08/fev/2018 10h02

HGG realiza ação Saúde na Praça e oferece teste de sífilis de graça

O objetivo desta ação é conscientizar a população para uma folia mais segura.

carnaval - 08/fev/2018 10h02

A auxiliar de serviços gerais, Elizete Alves Sena Borges, 54 anos, faz tratamento para Lúpus e resolveu medir pressão e fazer o exame de sífilis na ação Saúde na Praça do Hospital Geral de Goiânia. “Nunca tinha feito o teste de sífilis e achei muito importante ter acesso de graça e vou trazer meus filhos para fazer”, revelou ela.

O resultado do teste sai em 5 minutos. “A sífilis começa com feridinha e bolhas pelo corpo. Pode aparecer e sumir por isso é importante se prevenir usando camisinha e fazer o teste, pois os casos aumentaram mais de 400% em Goiás”, orienta a gerente de Educação Continuada do Hospital, Fabrícia Cândida.

Sífilis

A sífilis é uma doença sexualmente transmissível, contagiosa, caracterizada por cancros ou lesões nas regiões genitais e que pode apresentar sintomas variáveis e graus de gravidade, conforme a exposição de cada indivíduo. É causada pela bactéria Treponema pallidum que tanto pode ficar latente no organismo -sem muitos sintomas- como também, nas pessoas reinfestadas, levar a quadros mais graves de adoecimento. De acordo com boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), de 2013 a 2016 constatou-se aumento de 453% de sífilis adquirida, 31% de sífilis em gestantes e 107% de sífilis congênita.

Ação Saúde na Praça 

A ação é aberta ao público e será realizada na Praça Abrão Rassi, até 12 horas. Além do teste rápido de Sífilis, estarão disponíveis para toda a população serviços de aferição de pressão, distribuição de preservativos, orientações com equipe multiprofissional sobre saúde sexual e cuidados com a alimentação. O objetivo é alertar a população com relação às doenças sexualmente transmissíveis (DSTs) e infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) e a importância da prevenção no Carnaval.

Por: Flavia Moreno