07/jul/2017 16h07

Novo golpe no WhatsApp, que promete cafeteira, pode roubar dados do celular

As informações roubadas do usuário vão desde contatos até senhas de cartões de crédito e dados bancários.

internet - 07/jul/2017 16h07

O mais novo golpe no WhatsApp promete dar uma daquelas máquinas de café expresso, que as pessoas sonham tanto em ter. Mas na verdade o link enviado por WhatsApp serve apenas para roubar informações do usuário, que vão desde contatos até senhas de cartões de crédito e dados bancários.

O link redireciona o usuário para uma página que a vítima deve responder algumas perguntas e compartilhar o link da promoção para seus contatos, na intenção do golpe atingir um número maior ainda de vítimas.

A empresa que supostamente daria as cafeteiras se manifestou, através de suas redes sociais, no início da tarde desta sexta-feira (7/7), dizendo que “não está realizando nenhuma ação promocional via WhatsApp”.

A Nespresso Brasil informa que a suposta promoção “Teste e ganhe uma máquina Nespresso” é falsa.A Nespresso Brasil…

Publicado por Nespresso em Sexta, 7 de julho de 2017

Segundo especialistas em tecnologia, além de roubar os dados dos usuários, o golpe do falso vale-presente também gera uma cobrança adicional na conta de telefone. Isso porque as páginas em que a mensagem pede para que as vítimas se cadastrem são, na verdade, de serviços pagos.

Assim o golpista ganha “uma comissão ao encaminhar estes usuários para o site”, pois o cadastramento é pago e muitos só percebem que caíram no golpe no fim do mês, quando chega a conta de telefone.

Especialistas dizem que é vital as pessoas não repassarem essas mensagens, não clicar em links suspeitos e também não instalar nenhum aplicativo que não seja baixado pelos sites oficiais: a Play Store, para quem tem telefones com o sistema Android, ou iTunes, para quem tem sistema operacional iOS.

É importante também não acreditar em promoções muito vantajosas e que a orientação é que todos tenham sempre um antivírus instalado no aparelho.

Por: Gabriel Lima