14/abr/2018 07h04

Dia Mundial do Café: 10 curiosidades sobre o grão

Em 14 de abril comemora-se o dia mundial do famoso pretinho!
curiosidades - 14/abr/2018 07h04

Ao acordar, no meio da tarde ou depois das refeições. Não existe hora certa para tomar aquele cafezinho. Há quem ainda prefere o puro, com gostinho tradicional, seja feito na cafeteira ou no coador. Mas também existem aqueles que preferem inovar, na cor, no preparo e no gosto. O importante é ter café no meio!

No dia 14 de abril comemora-se o Dia Mundial do Café. Também pudera né, a bebida precisa mesmo ter um dia especial, já que tem adeptos no mundo inteiro.

Originário da Etiópia, o grão é rico em curiosidades. Confira algumas:

– O primeiro país a cultivar pés de café foi o Iêmen, no ano de 575. Nessa época, os grãos eram consumidos crus. Para conservá-los, eles eram guardados em potes com gordura animal.

– Foi no ano 1000 que a infusão do café foi descoberta, tornando-se uma bebida. Assim, era consumido com fins medicinais. A bebida como conhecemos hoje foi registrada no ano de 1480.

– A primeira cafeteria do mundo foi aberta em Constantinopla no ano de 1495 e se chamava Kiva Han.

– O governador de Meca, Khair Beg, foi condenado à morte porque tentou proibir o consumo de café.

– Até o século XVII apenas os árabes produziam cafés. Alemães, italianos, franceses e italianos tentaram produzir o grão de várias formas. Foram os holandeses os primeiros a conseguirem mudas da planta. Essas plantas estão guardadas até hoje no Jardim Botânico em Amsterdã.

– A primeira plantação de café no Brasil aconteceu em 1727 no Estado do Pará a partir de uma muda trazida da Guiana Francesa por Francisco de Melo Palheta. Dizem que ele foi à Guiana arbitrar uma disputa de fronteiras, teria seduzido a esposa do governador, que o presenteou com mudas e sementes de café.

– A diferença entre as variedades Arábica e Robusta está no DNA. Cafés de variedades arábicas possuem 44 cromossomos e os cafés de variedades robustas, 22 cromossomos.

– O Brasil se tornou o maior exportador de café em 1860, quando produziu 26 milhões de sacas.

– O primeiro “Rei do Café” conhecido no mundo era francês e ele era pai de ninguém menos que Santos Dumont.  Todos os experimentos que Santos Dumont fez com o 14Bis foram custeadas pela venda do café.

– Os maiores produtores de cafés no mundo são: Brasil, Vietnam, Colômbia e México. Cafés também são produzidos no Havaí, Costa Rica, Guatemala, Jamaica, Etiópia (onde as árvores de café são vegetação nativa), Quênia, Iêmen e Indonésia.

*Com informações do Aroma de Café – Luís Norberto Pascoal

Por: Thyélen Lorruama