24/abr/2018 18h04

Mais de 200 mil pessoas já foram imunizadas contra a gripe em Goiânia, diz prefeitura

Número, segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), equivale a 54% da população dos grupos de risco.
h1n1 - 24/abr/2018 18h04

A Prefeitura de Goiânia já imunizou cerca de 218 mil pessoas contra os vírus H1N1, H3N2 e uma variação do Influenza B. O número equivale a 54% da população dos grupos de risco. O balanço parcial da campanha de vacinação contra a gripe foi divulgado nesta terça-feira (24/4) pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

Nesta semana, a imunização é direcionada às gestantes, mulheres com até 45 dias após parto e crianças maiores de seis meses e menores de cinco anos. No primeiro momento, vacinas foram aplicadas em pessoas com idade igual ou superior a 60 anos, trabalhadores da saúde, doentes crônicos ou indivíduos com condições clínicas especiais.

Segundo a secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué, na semana que vem, entre os dias 30 de abril e 11 de maio, a campanha será voltada para os professores das redes pública e privada. O Dia de Mobilização Nacional (Dia D) para todos os grupos prioritários ocorrerá no dia 12 de maio.

“Temos 54 unidades de saúde preparadas para atender o público prioritário. A meta é imunizar 400 mil pessoas”, destacou, informando, em seguida, que a validade da vacina é de um ano.

De acordo com a superintendente de Vigilância em Saúde da SMS Goiânia, Flúvia Amorim, outra forma de impedir a mutiplicação dos vírus, além da imunização, é democratizar as informações sobre prevenção.

“A vacina é mais um mecanismo de proteção contra a gripe, que incluem ainda cuidados com a higiene, como lavar as mãos, cuidados ao tossir e utilização de lenços descartáveis e álcool em gel. Dessa forma, podemos nos proteger contra os diversos vírus respiratórios”, sublinhou.

Fonte: Prefeitura de Goiânia