28/dez/2017 07h12

Painel do Hemocentro informa estoque de sangue

A população pode conferir em tempo real pela internet os estoques de cada tipo sanguíneo, além de dados sobre perfil dos doadores.
doação - 28/dez/2017 07h12

Para informar a população e profissionais de saúde de como estão os estoques do Hemocentro de Goiás – Nion Albernaz (Hemogo) foi criado em 2017 o painel do Hemocentro no Conecta SUS.

As informações em tempo real apontam como estão os estoques do Hemocentro. Ele pode ser acessado pela internet e as pessoas podem conferir que tipo sanguíneo está em nível mais crítico. “Precisamos fidelizar doadores e a informação é estratégica nesse trabalho”, defende o diretor administrativo da unidade, Arione de Paula.

As informações apresentadas no painel são atualizadas automaticamente e periodicamente de 30 em 30 minutos. O internauta encontra as seguintes informações: estoque de bolsas por tipo de sangue dentro da validade; histórico de candidatos à doação; perfil quanto à frequência de doação no ano 2017; perfil quanto ao sexo no ano 2017 e perfil quanto à faixa etária no ano 2017.

O interessado deve entrar na home page, clicar na aba Indicadores de Saúde e em seguida no link Indicadores do Hemocentro (http://www.conectasus.go.gov.br/indicadores-de-saude/).

Carlos Augusto Tibiriçá, coordenador de TI do Conecta SUS, explica que o painel de indicadores do Hemocentro de Goiânia foi criado com informações captadas a partir do sistema Hemovida/DATASUS. “O objetivo é o de melhorar a gestão dos recursos hematológicos escassos e assim racionalizar o uso do estoque”, afirma Tibiriça.

Apoio da sociedade

O Hemocentro também realizou atividades e parcerias para chamar a atenção dos doadores. A frequência ideal de doação de sangue é de 90 dias para o homem, podendo realizar até 4 doações no ano e 120 dias para a mulher. O intervalo mínimo entre doações deve ser de dois meses para os homens e de três meses para as mulheres. O índice de doadores de sangue no Hemocentro de Goiás de Janeiro de 2017 até 21/11/2017 foi de 24.560 candidatos à doação de sangue e de 18.348 bolsas de sangue coletadas.

As 180 campanhas para incentivar as doações contaram com a participação e empresas, associações e até times de futebol. A TV Anhanguera promoveu duas campanhas este ano, em junho e em novembro. O time sub-20 do Vila Nova movimentou a sede do Hemocentro, no Setor Coimbra (Goiânia), quando os jogadores foram ao local doar sangue. Também foram realizadas atividades nos Shoppings Cerrado, Passeio das Águas, Flamboyant e Goiânia Shopping.

Para o diretor do Hemocentro Estadual de Goiás – Nion Albernaz, Mauro Silva, a iniciativa, que está na quarta edição é fundamental para ajudar a repor os estoques de sangue suprir os hospitais estaduais. “Infelizmente, na época de festas de final de ano, as demandas por sangue nas unidades aumentam muito devido aos acidentes e violência. Para tanto, é primordial que a comunidade faça sua parte e doe sangue. Uma bolsa, apenas, é capaz de salvar quatro vidas”, explicou.

Para doar sangue:

  • Estar em boas condições de saúde
  • Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização)
  • Pesar no mínimo 50 kg
  • Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
  • Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
  • Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial
Fonte: Goiás Agora