12/mar/2018

Menos Likes e Mais Retorno Sobre Investimento

Nos dias atuais, a conexão de pessoas e organizações nas mídias sociais é algo comum e de interação diária. Ao passo que esse comportamento se instaurou, tornou-se rotina o trabalho das empresas nos meios digitais em busca de audiência para suas marcas.

Hoje chamo atenção para as métricas, que são os meios pelos quais medimos a eficiência desse trabalho. É comum observar a busca incessante por likes nas publicações e seguidores nas redes sociais, o que de fato é algo importante, porém muitos tomam isso como o único caminho no meio digital, o que pode acarretar em erros sucessivos e até mesmo o desperdício de verba de mídia, com conteúdos patrocinados que não trazem os resultados esperados.

Explorar o meio digital de forma inteligente é importante e pode te ajudar a alcançar seus objetivos de forma rápida, investindo bem menos que em mídias tradicionais. Porém devemos atentar para as métricas, ou seja, quais serão os indicadores de que atingimos o objetivo ao final da campanha?

Retorno Sobre Investimento

Ao criar estratégias inteligentes para o marketing digital, é necessário levar em consideração o retorno sobre investimento (ROI). Para cada real investido em marketing digital, quanto de retorno a campanha lhe trouxe? Como toda regra tem exceção, em casos de campanhas de “alcance”, com objetivos de divulgação em massa da marca, não necessariamente o ROI será positivo, uma vez que o retorno pode chegar mais a longo prazo.

Exceções à parte, ao término de cada campanha realizada essa pergunta deve ser respondida, para que assim, possa fazer os ajustes necessários e ser mais assertivo nas próximas ações.

Acompanhar o retorno sobre o investimento das campanhas vai te ajudar em questionamentos importantes:

  • De onde vem o maior lucro da empresa?
  • Quais os canais de comunicação mais eficientes?
  • O investimento em campanhas de marketing está dando o retorno esperado?
  • As vendas estão acontecendo de maneira eficiente?
  • Os clientes voltam a comprar da marca?

O ROI é apenas uma fonte de análise dos resultados, não podemos atribuir a essa métrica todas as responsabilidades, porém é um excelente caminho de estudo para aprimorar as ações no marketing digital.

Agora é hora de colocar em prática!

Não perca os nossos próximos conteúdos e fique bem informado sobre o marketing digital e tudo que rola no setor.