02/fev/2018 16h02

Internet é grande aliada na hora de escolher a melhor faculdade

Goiás conta atualmente com mais de 80 instituições de ensino superior.

melhores - 02/fev/2018 16h02

Instituições de ensino superior são avaliadas constantemente pelo MEC e resultados estão disponíveis na internet para quem quiser conferir. Pesquisa é fundamental para verificar quem realmente pode oferecer um ensino de qualidade e fazer a diferença no seu currículo. Faculdade Unida de Campinas (FacUnicamps) é hoje a melhor avaliada de Goiás.

Goiás conta atualmente com mais de 80 instituições de ensino superior. No Brasil, há dez anos, 784 mil pessoas conquistaram um diploma de graduação. Atualmente, são em torno de 1,2 milhão de diplomas novos todos os anos no País, segundo o censo da educação superior.

São dados que mostram o quanto a concorrência é grande e destacam a importância de escolher bem não só o curso, mas principalmente em qual faculdade se matricular para conseguir chegar ao mercado de trabalho com um diferencial. Mas dentre tantas opções de instituições de ensino superior, como saber quais delas têm melhor qualidade e quais evitar? Esta é uma pergunta relevante neste momento, em que está aberta a época de matrículas e se aproxima o período de inscrições para o Prouni (que vai de 6 a 9 de fevereiro).

Existem pelo menos dois indicadores que são fáceis de serem encontrados e que apontam esta classificação: o principal dele é o Índice Geral de Cursos (IGC), que é a nota que o Ministério da Educação (MEC) atribui aos cursos que são avaliados por meio de uma série de indicadores que aferem a qualidade do ensino.

Existe também o Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade), que avalia o conhecimento dos alunos durante o primeiro e último anos do curso. Embora visualizar esses resultados algo extremamente importante e também simples, a maioria das pessoas não faz esta pesquisa antes de buscar uma instituição de ensino superior.

Ranking

Em Goiás, a faculdade mais bem avaliada de Goiás nos últimos três anos no IGC é a Faculdade Unida de Campinas, que em 2017 conseguiu superar até a Universidade Federal de Goiás (UFG), ficando em primeiro lugar dentre todas as instituições de ensino superior do Estado, incluindo universidades, faculdades, e institutos.

O IGC da FacUnicamps no ano passado foi de 3,526, sendo que a UFG, segunda colocada, obteve pontuação 3,433. Ambas ficaram na faixa 4, numa escala de 1 a 5. É uma faixa considerada exemplar. Somente 6 instituições de ensino superior em Goiás conseguiram alcançar a faixa 4 do IGC no ano passado. Embora tenha sido divulgada em 2017, a avaliação é referente ao ano anterior.

No IGC, as instituições com nota 4 e 5 são consideradas excelentes e notas abaixo de 3 são insatisfatórias. Instituições que ficam abaixo de 3 não podem se expandir, ou seja, não podem construir novos campi, nem abrir cursos ou aumentar o número de vagas. Cursos autorizados podem sofrer redução de vagas ou ter processos seletivos suspensos, após vistoria de especialistas.

No último Enade, que avaliou cursos da área da saúde e agronomia, a FacUnicamps conseguiu ficar em 1º lugar na avaliação do curso de Farmácia (nota 3.478) entre as instituições particulares e em 2º no curso de Enfermagem. Ambos cursos também tiveram conceito 4 no Enade.

Mas esses dados não são para mostrar somente as melhores instituições. Servem, principalmente, para apontar aquelas que não obtém um desempenho satisfatório e que devem ser evitadas por quem pretende fazer um curso superior. Tanto é que algumas delas frequentemente têm seus vestibulares suspensos pelo MEC.

Se a  qualidade do ensino é determinante para o sucesso profissional, usar as ferramentas disponíveis na internet para conhecer o nível das instituições de ensino é algo fundamental para quem não quer jogar dinheiro fora.

O bom é que pesquisar essas informações é algo simples. Para conferir o IGC das faculdades goianas, basta pesquisar no site do Inep.

Fonte: Dia Online