01/mar/2018 16h03

Chef Deco Sadigursky dá dicas de como fazer um ótimo hambúrguer em casa

O chef falou sobre o modo de preparo do hambúrguer, o blend da carne e ainda ensinou como fazer um delicioso molho a base de cream cheese.
hambúrgueres artesanais - 01/mar/2018 16h03

Dia Online conversou com o chef baiano, Deco Sadigursky, fundador e proprietário da rede de hamburguerias The Black Beef, que inaugura sua primeira loja em Goiânia nessa sexta-feira (2/3).

Nessa conversa, Deco deu diversas dicas para quem costuma fazer hambúrguer em casa, a primeira delas é a mais importante, a escolha da carne.

De acordo com o chef, você tem que escolher um corte de carne específico e jamais misturar carnes. Deco opta sempre em utilizar o contra filé, que é a preferida dele. “O hambúrguer de contra file é o mais saboroso e o mais macio”, comenta.

Ele acrescenta ainda que não se deve temperar a carne com nenhum tipo de tempero, seja ele cebola, salsa ou coentro, deve-se utilizar apenas sal e pimenta do reino. “Dá mesma forma que você tempera a carne para churrasco, você irá temperar a carne do hambúrguer”.

Deco explica que deve-se bolear o hambúrguer, fazer o formato e em cima dele “jogar” sal e pimenta do reino, sempre à gosto.

Questionado sobre o melhor lugar para grelhar o hambúrguer, ele afirma que o ideal é fazer em uma churrasqueira. “Primeiro se tiver uma churrasqueira e se quiser um hambúrguer de sabor fundamental, a dica é essa. Se não tiver não tem problema, mas ele no fogo feito como churrasco tem outro sabor”, comentou o chef.

Em relação aos molhos, Sadigursky disse que não tem muito segredo, existe uma infinidade de molhos.

A dica do chef foi para o molho a base de Cream Cheese, que é feito da seguinte maneira;

  • 5 Colheres de sopa de Cream Cheese
  • 2 Colheres de sopa de Páprica
  • 1 Colher de sopa de Chipotle
  • 2 Colheres de sopa Salsinha
  • 2 Colheres de sopa Cebolinha
  • Sal à gosto

* Essa quantia de molho rende até 5 hambúrgueres.

Misture todos os ingredientes e acrescente creme de leite, misture um pouco mais e está pronto.

Por fim, Deco deu uma última dica a respeito do blend da carne. Ele costuma usar a proporção 70% e 30%, ou seja, 70% de carne e 30% de gordura.

Pode-se usar 70% de contra filé e os outros 30% podem ser completados com alguma outra gordura, um exemplo seria completar com gordura de picanha, isso daria outro sabor à carne.

Por: Jefferson Santos