20/dez/2017 11h12

Especialista fala sobre liminar que proíbe dentistas de aplicarem botox com fins estéticos

Em Goiás, profissionais continuam aptos a realizarem os procedimentos.

Rio Grande do Norte - 20/dez/2017 11h12

A Justiça Federal no Rio Grande do Norte concedeu liminar para proibir a aplicação de botox e preenchedores faciais para fins estéticos por dentistas. A decisão, atende um pedido cautelar feito pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBPC) contra o Conselho Federal de Odontologia (CFO) e vale apenas para este estado.

A magistrada entendeu que a norma invade os limites legais da área de atuação dos médicos. A cirurgiã-dentista Rúbia Lorena Garcia, revela que a medida afeta apenas esta categoria e que atualmente farmacêuticos,  biomédicos e até fisioterapeutas fazem esses procedimentos. “Nós dentistas somos especialistas em face e pescoço e totalmente habilitados para lidar com tratamentos que envolvam essas partes do corpo”, revela ela, que aconselha sempre que os procedimentos sejam realizados por profissionais especialistas e capacitados, independente da formação.

Segundo Rúbia, o botox é indicado para prevenir e suavizar as rugas e linhas de expressão do rosto. Entre as linhas tratadas estão as rugas da testa, a glabela (espaço entre as sobrancelhas) e, os pés de galinha, rugas que se formam na região dos olhos. Para sulcos ao redor dos lábios, entre eles o famoso bigode chinês – linha que se forma entre o nariz e o canto da boca – o mais recomendado é o preenchimento facial, pois é uma região de bastante movimento e não é possível atuar na musculatura sob pena de deixar o rosto paralisado.

Saiba mais na entrevista:

Por: Flavia Moreno