento do parto ou após e 2,8 milhões de recém-nascidos morreram nos 28 dias seguintes ao nascimento. Ainda de acordo com a organização, a maioria dessas mortes ocorreu em contextos de baixos rendimentos e poderia ter sido evitada.

Fonte: Goiás Agora