05/fev/2018 09h02

Prefeitura de Aparecida mobiliza população para Campanha de Carnaval

O tema deste ano é “Prevenção, folia e alegria, não importa a fantasia, use camisinha”.

conscientização - 05/fev/2018 09h02

A Secretaria de Saúde de Aparecida de Goiânia, por meio da Superintendência de Vigilância em Saúde/Programa de IST/AIDS e Hepatites Virais, realiza de hoje (5/2) até a próxima sexta-feira (9/2) a Campanha de Carnaval 2018.

O objetivo da ação é conscientizar a população sobre a importância da prevenção contra doenças sexualmente transmissíveis. O tema deste ano é “Prevenção, folia e alegria, não importa a fantasia, use camisinha”.

Durante a mobilização, a SMS realizará diversas atividades específicas conforme programação abaixo. Na semana passada, foram encaminhados às Unidades de Saúde e Equipes de Saúde da Família materiais educativos e preservativos para a realização de ações com a comunidade local. O foco é o atendimento da população jovem e adulta.

Segundo a Superintendente de Vigilância em Saúde, Suzana Negraes, a estratégia utilizada na Campanha de Carnaval e que deverá se estender por todo ano, será a “Prevenção Combinada” associando além do uso do preservativo, o incentivo ao diagnóstico e tratamento precoces.

No ano de 2017, foram notificados 182 casos novos de HIV/ AIDS, 314 casos novos de Hepatites B e C e 692 casos de Sífilis em Aparecida.

“É de grande importância que a população saiba das formas de prevenção das IST/HIV/AIDS e Hepatites Virais e participem da Campanha realizando os testes nos locais indicados. A população também pode comparecer às unidades de saúde que realizam os testes durante todo o ano, como o Centro Clínico e unidades básicas, por exemplo”, destaca Suzana Negraes.

Para a execução da Campanha foram confeccionados 8 mil folders educativos, serão entregues 36 mil preservativos masculinos, 4 mil unidades de gel lubrificante e 2,5 mil preservativos femininos.

Fonte: Assessoria de Imprensa