24/mar/2018

Porque Algumas Marcas Precisam de Rebranding

Com a difusão do marketing digital e em meio à onda do Inbound Marketing a presença das marcas estão sendo cada vez mais avaliadas pelos clientes, e nesse competitivo meio até uma identidade visual mal elaborada pode descreditar determinada organização perante seu público.

Branding significa: “trabalhar a personalidade e fixação da marca”.

Diferentemente do que muitos pensam não se trata de um método específico, mas sim de uma maneira de pensar, uma filosofia de trabalho que utiliza conceitos de design, marketing, administração, antropologia, psicologia, arquitetura e propaganda para operar com um universo de valores que representem sua empresa para consolidá-la perante seus clientes.

O trabalho de branding desenvolvido por algumas empresas muitas vezes não atende à proporção de crescimento da marca com o passar dos anos. Identidades visuais pobres de conceito e de referências aliadas a um design tradicional tendem a não se encaixarem nos padrões modernos do marketing atual. Diante de tais explanações, o trabalho de rebranding aparece como uma solução para adequar e reposicionar marcas, entregando a elas novas oportunidades de converter valor mercadológico em faturamento para as empresas.

Ao decidir alterar denominação, logotipo e demais elementos de identificação para criar uma nova identidade, o ideal é que não se cometam os mesmos “erros” da primeira vez, ou seja, a escolha do profissional para tal trabalho deve ser criteriosa, atentando para a parte conceitual do projeto aliada ao posicionamento dessa nova comunicação que será lançada. No contexto descrito, o mocinho pode se tornar vilão rapidamente se não forem tomados os devidos cuidados, por isso muitos empresários acabam investindo tempo e dinheiro para um resultado bonito, porém não eficaz.

“A marca é algo vivo. Precisa ser nutrida, atendida e disciplinada para que sobreviva e cresça.” Bart Crosby

Conhecer o público, o produto e as dificuldades atuais da organização em relação à comunicação empregada é o ponto chave para o sucesso do trabalho, algumas agências de propaganda estão se tornando especialistas em rebranding, por terem em mãos um mercado muito expansivo, porém que enfrenta, principalmente no Brasil, a falta de instrução dos tomadores de decisão sobre a importância disso para as empresas. Mas enfim, quando deve ser usado o trabalho de rebranding? Acredito que a resposta mais assertiva seja: No momento em que a marca perde seu valor, ou seja, quando deixa de ser lembrada ou facilmente detectada pelo público alvo e suas características visuais e de posicionamento.

Para as empresas fica a dica. Identificou problemas com sua marca? Acha que ela está ultrapassada e que pode se reinventar? Procure a equipe certa para um trabalho de rebranding e volte a trilhar os caminhos do sucesso.