05/dez/2017 14h12

Lula afirma que vai ganhar as eleições de 2018

O petista disse, “Não fiquem com essa bobagem de que o Lula não vai ser candidato”.

eleição 2018 - 05/dez/2017 14h12

O ex-presidente Luiz Inácio da Silva passou por Vitória (ES) e durante seu discurso, tentou minimizar a ameaça de ser barrado pela Justiça e não concorrer à Presidência, nas eleiçōes de 2018. “Não fiquem com essa bobagem de que o Lula não vai ser candidato. Vou ser candidato e vou ganhar as eleições”, afirmou o petista.

Nesta ultima sexta-feira (1/12), o juiz relator da Lava Jato João Pedro Gebran Neto, na segunda instância, concluiu seu voto no julgamento que pode tornar o ex-presidente inelegível. E o processo foi encaminhado para o revisor, o juiz Leandro Paulsen.

Após o voto de Paulsen, o processo irá para o terceiro membro da corte, o juiz Victor Laus e, só após seu voto, o julgamento será marcado.

Lula faz uma caravana pelo Brasil e desembarca no estado do Rio de Janeiro, nesta quarta-feira (6/12), tendo como primeiro destino a cidade de Campos dos Goytacazes.

O ex-presidente vai visitar o Polo Avançado do Instituto Federal Fluminense, fruto dos programas de interiorização e expansão dos campus universitários e institutos federais.

Depois, seguirá para Maricá, e participará de um ato na praça da Igreja da Matriz.

Entenda 

Lula foi condenado pelo juiz Sergio Moro, em julho deste ano, a 9 anos e 6 meses de prisão pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, devido ao caso do triplex no Guarujá (SP). O petista não foi preso e só poderá cumprir pena caso o Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) ratifique a decisão.

Lula, no entanto, ignorou o trâmite do processo no TRF-4 e chegou a apontar os rumos de um eventual terceiro mandato. “Em 2002, eu precisei dizer que era ‘Lulinha paz e amor’ para ganhar a eleição. Escrevi uma Carta ao Povo Brasileiro para ganhar a eleição. Quero dizer que continuo ‘Lulinha paz e amor’. Quero voltar sendo ‘Lulinha paz e amor'”, afirmou.

Por: Vanessa Cortes