28/jun/2017 16h06

Smartphone supera computador para acesso de notícias no Brasil, mostra pesquisa

O uso de redes sociais para notícias está diminuindo em alguns países devido à crescente popularidade de aplicativos.

Tecnologia - 28/jun/2017 16h06

Os smartphones ultrapassaram os computadores como o principal dispositivo usado para acessar notícias no Brasil pela primeira vez esse ano, de acordo com um relatório sobre notícias digitais do Reuters Institute for the Study of Journalism da Universidade de Oxford, na Inglaterra, nesta quarta-feira (28/6).

A pesquisa internacional, feita com mais de 70 mil pessoas em 36 mercados, indicou que o uso de dispositivos móveis para ler notícias nas regiões urbanas no Brasil chegou a 65%, superando a participação de computadores, que aparece com 62%. Em todo o mundo, 56% dos entrevistados citaram ter usado o smartphone na semana anterior para ler notícias, enquanto a taxa foi de 58% para os computadores.

O Chile é um dos países de destaque no uso do celular para a leitura de notícias: foi mencionado por 74% dos pesquisados, enquanto a taxa do computador ficou em 51%. O uso do smartphone também se destaca no México, com 70%, enquanto o computador aparece em 45% das respostas.

Aplicativo

Segundo o levantamento, o crescimento do uso de redes sociais para notícias está diminuindo em alguns países devido à crescente popularidade de aplicativos que não filtram seu conteúdo por meio de algoritmos.

Além do site, o Portal Dia Online também disponibiliza seu conteúdo de qualidade através do aplicativo para dispositivos móveis que está disponível nos sistemas IOS e Android.

  

O Dia Online pode ser acessado pelo celular, tablet ou smartwatch. Com o nosso aplicativo é possível receber notificações das principais notícias em tempo real e ficar por dentro de tudo.

Confiança

No que se refere à confiança nos meios de comunicação, o Brasil é o segundo país do ranking, com 60% dos entrevistados dizendo que confiam na mídia em geral. A Finlândia figura em primeiro lugar com 62%, enquanto nos Estados Unidos a confiança nos meios de comunicação se situa em 38%.

A pesquisa indicou ainda que a percentual de pessoas que acreditam que a mídia é livre de influência política no Brasil caiu de 36% para 30% na comparação anual.

Por: Gabriel Lima