19/jan/2018 12h01

Secretaria de Trânsito de Goiânia realiza campanha ‘Volta às Aulas’

O lançamento da ação será na próxima segunda-feira (22/1), às 6 horas.
trânsito seguro - 19/jan/2018 12h01

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Trânsito, Transportes e Mobilidade (SMT), inicia na próxima segunda-feira (22/1), às 6 horas, a campanha educativa “Volta às Aulas” em unidades educacionais da capital.

O objetivo da ação, de acordo com o titular pasta, Fernando Santana, é orientar pais, alunos e condutores de transporte escolar sobre um trânsito seguro para crianças e adolescentes.

Durante duas semanas, agentes de trânsito promoverão intervenções em vias, fiscalização em faixas de pedestres, orientação sobre temas como travessia segura, situações de embarque e desembarque de passageiros, uso do cinto de segurança e fila dupla.

“A campanha tem como finalidade a conscientização da comunidade escolar e sociedade sobre a importância da prudência ao deixar os filhos nas unidades educacionais ”, afirma Santana.

A diretoria de Educação para o Trânsito da SMT estará com equipes nos cruzamentos coibindo condutores que insistem em parar os veículos em lugares proibidos.

“Quem insistir no erro será autuado. Muitos sabem o que precisa ser feito, mas por má conduta ou teimosia tumultuam e colocam os filhos e terceiros em perigo”, destaca o gerente do departamento Horácio Ferreira.

A SMT, segundo Santana, realiza o trabalho de orientação nas escolas que recebem grande fluxo de veículos, mas caso o gestor precise de ajuda em sua unidade, deve ligar no departamento de Educação para o Trânsito, no telefone 3524-1220, e agendar uma visita.

“A ação ocorre pela manhã e na saída dos alunos, ao meio dia. Equipes estarão monitorando a região das escolas durante o intervalo de entrada e saída para retirar veículos estacionados em lugares indevidos”, destaca.

O secretário pede que os pais se programem para que o retorno do calendário estudantil ocorra em paz. “O problema não é causado pelo trânsito da via, mas por alguns motoristas que param em qualquer lugar. Orientamos que saiam de casa um pouco mais cedo para deixar a criança e, assim, seguir para os demais compromissos”, alerta Santana, que acrescenta que o correto é estacionar o carro em local adequado para depois deixar o aluno na porta da escola.

Santana disse ainda que dezenas de unidades serão atendidas em vários pontos da capital. As unidades foram monitoradas e catalogadas pela SMT no segundo semestre de 2017 para aferir o fluxo e, então, receber a campanha educativa.

Fonte: Prefeitura de Goiânia