13/dez/2017 11h12

Secretaria de Saúde de Goiânia faz campanha para coleta de remédios vencidos

Os remédios são descartados em lixo próprio e não no lixo comum.

recolhimento - 13/dez/2017 11h12

A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Assistência Farmacêutica e Vigilância Sanitária de Goiânia, realiza uma campanha para recolhimento de medicamentos vencidos e em desuso que a população tem em suas residências.

Intitulada “Para o meio ambiente o melhor remédio é preservar”, a campanha tem o objetivo de conscientizar a população sobre a importância de adotar um destino ambientalmente correto para os medicamentos vencidos, de forma a impedir a reutilização destes medicamentos e contribuir para a promoção do uso racional dos fármacos.

Em Goiânia, os lugares de coleta são os Cais (Centro Integrado de Assistência à Saúde), postos do Ciams (Centro Integrado de Assistência Médico-Sanitária), farmácias distritais, Ambulatório de Saúde Mental, Centro de Saúde da Família (CSF) Parque Santa Rita, Centro de Referência em Diagnóstico e Terapêutica e Centro de Referência em Atenção à Saúde da Pessoa Idosa (Craspi).

Nesses locais de recolhimento, os remédios são descartados em lixo próprio e não no lixo comum.

Uma vez recolhidos, os medicamentos são encaminhados para um departamento da Vigilância Sanitária da SMS.

Lá, uma empresa de incineração é responsável por pegá-los e dar o fim adequado a essas substâncias. Com a incineração, o volume total recolhido pode ser reduzido pela metade, poluindo menos o meio ambiente.

Fonte: Prefeitura de Goiânia