16/maio/2018 10h05

Chega em Goiânia aplicativo de aluguel de imóveis que dispensa fiador

Pelo aplicativo, o proprietário acompanha o agendamento de visitas e negocia online com os interessados.
QuintoAndar - 16/maio/2018 10h05

Depois de revolucionar a forma de alugar imóveis residenciais em São Paulo e no Rio de Janeiro, a startup QuintoAndar iniciou agora em maio suas atividades em Goiânia. O site e o aplicativo do QuintoAndar (para iOS e Android) estão abertos para pesquisa de imóveis para aluguel com as mesmas facilidades já disponíveis para paulistas e cariocas.

Considerada uma das empresas mais inovadoras do país, o QuintoAndar se propõe a resolver todo o processo de aluguel do início ao fim, de um jeito fácil e seguro.

A empresa elimina a necessidade de apresentação de fiador, seguro-fiança ou cheque-caução pelo inquilino ao mesmo tempo que oferece a segurança do recebimento em dia ao proprietário e a integridade do imóvel garantida em um valor de até R$ 50 mil ao final do contrato.

O aplicativo proporciona uma experiência prazerosa – e muito diferente daquela das imobiliárias tradicionais – tanto para quem busca como para quem oferece um imóvel para aluguel. Além de anúncios detalhados, com fotos de qualidade e em 360°, o inquilino faz tudo com um clique: agenda a visita ao imóvel, negocia online com o proprietário e assina um contrato eletrônico, sem necessidade de cartório.

Pelo aplicativo, o proprietário acompanha o agendamento de visitas e negocia online com os interessados e durante a vigência do contrato, recebe o valor do aluguel pontualmente, todo mês, independentemente de atrasos do inquilino.

A chegada a Goiânia é mais um importante avanço da empresa no mercado. Em São Paulo e no Rio de Janeiro, mais de 60 mil imóveis já passaram pelo QuintoAndar.

O início das atividades em Goiânia coincide com a estreia em Brasília e Belo Horizonte. Os planos da empresa são de chegar a um total de 10 cidades brasileiras em 2018.

DNA brasileiro

A ideia de simplificar a forma como são anunciados os imóveis, negociados os valores e fechados os contratos, surgiu a partir da experiência de dois jovens mineiros.

André Penha, que deixou Divinópolis para estudar Engenharia de Computação na Unicamp, amargou todo o processo lento e burocrático de procura e negociação quando precisou se instalar em Campinas (SP).

Como ele, Gabriel Braga, de Belo Horizonte, não se conformava com as infinitas idas e vindas, os trâmites de cartório e a complexidade do processo de aluguel.

Os dois se encontraram anos mais tarde cursando um MBA na universidade de Stanford, berço de inovação e empreendedorismo do Vale do Silício, nos Estados Unidos, onde nasceram empresas como Google, Instagram e SpaceX.

Tínhamos em mente o objetivo de criar uma empresa capaz de resolver um problema concreto das pessoas. E a forma de encontrar um imóvel no Brasil sempre chamou nossa atenção pelo nível de burocracia, a demora e a necessidade de apresentar garantias como fiador ou seguro-fiança, algo que nem sempre está ao alcance de alguém que precisa alugar“, afirma André.

As discussões evoluíram para projetos acadêmicos que destrincharam os problemas do setor imobiliário brasileiro e criaram soluções que despertaram o interesse de amigos, investidores e especialistas do setor.

Em 2012, o QuintoAndar foi criado para colocar em prática esta visão. Desde então, o aplicativo promove uma transformação radical na experiência e nos ganhos concretos para proprietários e inquilinos.

Ao incorporar novos serviços, o QuintoAndar avança na capacidade de resolver questões relevantes para o proprietário pois elimina completamente a preocupação com inadimplência e com danos ao imóvel. Ao mesmo tempo, facilitamos a vida dos inquilinos que, a partir da aprovação de cadastro, não precisam buscar fiador ou contratar seguro-fiança“, destaca Gabriel Braga, um dos fundadores do QuintoAndar.

Dia Online
Foto: Divulgação

Expansão nacional

Consolidado na Grande São Paulo e em crescimento acelerado no Rio de Janeiro, o QuintoAndar chegou em maio a Goiânia, Belo Horizonte e Brasília. As três cidades contarão com os mesmos serviços exclusivos já disponíveis nos mercados paulista e carioca.

Acreditamos muito no potencial de Goiânia. Com o volume expressivo de imóveis para aluguel que tem, os goianos podem se beneficiar da tecnologia e da simplicidade proporcionada pela nossa plataforma. Aluguel um imóvel em Goiânia vai ficar mais fácil para inquilinos e mais seguro para proprietários“, afirma André.

O plano de expansão nacional inclui ainda, para 2018, um total de 10 cidades, concentradas principalmente nas regiões Sul e Sudeste. A chegada a novos mercados coincide com o aprimoramento do app e dos serviços. Em fevereiro, o aplicativo passou a oferecer a Proteção QuintoAndar a todos os contratos fechados através da plataforma.

A proteção é composta de três serviços inéditos no mercado brasileiro: a garantia de recebimento do aluguel em dia; o recebimento de multas rescisórias, no caso de o inquilino encerrar o contrato antes do prazo estabelecido; e uma cobertura de até R$ 50 mil para despesas com reparos ou gastos não previstos.

Pacote completo de serviços

A Proteção QuintoAndar não gera nenhum custo adicional para os proprietários. Ao fechar o contrato pelo aplicativo, os donos de imóveis estão automaticamente protegidos contra os casos de inadimplência de aluguéis, danos identificados ao fim do contrato ou rescisão antecipada.

“Queremos que o QuintoAndar seja a única escolha racional para o proprietário e por isso precisamos resolver todas as suas inseguranças. Agora conseguimos, com a proteção do valor do patrimônio”, afirma André Penha.

Inovação

Considerado uma das startups mais inovadoras do país, vencedora do  prêmio de empresa mais inovadora da América Latina pela Latam Founders Awards em 2017, o QuintoAndar é resultado de uma visão que emprega a tecnologia para solucionar problemas concretos do mercado e da vida cotidiana de seus usuários.

É essa tecnologia que torna possível, por exemplo, alta precisão nas buscas pelo imóvel de características desejadas, pela faixa de valor adequada à capacidade financeira do potencial inquilino. Ao mesmo tempo, a análise de crédito dos interessados, com base em informações públicas de diferentes fontes, funciona como filtro para intermediar as negociações entre as partes interessadas.

Por sua capacidade de transformação do mercado e por sua incrível velocidade de crescimento, o QuintoAndar é listado entre as startups brasileiras candidatas a “unicórnio”, como são chamadas as empresas que atingem o patamar de valor de mercado de 1 bilhão de dólares.

O QuintoAndar hoje é um time de 300 pessoas, entre os quais engenheiros de software e profissionais de atendimento e analistas de mercado, com capacidade de detectar tendências e oportunidades relevantes para os proprietários e para o público que busca imóveis.

Dia Online
Foto: Divulgação
Fonte: Assessoria de Imprensa