05/jan/2018 10h01

Lava-Jato investiga patrocínio para filme sobre vida de Lula

O filme conta a história de Lula, do nascimento até a morte de sua mãe, quando tinha 35 anos e já era líder sindical.

investigações - 05/jan/2018 10h01

A Operação Lava Jato investiga o filme que conta a história do ex presidente Lula.

Intitulado “Lula, o filho do Brasil”, o filme conta a história do petista desde seu nascimento até a morte de sua mãe, quando tinha 35 anos e já era líder sindical.

A cinebiografia estreou em 1º de janeiro de 2010 e custou cerca de R$ 12 milhões. A Polícia Federal investiga o financiamento do longa a participação de personagens envolvidos no tema, em especial Antonio Palocci Filho, junto a Odebrecht e as empreiteiras OAS e Camargo Corrêa.

A PF juntou nas investigações emails do empresário e delator Marcelo Odebrecht. Os documentos tratavam do financiamento do filme e faziam referências ao apoio da empresa e a codinomes como “italiano”, atribuído ao ex-ministro Antonio Palocci, e “seminarista”, o qual, segundo os investigadores, seria o ex-ministro Gilberto Carvalho.

O cineasta Luiz Carlos Barreto nega qualquer interferência ou influência dos ex-ministros Antonio Palocci e de Gilberto Carvalho na arrecadação de recursos junto a Odebrecht ou qualquer outra empresa para o filme “Lula, o filho do Brasil”.

A defesa de Lula informou que não vai comentar o caso.

Com informações do Uol e O Globo

Por: Juliana Nogueira