23/fev/2018 09h02

HUGOL realiza captação de órgãos e dá esperança de vida para cinco pessoas

Família de uma paciente de 53 anos, internada no hospital, autorizou a doação dos rins, fígado e córneas.
alegria do recomeço - 23/fev/2018 09h02

A captação de órgãos e tecidos realizada nesta quinta-feira (22/2), no Hospital de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL), possibilitará um recomeço para até cinco outras pessoas.

Após o diagnóstico de morte encefálica ocasionada por um acidente vascular encefálico, a família da paciente de 53 anos, internada no hospital, autorizou a doação dos rins, fígado e córneas, que após captação foram destinados a pacientes na fila de transplantes de Goiás e São Paulo.

Essa foi a terceira captação de órgãos no HUGOL em fevereiro deste ano – nas outras duas foram captados um fígado, quatro rins e duas córneas.

Nos primeiros 30 meses de funcionamento do hospital, de julho de 2015 a dezembro de 2017, 207 órgãos e tecidos foram doados, em histórias que misturam a dor da perda para uma família e a alegria do recomeço para outras.

Dr. Hélio Ponciano Trevenzol, Diretor Geral do HUGOL, ressaltou o compromisso do hospital em salvar vidas por meio da parceria efetiva com a Central de Transplantes, que tem sido ampliada.

“Mesmo com equipamentos modernos, estrutura de grande porte e profissionais capacitados, alguns pacientes não conseguem se recuperar e fatalmente vão a óbito. É nessa hora que surge a segunda chance de salvar vidas: com a autorização das famílias dos pacientes desses casos irreversíveis, é possível captar órgãos e tecidos e transplantá-los em outras pessoas que esperam ansiosas por mais uma oportunidade de viver”, explica o médico.

Fonte: Assessoria de Imprensa