08/fev/2018 09h02

Número de mortos por terremoto em Taiwan sobe para 10

Tremores secundários prejudicaram esforços de resgate do terremoto que atingiu Taiwan na noite de terça-feira (6/2).

tremores - 08/fev/2018 09h02

Dezenas de tremores secundários prejudicaram esforços de resgate em Taiwan nesta quinta-feira (8/2), quando equipes de emergência percorriam edifícios desmoronados em busca de sobreviventes de um terremoto intenso que matou ao menos 10 pessoas perto da popular cidade turística de e Hualien.

A litorânea Hualien foi atingida por um sismo de magnitude 6,4 pouco antes da meia-noite de terça-feira, que também feriu 265 pessoas. Quatro prédios desabaram, disseram autoridades, e cerca de 58 pessoas ainda estão desaparecidas.

Moradores aflitos suportaram mais de 200 tremores secundários, incluindo um terremoto de magnitude 5,7 no final da quarta-feira, e abalos menores no início desta quinta-feira (8/2). Tremores secundários com magnitude de ao menos 5,0 podem atingir a ilha ao longo da próxima quinzena, segundo o governo.

Uma testemunha da Reuters disse que pessoas correram para fora de um prédio residencial e que agentes de resgate examinaram pilhas de escombros depois que mais um tremor secundário forte sacudiu a cidade perto das 11h locais desta quinta-feira.

Sirenes foram acionadas para alertar as pessoas a saírem de seus edifícios, e também se ouviam cânticos de grupos budistas.

Inicialmente se temeu que até 150 pessoas tivessem desaparecido sob os destroços.

Acredita-se que muitos dos desaparecidos estejam presos em um prédio residencial de 12 andares inclinado a um ângulo de 45 graus. Inquilinos e seus móveis foram lançados através de seus apartamentos no prédio danificado. Mais de 600 soldados e 1.300 policiais foram mobilizados para ajudar os esforços de resgate.

Fonte: UOL