12/out/2017 11h10

SUS vai distribuir novo tipo de insulina para crianças a partir de 2018

A prioridade é distribuir o produto para crianças e adolescentes, mas a previsão é de que também seja usado por adultos.

saúde - 12/out/2017 11h10

O Sistema Único de Saúde (SUS) irá distribuir a partir do próximo ano insulina análoga para crianças com diabete tipo 1. A expectativa é de que 100 mil crianças passem a usar o medicamento que pode reduzir o risco de complicações da doença. A informação é do Uol.

A insulina análoga, que hoje é obtida por meio de decisão da Justiça, é preparada a partir da biotecnologia e tem ação imediata. O novo medicamento tem uma aplicação mais fácil. Ao invés de seringas, é usada uma caneta, que permite o reúso.

O valor investido é de R$ 135 milhões anuais e prevê doses suficientes para atender 250 mil pessoas, por um ano. A prioridade são crianças e adolescentes, mas a previsão é de que o produto seja usado também por adultos.

Além do novo medicamento, a previsão é de que no próximo ano o Ministério da Saúde passe a comprar canetas para aplicação de insulina regular. A previsão é de que a licitação seja feita no primeiro trimestre e a entrega, no segundo semestre.

Por: Dinake Núbia